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Ensinar Filosofia

Recursos para ensinar filosofia no ensino médio: planos de aula, atividades, materiais didáticos, metodologias e instrumentos tecnológicos para aulas.

7 planos de aula de filosofia para o 1° ano do ensino médio

Essa página apresenta uma coleção de planos de aula de filosofia para o primeiro ano do ensino médio. Ela oferece um conjunto de 7 unidades didáticas, todas alinhadas ao que propõe a BNCC, abrangendo cerca de 50 períodos de aula. Essas aula focam em dois aspectos principais: Quanto à metodologia adotada nesses planos de aula […]

Filosofia no ENEM: o que mais cai na prova?

A presença da filosofia no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) reflete a importância deste campo do saber para a formação crítica e reflexiva dos estudantes brasileiros. Desde a reintrodução da filosofia como disciplina obrigatória no ensino médio, em 2008, o ENEM tem dado crescente destaque a esta área, consolidando-a como um componente vital das […]

Plano de aula sobre o debate entre Platão e os sofistas

O plano de aula proposto se concentra no debate entre os Sofistas e Platão. Os Sofistas, professores itinerantes de retórica e filosofia, defendiam o relativismo ético, propondo que a verdade e a moralidade são relativas a cada indivíduo e cultura, mudando conforme as convenções sociais. Platão, por sua vez, acreditava firmemente na existência de verdades e valores universais, defendendo que a moralidade e a verdade são absolutas e podem ser descobertas através da razão e do pensamento filosófico.

Os objetivos centrais do plano são proporcionar aos alunos uma compreensão do cenário intelectual e político grego, permitindo-lhes distinguir entre a teoria das ideias de Platão e o relativismo dos Sofistas e o contexto em que esse debate se deu. Além disso, busca desenvolver a capacidade dos estudantes de construir e apresentar argumentos, aplicando conceitos filosóficos em novas situações e incentivá-los a analisar criticamente textos, refletir sobre suas perspectivas pessoais e colaborar em discussões.

A metodologia adotada para alcançar esses objetivos é diversificada. Inclui leituras, discussões, atividades em grupo e até mesmo jogos de tabuleiro. Por exemplo, na Aula 1, os alunos são apresentados à teoria das ideias de Platão, com uma leitura coletiva seguida de uma atividade em grupo com base na representação do mito da caverna de Platão. A Aula 2 introduz os estudantes ao relativismo moral dos Sofistas através de leituras e um jogo de tabuleiro. A Aula 3, por sua vez, desafia os alunos a elaborar argumentos a partir de perspectivas universalistas e relativistas, usando o tema da eutanásia como pano de fundo para o debate. Em cada aula, são empregadas estratégias de avaliação específicas para garantir que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados e monitorar o progresso dos estudantes.

Plano de aula sobre a história da filosofia para a criação de um jogo de cartas chamado “qual filósofo eu seria?”

A ideia desse plano de aula é explorar com os estudantes os quatro grandes momentos da história da filosofia (antiga, medieval, moderna e contemporânea) produzindo com as turmas um jogo de cartas chamado “Qual filósofo eu seria?”. Ao longo do processo, os estudantes serão apresentados a essas grandes divisões da história do pensamento e irão explorar, em grupos, questões filosóficas e como elas foram abordadas nesses diferentes contextos.

Resumo do plano de aula:

  • Introdução: apresentação da proposta das aulas, com um panorama do que será feito.
  • Momentos da filosofia: apresentação de uma linha do tempo da história da filosofia e seus temas centrais.
  • Pesquisa: os estudantes em grupos irão explorar diferentes ideias sobre uma questão filosófica que escolherem e produzir algumas cartas para o jogo “Qual filósofo eu seria?”.
  • Compartilhamento de conhecimentos: os estudantes irão jogar e assim conhecer o trabalho produzido por todos os colegas.

