Pesquisa orientada sobre melhoramento genético | Filosofia na Escola

Pesquisa orientada sobre melhoramento genético

Introdução

Muitas coisas que pareciam impossíveis no passado se tornaram reais graças a uma combinação de ciência e tecnologia. O que o futuro nos reserva?

Muitas pessoas e cientista acreditam que num futuro próximo será possível criar algo que já é feito com seres humanos e animais: seres humanos melhorados geneticamente.

Deixando de lado a questão técnica por trás dessas pesquisas, podemos perguntar: isso é correto? Podemos alterar geneticamente seres humanos?

Essa pesquisa irá te conduzir por algumas ideias e questões que serão úteis para que reflita cuidadosamente sobre o tema e a partir disso tenha uma opinião bem fundamentada.

Siga para as tarefas para mais informações sobre o que deverá fazer.

Tarefas

Para concluir a pesquisa, faça as seguintes tarefas:

  1. Escreva uma dissertação sobre a questão central dessa pesquisa.
  2. Faça uma apresentação de 5 minutos para os colegas de turma sobre a pesquisa que realizou, abordando os temas principais.

Processo

Os textos abaixos apresentam diferentes perspectivas sobre o melhoramento genético. Leia e discuta cada um deles com seus colegas. Também é importante fazer algumas anotações para a partir disso elaborar sua apresentação e dissertação.

  1. Leia o texto O que é melhoramento genético?
  2. Veja o vídeo A engenharia genética irá mudar tudo para sempre
  3. Leia o texto Melhoramento genético – argumentos a favor e contra
  4. Leia o texto Uma abordagem moderada para o melhoramento genético
  5. Leia o texto Será moralmente permissível tornar os bebês mais inteligentes?

Depois de explorar essa material de pesquisa, é importante que você seja capaz de responder algumas questões, como: 1) O que é melhoramento genético e qual a diferença entre melhoramento e tratamento 2) É possível ele ser usado em seres humanos? 3) Que argumentos são usados por aqueles que defendem que o melhoramento genético não é errado moralmente? 4) Que argumentos são usados por aqueles que defendem que o melhoramento genético é algo moralmente errado?

Avaliação

Para concluir essa pesquisa, você deverá apresentar para os colegas os pontos principais da sua pesquisa e escrever uma dissertação. Nesses trabalhos, siga as orientações abaixo:

Apresentação

Na sua apresentação, você deve: 1) explicar o que é o melhoramento genético e a diferença entre melhoramento e tratamento; 2) apresentar pelo menos dois argumentos a favor e contra o melhoramento genético; 3) apresentar seu ponto de vista sobre a questão pesquisada, seguido de argumentos consitentes; 4) responder a alguns questionamentos dos colegas.

Sua apresentação será avaliada de acordo com os seguintes critérios: 1) atendeu às quatro exigências acima; 2) apresentou os argumentos a favor e contra de forma clara, completa e imparcial; 3) soube usar argumentos para defender uma perspectiva pessoal e responder à críticas.

Dissertação

Sua dissertação, deve: 1) explicar o que é o melhoramento genético e a diferença entre melhoramento e tratamento; 2) apresentar pelo menos dois argumentos a favor e contra o melhoramento genético; 3) apresentar seu ponto de vista sobre a questão pesquisada.

A correção de sua dissertação levará em conta os seguintes critérios: 1) atendeu às exigências acima; 2) apresentou os argumentos a favor e contra de forma clara, completa e imparcial; soube usar argumentos para defender uma perspectiva pessoal sobre a questão da pesquisa.

Conclusão

Parabéns por ter chegado até aqui. Agora você conhece um pouco do debate existente na filosofia sobre o melhoramento genético. Esperamos que essa pesquisa e a discussão com os colegas tenha contribuído para sua reflexão sobre esse tema.

Esse é um bom começo de pesquisa, porém ela não precisa parar por aqui. Caso deseje continuar, os links abaixo serão úteis.

Livros