Sexualidade e gênero

Materiais para pesquisa

Propostas de tarefas

  1.  Em que aspectos a experiência grega da “homossexualidade” diferia do que pensamos hoje como homossexualidade?
  2. Nossa sociedade tolera a homossexualidade, em certa medida. Já em relação aos gregos, diz Foucault em seu texto, não é muito apropriado falar em tolerância. Em que diferia a “tolerância” grega da nossa?
  3. O que Simone de Beauvoir queria dizer ao falar que não “não se nasce mulher, torna-se mulher”? Explique usando evidências do texto.
  4. Qual a diferença entre dizer que gênero é uma diferença natural entre homens e mulheres e que este é performativo?
  5. Judith Butler afirma que “dizer que um gênero é performativo é dizer que ninguém pertence a um gênero desde sempre”. Como passamos a pertencer a um gênero? Há liberdade para escolha?

As questões abaixo serão discutidas em aula em um seminário. Procure se preparar previamente para isso fazendo algumas anotações.

  1. Por que meninos deveriam brincar de boneca?
  2. O que o autor está pressupondo ao fazer essa afirmação?
  3. Seu pressuposto está correto? Quais evidências o texto acrescenta para sustentar esse pressuposto?
  4. Qual a relação entre brincadeiras de criança e os indicadores de divisão de trabalho doméstico apresentados no texto?
  5. Deveríamos nos preocupar mais, ao educar as crianças, com as brincadeiras que incentivamos para termos uma sociedade mais igualitária?
  6. Em que medida há liberdade para se tornar mulher ou homem? Em que medida somos produzidos socialmente? Qual o preço de eventuais desvios da norma?
  7. De que formas somos “policiados” para nos mantermos dentro dos padrões de gênero? Qual o papel do bullying nesse processo?

1. Mãe só há uma, sexualidade e gênero

O comportamento de Pierre ao se vestir de mulher (em parte) e ficar com homens (em parte) e duas mulheres ao mesmo tempo é natural?

Escreva uma dissertação sobre o filme Mãe só há uma defendendo uma opinião em relação à essa questão. Ao argumentar, use como referência os filósofos discutidos nas aulas e outros que julgar pertinentes.

2. Brincadeiras de criança

Deveríamos nos preocupar mais com as brincadeiras das crianças a fim de termos uma sociedade mais igualitária?

Escreva uma dissertação defendendo uma resposta para essa questão. Ao argumentar, use como referência os filósofos discutidos nas aulas e outros que julgar pertinentes.

3. Homossexualidade ontem e hoje

Em que aspectos a nossa experiência da homossexualidade difere da experiência grega antiga? Em que aspectos se assemelha?

Escreva um texto fazendo uma comparação entre a forma que os gregos viviam a homossexualidade e a forma como nossa sociedade a vive. Use, para construir sua argumentação, citações, relatos históricos, mitos como evidências

4. Diógenes e o Facebook

Diógenes (412-323 a.c.) foi um filósofo grego que costumava usar o espaço público como forma de difundir suas ideias sobre como viver para ter uma vida boa. Se ele fosse vivo hoje, teria um canal no Facebook para divulgar suas ideias? Qual seria o conteúdo de suas postagens?

Escreva uma dissertação refletindo sobre essa questão. Argumente em defesa de seu ponto de vista a partir das ideias de Diógenes.

5. Cura gay

A terapia da reversão da orientação sexual

Toggle 4 Content Goes Here.

Saber mais

A vida sexual de Catherine M., de Catherine Millet

A outra vida de Catherine M., de Catherine Millet

A história da sexualidade (em três volumes), de Michel Foucault

Corpo e sociedade – o homem, a mulher e a renúncia sexual no início do cristianismo, de Peter Brown

Kinsey – vamos falar sobre sexo

Hoje eu não quero voltar sozinho

A pele que habito

Jornada da alma

As sessões

Mãe só há uma

  • Esse artigo foi útil para você?
  • Sim   Não