Livros didáticos de filosofia

Essa é uma lista de livros didáticos de filosofia para ensino médio. Além de livros brasileiros bastante conhecidos, há também livros de Portugal, França e Estados Unidos.

Antimanual de filosofia, Michel Onfray

1731697

Michel Onfray é um filósofo contemporâneo (nasceu em 1959) com um vasto trabalho. Entre seus livros encontramos títulos como Contra história da filosofia, Tratado de Ateologia, A potência do existir, A sabedoria trágica: sobre o bom uso de Nietzsche e, entre muitos outros, esse Antimanual de Filosofia. Trata-se de um livro didático de filosofia com uma temática e metodologia bem diferentes daquelas que encontramos nos manuais brasileiros de filosofia.

O livro está dividido em cinco temas: a natureza, a arte, a técnica, a liberdade e o direito. E em cada um desses temas algumas questões são debatidas a partir das ideias de grandes pensadores. Questões bastante provocativas, aliás. Alguns exemplos de questões abordadas são: por que sua escola está construída como uma prisão?Em que momento um vaso sanitário pode se converter em uma obra de arte? Por que você não se masturba no pátio do colégio?

O livro conta com alguns textos de Onfray e, no mais, recortes de textos de filósofos. Muitos filósofos. Desde os mais frequentadores de manuais: Platão, Aristóteles, Hume, Kant. Até figuras secundárias na história mais tradicional da filosofia: Peter Sloterdijk, Voltaire, André Gorz etc.

Caso tenha interesse em conhecer o livro, há uma versão em espanhol disponível na web para download no link abaixo.

Clique aqui para acessar o site que hospeda o livro

The Philosophical Journey: An Interactive Approach, de  William Lawhead

Esse é um livro escrito pelo professor William Lawhead, professor emérito da Universidade do Mississippi. O livro tem várias características que chamam a atenção quando comparado com os livros didáticos de filosofia mais conhecidos dos professores brasileiros.

O livro é organizado em torno de problemas filosóficos. Nesse aspecto, aborda em profundidade e com pluralidade de perspectivas os principais problemas da filosofia: o problema da natureza da mente, do livre-arbítrio e da existência de deus; questões epistemológicas sobre a natureza do conhecimento e do conhecimento científico em particular; questões metaéticas e sobre a natureza da moralidade; questões políticas, sobre a legitimidade do governo, o que é uma sociedade justa e o problema da desobediência civil; por fim, o livro apresenta o problema do sentido da vida.

Todas essas discussões são introduzidas de maneira cativante a partir de problemas bastante cotidianos e o que o autor chama de experimentos de pensamento.

Aliás, esses ocupam um lugar de destaque ao longo do livro. A palavra “interativo” presente no título do livro não é gratuita. Ao longo de todo o texto o leitor é convidado a parar a leitura e pensar sobre situações problema, experimentos mentais e outras situações para começar a pensar sobre um problema filosófico, compreender ou avaliar uma teoria, comparar seu pensamento com aquilo que está aprendendo. Em muitas situações, esses recursos promovem uma aprendizagem por descoberta. Para o professor, esses são recursos valiosos para tornar a aula mais interativa, dinâmica e com maior engajamento dos estudantes.

Não é muito fácil encontrar o livro no Brasil. O link abaixo direciona para uma amostra disponível no site da Amazon.

Clique aqui para acessar o livro

A arte de pensar, de vários autores

Esse é um livro didático de filosofia usado em Portugal e bastante conhecido.

É possível encontrar os livros através de uma rápida pesquisa na internet.

Clique aqui para acessar o volume 1

Clique aqui para acessar o volume 2

 

Filosofia – experiência do pensamento, de Sílvio Gallo

Resenha do livro PNLD 2018

Link para visualização do livro

Diálogo: primeiros estudos em filosofia, de Ricardo Melani

Resenha do livro PNLD 2018

Filosofando – introdução à filosofia, de Maria Helena e Maria Aranha

Resenha do livro PNLD 2018

Filosofia e filosofias – existência e sentido, de Juvenal Savian Filho

Resenha do livro PNLD 2018

Iniciação à filosofia, de Marilena Chaui

Resenha do livro PNLD 2018

Filosofia: temas e percursos, vários autores

Resenha do livro PNLD 2018

Reflexões: filosofia e cotidiano, de José Antônio Vasconcelos

Resenha do livro PNLD 2018

Fundamentos de filosofia, de Gilberto Cotrim e Mirna Fernades

Resenha do livro PNLD 2018

  • Essa página foi útil?
  • Sim   Não

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais...