Antimanual de filosofia, Michel Onfray (livro didático de filosofia)

1731697

Michel Onfray é um filósofo contemporâneo (nasceu em 1959) com um vasto trabalho. Entre seus livros encontramos títulos como Contra história da filosofia, Tratado de Ateologia, A potência do existir, A sabedoria trágica: sobre o bom uso de Nietzsche e, entre muitos outros, esse Antimanual de Filosofia. Trata-se de um livro didático de filosofia com uma temática e metodologia bem diferentes daquelas que encontramos nos manuais brasileiros de filosofia.

O livro está dividido em cinco temas: a natureza, a arte, a técnica, a liberdade e o direito. E em cada um desses temas algumas questões são debatidas a partir das ideias de grandes pensadores. Questões bastante provocativas, aliás. Alguns exemplos de questões abordadas são: por que sua escola está construída como uma prisão? Em que momento um vaso sanitário pode se converter em uma obra de arte? Por que você não se masturba no pátio do colégio?

O livro conta com alguns textos de Onfray e, no mais, recortes de textos de filósofos. Muitos filósofos. Desde os mais frequentadores de manuais: Platão, Aristóteles, Hume, Kant. Até figuras secundárias na história mais tradicional da filosofia: Peter Sloterdijk, Voltaire, André Gorz etc.

Caso tenha interesse em conhecer o livro, há uma versão em espanhol disponível na web para download ou para ler online.

Clique aqui para acessar o site que hospeda o livro. 

 

 

  • Essa página foi útil?
  • Sim   Não

Deixe seu comentário