Ao longo desse processo, várias estratégias de aprendizagem serão utilizadas, como o trabalho em grupo, a pesquisa, a avaliação por pares, o uso de ferramentas tecnológicas para design e compartilhamento de conhecimentos, gamificação, entre outras.

O plano de aula a seguir inclui todos os recursos necessários para a sua aplicação: índices de livros, sugestão de questões para os estudantes explorarem, material para apresentação da história da filosofia, regras do jogo e design de cartas para cópia.

Plano de aula sobre a Barbie e a indústria cultural

Este plano de aula explora o conceito de Indústria Cultural e seus impactos sobre a formação do gosto pessoal e coletivo. Com o lançamento recente do filme da Barbie como um estudo de caso, os estudantes serão levados a refletir sobre a influência da Indústria Cultural em nossos gostos e preferências.

Resumo do plano de aula:

  • Introdução: Discussão inicial em torno do lançamento do filme da Barbie e a questão do gosto pessoal, convidando os estudantes a se questionarem sobre a origem dos seus próprios gostos e preferências.
  • Conceitos chaves: Leitura e discussão em torno dos conceitos fundamentais, como a estética, a teoria da infraestrutura e superestrutura de Marx, e a teoria da Indústria Cultural de Adorno e Horkheimer, através de um formato de miniaulas e discussão em pequenos grupos.
  • Aplicação dos conceitos: A partir dos conceitos estudados, os estudantes terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em uma análise prática do lançamento do filme da Barbie, identificando os mecanismos da Indústria Cultural presentes no evento.
  • Avaliação: Para avaliar a compreensão dos estudantes acerca dos conceitos apresentados, serão propostas questões objetivas e dissertativas, além de uma análise da letra da música “Televisão” do Titãs.

O plano de aula a seguir inclui todos os recursos necessários para a sua aplicação: textos didáticos, artigo sobre o lançamento do filme da Barbie, orientações para as atividades de discussão em grupo e questões para avaliação de compreensão conceitual.

O conteúdo completo deste plano de aula sobre Indústria Cultural e formação do gosto é exclusivo para assinantes. Faça o login abaixo e tenha acesso a este, dezenas de outros planos de aula e outros recursos para auxiliá-lo em suas aulas.

Plano de aula sobre Filosofia da Mente e Inteligência Artificial

A ideia desse plano de aula é aproveitar as notícias e especulações em torno da Inteligência Artificial (IA) gerada pela popularidade de ferramentas como o ChatGPT para discutir o que é a mente. Partindo de trechos de diálogos de Blake Lemoine, ex engenheiro do Google, com um modelo de linguagem desenvolvido pela empresa conhecido como LaMDA, essas aulas convidam os estudantes a pensar sobre quais condições são necessárias para alguém ter uma mente e se computadores já atendem esses requisitos ou farão isso no futuro.

Resumo do plano de aula:

  • Introdução: leitura e discussão sobre diálogo entre engenheiro do Google e IA e simulação do teste de Turing.
  • Leitura e discussão sobre teorias da mente. Para embasar a discussão sobre IA, os estudantes conhecerão, por meio de uma dinâmica de trabalho em grupo chamada de quebra-cabeça, o dualismo mente-corpo e o dualismo de propriedades, o fisicalismo e o funcionalismo.
  • Seminário com a turma toda sobre em que medida a IA tem uma mente como os seres humanos ou poderá ter no futuro.
  • Avaliação: para avaliar a compreensão conceitual dos estudantes em relação aos conceitos de filosofia da mente utilizados na discussão sobre IA serão usadas algumas questões objetivas e dissertativas.

O plano de aula a seguir inclui todos os recursos necessários para a sua aplicação: textos didáticos, texto com diálogo com IA para introdução das aulas, orientações para a simulação do teste de Turing e questões para avaliação de compreensão conceitual.

O conteúdo completo desse plano de aula sobre Inteligência Artificial e filosofia da mente é exclusivo para assinantes. Faça login abaixo e tenha acesso a esse, dezenas de outros planos de aula e outros recursos para auxiliá-lo em suas aulas.