Imagem com logo do site

Seminário sobre temas de ética e moral

1 de setembro de 2019 - 2 min leitura

Essa proposta de trabalho envolve pesquisa, redação, apresentação e discussão sobre temas como eutanásia, melhoramento genético, direitos dos animais entre outros.

Passo a passo

  1. Divida a turma em grupos com um número de integrantes apropriado – geralmente de três a quatro pessoas.
  2. Distribua para cada grupo um assunto de ética prática diferente. Veja abaixo uma lista de temas e materiais de pesquisa.
  3. Explica o que deverão fazer: uma pesquisa em material que será distribuído, uma redação e uma apresentação para os colegas. A primeira exposição pode ser breve e apresentar a proposta em linhas gerais. É importante acompanhar os estudantes durante a pesquisa e ao longo desse processo vários detalhes sobre o funcionamento do trabalho devem ser explicados para os grupos. Para os grupos em particular, apresenta os critérios de avaliação da apresentação e da redação.
  4. Defina com a turma uma data para a apresentação dos trabalhos e entrega das redações.

Lista de temas e materiais

Sobre o material de pesquisa

Os links acima direcionam para um material de pesquisa organizado no formato de Webquest. Esse é um instrumento de ensino pensado para promover uma pesquisa orientada na web. Ao contrário das pesquisas tradicionais, que atribuem um tema aos estudantes e pedem para que estes pesquisem, sem um maior direcionamento, a Webquest direciona o estudante para materiais específicos e exigem que ele relacione de uma determinada maneira as informações presentes nesses materiais.

Uma Webquest tipicamente organiza a pesquisa seguindo esse esquema:

  1. Introdução. Na introdução de uma Webquest o estudante deve encontrar o problema sobre o qual irá pesquisar.
  2. Nas tarefas, o estudante deve encontrar as tarefas que deve concluir para concluir a pesquisa. É importante que essas tarefas não sejam muito escolares. Devem ser simulações de tarefas reais com as quais as pessoas se deparam em suas vidas.
  3. Nesse ponto da pesquisa orientada o estudante toma conhecimento dos materiais e recursos que deve consultar para concluir sua pesquisa.
  4. Critérios de avaliação. Aqui o estudante conhece como seu trabalho será avaliado. É muito comum, por exemplo, a disponibilização de rubricas com uma série de critérios e níveis de desempenho que o estudante poderá alcançar em seu trabalho.
  5. Conclusões. Nesse ponto é hora de fazer algumas considerações finais sobre a pesquisa e deixar mais alguns materiais disponíveis para aqueles que quiserem continuar sua jornada de aprendizagem.

Esse formato de pesquisa tem suas vantagens e desvantagem em relação ao modelo mais tradicional. A principal desvantagem certamente é o fato de que o estudante não tem o trabalho de encontrar páginas relevantes na web. Esse trabalho é feito previamente pelo professor. Por outro lado, esse é também um de seus pontos positivos. Os materiais de leitura e estudo disponíveis nas primeiras páginas de mecanismo de pesquisa nem sempre são da melhor qualidade. E um estudante, que ainda não tem conhecimento do assunto, na maioria das vezes não está em condições de julgar a qualidade do que encontra. Por isso o fato de o professor disponibilizar previamente materiais de pesquisa é um ponto positivo de pesquisas no formato de Webquest.