O que é uma sociedade justa? Um experimento


Em 1971 John Rawls publicou um livro chamado Uma Teoria da Justiça, no qual apresentava uma forma uma forma interessante de pensar sobre o problema “o que é uma distribuição de riqueza justa?” Uma de suas ideias envolvia um experimento mental, que chamava de posição original, na qual pessoas deveriam escolher critérios para a distribuição de renda.

Como muitas vezes somos influenciados por nossos interesses ao  refletir sobre questões sociais, Rawls desenvolveu uma forma de neutralizar esses interesses de modo a garantir uma resposta imparcial ao problema da justiça. Seu experimento mental envolve escolher um princípio de distribuição de riqueza por trás de um véu de ignorância, sem conhecer nossa condição econômica.

Rawls dizia que se as pessoas pensassem sobre distribuição de riqueza nessas condições em que propõe, escolheriam uma sociedade com uma desigualdade moderada.

Dan Ariely fez uma pesquisa com várias pessoas e o resultado mostra que em geral pensamos como Rawls previa e, o que é mais surpreendente, independente da ideologia política, formação acadêmica e outras características. O vídeo acima mostra esses resultados. Vale a pena conferir.

 

  • Essa página foi útil?
  • Sim   Não

Deixe seu comentário