Decisões supostamente livres são tomadas pelo inconsciente

Poucos segundos antes de tomarmos uma decisão conscientemente, seu resultado pode ser previsto a partir de uma atividade inconsciente no cérebro. Isso é mostrado em um estudo feito por cientistas do Instituto Max Planck Institute for Human Cognitive and Brain Sciences, em Leipzig, em colaboração com o Charite University Hospital e o Bernstein Center for Computational Neuroscience, em Berlim. Os pesquisadores do grupo do professor John-Dylan Haynes usaram um scanner cerebral para investigar o que acontece no cérebro humano pouco antes de uma decisão ser tomada. “Muitos processos no cérebro ocorrem automaticamente e sem envolvimento de nossa consciência. Isso impede que nossa mente seja sobrecarregada por tarefas rotineiras simples. Mas quando se trata de decisões, tendemos a assumir que elas são feitas por nossa mente consciente. Isso é questionado por nossas descobertas atuais “.

No estudo, os participantes podiam decidir livremente se queriam pressionar um botão com a mão esquerda ou direita. Eles eram livres para tomar essa decisão sempre que quisessem, mas tinham que se lembrar de quando sentiam que haviam decidido. O objetivo do experimento era descobrir o que acontece no cérebro no período imediatamente anterior à decisão da pessoa. Os pesquisadores descobriram que era possível prever a partir de sinais cerebrais que os participantes da opção levariam sete segundos antes de tomarem a decisão conscientemente. Normalmente, os pesquisadores observam o que acontece quando a decisão é tomada, mas não o que acontece alguns segundos antes. O fato de que as decisões podem ser previstas muito antes de serem feitas é uma descoberta surpreendente.

Essa previsão sem precedentes de uma decisão livre foi possibilitada por sofisticados programas de computador que foram treinados para reconhecer os padrões típicos de atividade cerebral que precedem cada uma das duas escolhas. Os micropadrões de atividade no córtex frontopolar foram preditivos das escolhas antes mesmo de os participantes saberem qual opção iriam escolher. A decisão não poderia ser prevista com perfeição, mas a previsão estava claramente acima do acaso. Isso sugere que a decisão é preparada inconscientemente antes do tempo, mas a decisão final ainda pode ser reversível.

“A maioria dos pesquisadores investiga o que acontece quando as pessoas têm que decidir imediatamente, normalmente como uma resposta rápida a um evento em nosso ambiente. Aqui estamos nos concentrando nas decisões mais interessantes que são feitas de maneira mais natural e individualizada”, explica Haynes. .

Há mais de 20 anos, o cientista do cérebro americano Benjamin Libet encontrou um sinal cerebral, o chamado “potencial de prontidão”, que ocorre uma fração de segundo antes de uma decisão consciente. Os experimentos de Libet foram altamente controversos e provocaram um grande debate. Muitos cientistas argumentaram que se nossas decisões são preparadas inconscientemente pelo cérebro, então nosso sentimento de “livre-arbítrio” deve ser uma ilusão. Nesta visão, é o cérebro que toma a decisão, não a mente consciente de uma pessoa. Os experimentos de Libet foram particularmente controversos porque ele encontrou apenas um breve intervalo de tempo entre a atividade cerebral e a decisão consciente.

Em contraste, Haynes e colegas agora mostram que a atividade cerebral prevê até sete segundos antes do tempo como uma pessoa vai decidir. Mas eles também advertem que o estudo não descarta o livre-arbítrio: “Nosso estudo mostra que as decisões são inconscientemente preparadas muito mais à frente do que se pensava anteriormente. Mas ainda não sabemos onde a decisão final é tomada. Precisamos investigar se a decisão preparada por essas áreas do cérebro ainda pode ser revertida “.

Referência

Chun Siong Soon, Marcel Brass, Hans-Jochen Heinze & John-Dylan Haynes. Unconscious determinants of free decisions in the human brain. Nature Neuroscience 13 de abril de 2008.