Anaximandro | Filosofia na Escola

Anaximandro

Anaximandro
Anaximandro dizia que a origem de todas as coisas é o infinito e que também era infinito o número de mundos, tanto no espaço quanto no tempo, pensava que a terra era e esférica e flutuava no espaço por uma espécie de equilíbrio de forças.

Anaximandro foi um filósofo pré-socrático, que nasceu na cidade grega de Mileto no século VII e estudou com Tales, o primeiro filósofo. Assim como o mestre, Anaximandro deu contribuições para a filosofia, astronomia e engenharia, além da biologia e geografia.

Entre suas criações, dizem que inventou um relógio para marcar as horas e foi o primeiro a desenhar um mapa com os contornos da terra e do mar, além de ter construído um globo.

Cosmologia de Anaximandro

Seus estudos em astronomia o levaram a novas ideias sobre o universo. Anaximandro pensava que a terra era cilíndrica e permanecia suspensa no espaço por uma espécie de equilíbrio de forças. Acreditava que a lua não possui luz própria, mas refletia a luz do sol e que este era composto de fogo e tão grande quanto a terra.

Publicidade

Anaximandro também defendia que o universo é infinito, tanto no tempo quanto no espaço. Nos é familiar a ideia de um universo finito. De acordo com a mitologia cristã, Deus criou a terra, o sol e os planetas que observamos e nada além disso. Esse nosso universo teve um início e terá um fim. Antes desse início não havia nada e depois desse fim haverá a eternidade ao lado de Deus.

O universo pensado pelo filósofo era completamente diferente desse. Em primeiro lugar, pensava, nosso mundo não é único, pois nesse exato momento existem uma infinidade de outros planetas. Em segundo lugar, existe um processo infinito de nascimento e morte de mundos. Ou seja, exatamente nesse momento mundos estão morrendo e outros estão nascendo. Esse processo não teve um início e não terá um fim, é eterno.

Anaximandro também propõe uma explicação para como se deu o processo de criação do nosso mundo e dos seres que vivem nele. Segundo o filósofo, inicialmente surgem dois elementos fundamentais: o frio e o calor. O frio teria sido em parte transformado pelo calor e isso gerou o ar. Por um processo contínuo de transformação mútua, isso teria gerado a terra, a água, o sol.

A explicação para a origem de nosso sistema solar pode parecer ingênua hoje em dia. Porém, é importante destacar a tentativa de oferecer uma explicação com base em processos naturais que podem ser conhecidos através da investigação. Há nas ideias de Anaximandro uma tentativa de usar o raciocínio para lançar luz nas grandes questões da humanidade sobre a origem do universo. Embora problemáticas, suas ideias representam um avanço em relação às explicações míticas disponíveis no momento em que vivia.

O filósofo é inclusive precursor de uma teoria rudimentar da evolução das espécies. Segundo ele, os primeiro animais teriam surgido na água e eram bastante simples. A partir daí é que teriam se desenvolvido, pouco a pouco, animais mais complexos.

A filosofia de Anaximandro

Embora tenha estudado com Tales, Anaximandro se reservou o direito de discordar o mestre. Tales afirmava que o princípio básico de todas as coisas é a água. Ou seja, que tudo que existe, inclusive a terra, o ar, os animais etc. é formado por água.

Para Anaximandro, esse princípio é o a-peirom, uma palavra grega que se refere a algo infinito, indeterminado. Para o filósofo, o que está por trás de todas as coisas não é uma coisa em particular, como a água de Tales, mas algo mais abstrato, que não pode ser observado mas apenas inferido através do raciocínio.

Segundo Anaximandro esse princípio, “parecesse com o divino, pois é imortal e indestrutível”. Ou seja, a substância básica a partir do qual tudo é criado é eterna, não pode deixar de existir.

Referências consultadas

Diógenes Laércio. Vidas e doutrinas dos filósofos ilustres. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1988, p 47.

Giovanni Reale. História da Filosofia: Antiguidade e Idade Média.. São Paulo: Paulus Editora, 1990, pp. 31-34.

 

Recentes

  1. Demócrito
  2. Tales de Mileto
  3. Parmênides
  4. Anaximandro
  5. Heráclito

Example image

Livros de filosofia

Confira uma seleção de livros de filosofia e embarque numa viagem pelo mundo das ideias.

Leia mais
Example image

Guia de falácias

Guia com explicações, exemplos e exercícios sobre uma série de falácias encontradas na argumentação cotidiana.

Estudar