Como usar o Google Sala de Aula

Como usar o Google Sala de Aula

Se você é estudante, saiba entrar em uma turma, enviar trabalhos e ver suas notas. Se você é professor, saiba como criar turmas, criar avaliação com correção automática, compartilhar material de pesquisa, criar tarefas, corrigir e devolver trabalhos e muito mais.

O Google Sala de Aula é um site e aplicativo do Google criado para gerenciar turmas online. Ele pode ser usado para ensino EAD ou como complemento para aulas presenciais. Nesse último caso, pode enriquecer a experiência de aprendizagem dos estudantes, facilitar e qualificar o trabalho do professor. 

Nele você, como professor, poderá postar materiais de pesquisa para a turma, postar recados, criar avaliações com correção automática ou tarefas para receber trabalhos nos mais diferentes formatos (áudio, vídeo, texto), divulgar notas e muito mais. 

Nessa página disponibilizamos uma série de vídeos breves explicando em detalhe tudo o que é possível ser feito através do Google Sala de Aula.

Se quiser interagir como estudante em uma turma no Google Sala de Aula, use esse código 2bju7g7 (veja no primeiro vídeo logo abaixo como usar o código para ingressar).

Tutoriais para estudantes

  1. Como entrar no Google Sala de Aula usando o código da turma. Veja como você pode entrar em uma turma no Google Sala de Aula usando o código disponibilizado por seu professor. 
  2. Como enviar trabalhos pelo Google Sala de Aula. Veja como você, estudante, pode fazer para enviar seus trabalhos (textos, áudio, vídeo) pelo Google Sala de Aula para seu professor da maneira mais apropriada.
  3. Como ver notas de trabalhos no Google Sala de Aula. Veja como você pode ver as notas de seus trabalhos no Google Sala de Aula depois que seu professor devolver. Verificar os critérios de avaliação, nota e comentários.
  4. Como saber quais atividades já concluí e quais ainda não fiz. Veja como identificar quais atividades você ainda não concluiu em todas as turmas das quais você faz parte.
  5. Como formatar textos de adequadamente com o Google Documentos.

Tutoriais para professores

Gerenciamento de turma

Atividades

Avaliação e feedback

  • Como criar uma avaliação com correção automática no Google Sala de Aula. Veja como criar provas/avaliações com questões objetivas corrigidas automaticamente. Também aprenda como criar questões dissertativas com feedback e como corrigir de devolver as avaliações para os estudantes. 
  • Como corrigir e avaliar textos de estudantes. O Google Sala de Aula facilita a tarefa de atribuição de nota e correção de textos. Veja como fazer rapidamente correções em texto e dar um feedback que seja útil para o estudante saber o que seu trabalho tem de satisfatório e o que ele não atingiu.
  • Como criar rubricas de avaliação. Rubricas de avaliação são ferramentas que poupam tempo do professor, garante um feedback efetivo e promovem a aprendizagem dos estudantes. Tudo isso é mais verdadeiro ainda quando você usa uma ferramenta como o Google Sala de Aula. Veja como criar de forma simples rubricas de avaliação usando esse recurso do Google e qualificar a aprendizagem dos estudantes.

📧 Vamos manter contato?

Receba periodicamente em seu email uma lista com os últimos artigos publicados. Não se preocupe, não enviamos emails comerciais.