Violência

1. Introdução

O que faz com que pessoas acabem cometendo crimes violentos? De que forma a sociedade e o Estado podem agir para reduzir a violência?

Imagine que você faz parte do governo de uma sociedade imaginária chamada Utopia e tem que pensar soluções para esse problema. O que você faria? Que políticas adotaria?

2. Tarefas

Você faz parte da equipe de governo de uma sociedade imaginária e deve pensar algumas políticas públicas que, a longo prazo, reduzam a situação de violência que preocupa a população.

Então, junto com alguns colegas de trabalho, você deverá pesquisar sobre esse problema e propor soluções para essa situação. Essa propsta será debatida num juri simulado e a proposta vencedora será adotada pelo governo.

Além de participar do juri simulado, você terá que concluir mais duas tarefas:

  1. Participar de um seminário socrático.
  2. Individualmente, escrever uma dissertação sobre a violência no Brasil.

3. Processo

Passo 1

Há uma longa refexão na filósofia sobre a maldade humana. Os filósofos abaixo são dois exemplos. Thomas Hobbes (1588-1678) e Thomas Morus (1478-1535).

Questões

  1. Que tipo de violência presente na sociedade contemporânea está relacionada à violência da Inglaterra de Thomas Morus?
  2. O que Morus iria sugerir para reduzir a violência da sociedade contemporânea?
  3. Por que prevalece a violência no estado de natureza hobbesiano? Que tipo de violência existente na socidade contemporânea tem a mesma origem da violência do estado de natureza?
  4. O Hobbes iria sugerir para reduzir a violência?

Passo 2

Os texto abaixo são relatos de algumas experiências bem sucedidas de combate a violência adotadas em diferentes lugares. Divida os textos com seus colegas de grupo e em seguida compartilhe com eles o que leu.

Ao ler seu texto, faça anotações sobre os seguintes aspectos e compartilhe com seus colegas de grupo:

  1. Como foi realizada a experiência bem sucedida relatada em seu texto?
  2. Qual a principal tese defendida no texto que leu?
  3. Que pesquisas ou dados são relatados como evidências de que a experiência foi bem sucedida?
  4. Em que medida essas pesquisas apoiam ou contradizem o opinião inicial do grupo sobre o que fazer para reduzir a violência.

Passo 3

Veja o vídeo abaixo

Questões

  1. Ao final do vídeo, o autor afirma que a estratégia apresentada implica afastar a moralidade e adotar a ciência para orientar nas soluções para o problema da violência. O que ele quer dizer com isso?

Passo 4

O texto abaixo contém informações sobre medidas populares entre os brasileiros para combater a violência. Leia os textos abaixo e faça algumas anotações.

Passo 5

O seminário socrático é uma roda de discussão na qual se discutem questões pré definidas a partir de um material estudado previamente.

Lista de questões do seminário

  1. Cite alguns exemplos de políticas públicas para a violência bem sucedidas.
  2. Considerando as pequisas anteriores, como você avalia as soluções mais populares (redução da maioridade penal, penas mais duras, mais presídios, policiais na rua etc.) para problemas de violência no Brasil?
  3. O que leva os governos a darem preferências a políticas repressivas ao invés de preventivas? E por que a mídia tende a dar mais atenção à medidas repressivas?
  4. Gary Slutkin sugere que usamos muito a moralidade ao pensar políticas públicas para a violência. Pode ser essa uma das razões da popularidade de políticas repressivas?
  5. Qual a importância da informação sobre problemas políticos e pesquisas sobre soluções em um país democrático?
  6. Quem estava mais certo? Thomas Morus ou Thomas Hobbes? O que aprendemos de importante sobre a violência e como lidar com ela com esses dois pensadores?

4. Avaliação

Orientações para dissertação

Escreva uma dissertação sobre o tema da violência seguinte o formato de dissertação cobrado no ENEM. Use o material estudado nas aulas como referência e lembre de concluir seu texto com uma proposta de intervenção.

Sua dissertação será avaliada de acordo com os seguintes critérios:

Avaliação da participação no seminário

A participação no seminário será avaliada de acordo com os critérios abaixo:

Avaliação das aulas

Por fim, não deixe de avaliar as aulas. Use o formulários abaixo para fazer isso.

 

Saber mais

Global Pace Index

Site com dados estatísticos e mapas comparativos de indicadores de violência em vários países do mundo.

 

  • Esse artigo foi útil para você?
  • Sim   Não