Plano de aula sobre liberdade política

Autor: Este plano de aula faz parte de uma série de planos de aula publicados no livro Philosophy in Education: Questioning and Dialogue in Schools, de Jana Mohr Lone and Michael D. Burroughs (Rowman & Littlefield, 2016).

Tema: liberdade política

Tempo: 45 minutos

• Desenvolver a habilidade de ouvir e responder às ideias dos outros
  • Pensar sobre o valor da liberdade e se deve haver restrições legítimas sobre a liberdade na sociedade

Materiais necessários

• Uma grande folha de papel para cada grupo de 3 a 4 alunos
  • Folhas de instruções para cada grupo
  • Canetas / marcadores

Descrição

Através de perguntas sobre liberdade, esta lição é projetada para dar aos alunos a prática participando de discussões filosóficas (em ambientes de grupos pequenos e grandes). Os alunos trabalham em pequenos grupos para projetar “sociedades livres”, com base em seus conhecimentos prévios e intuições sobre liberdade. Os questionamentos sobre a liberdade que surgirem durante essa atividade devem ser debatidas pelo grande grupo em momento posterior, durante a apresentação dos trabalhos. O professor deve acompanhar os trabalhos e auxiliar os estudantes.

Introdução

Para introduzir o conceito de liberdade, discuta se e por que consideramos a liberdade uma virtude. Muitas sociedades restringem a liberdade, pensando que isso pode levar ao vício; já outras sociedades estão convencidas de que a falta de liberdade é mais problemática do que problemas associados à liberdade.

Após uma breve discussão sobre liberdade, os estudantes são convidados a projetar “sociedades livres”. Cada grupo de três a quatro alunos recebe uma folha de instruções e uma grande folha de papel na qual podem desenhar e descrever suas sociedades (veja as instruções abaixo). O professor, deve se deslocar de grupo em grupo, e pedir para que os alunos anotem perguntas que surgem quando discutem como uma sociedade pode ser livre. Alguns exemplos podem incluir:

• O que torna a criação de uma sociedade livre um problema desafiador?
  • O que significa para uma sociedade ser livre?

Atividade em pequenos grupos

Desenhar uma sociedade livre

Seus objetivos

1. Torne a sociedade o mais livre possível.
  2. Escreva pelo menos cinco diretrizes que melhor promovam a liberdade para sua sociedade. Estes podem ser leis, procedimentos, acordos entre cidadãos etc.
  3. Questões potenciais a considerar:
  • Dinheiro: Sua sociedade tem uma moeda? Como é usado e gerenciado?
  • Comida: Quem produz a comida? O que acontece se não houver comida suficiente?
  • Famílias: Como as famílias são estruturadas?
  • Governo: Existe um governo? Quem dirige o governo?
  • Trabalho: quem trabalha? As pessoas têm empregos ou ganham a vida sem emprego?
  • Escola: a escola é necessária? Se não, os alunos decidem se querem ir para a escola?
  • Crianças e jovens: como as crianças são tratadas nesta sociedade? Eles podem ser tão livres como adultos? Quantos anos as pessoas devem ter antes de poderem escolher o que comer? O que vestem? Onde morar? Onde trabalhar?
  • Justiça: o que acontece se alguém não seguir as orientações?

Nome da sua sociedade: ____________________________________________________

Atividade em grande grupo

Cada grupo apresenta sua descrição de uma sociedade livre para toda a classe, relacionando quaisquer questões importantes ou problemas que consideraram enquanto criavam sua sociedade.

O professor pedirá que a turma responda a esses pontos e dê oportunidades para os alunos fazerem perguntas ao grupo de apresentação sobre a sua sociedade, especialmente no que diz respeito à liberdade. Alguns exemplos de perguntas que o professor poderia fazer:

• A diz que uma sociedade completamente livre não seria uma sociedade. Pelo contrário, seria apenas seja um grupo de pessoas. Pode uma sociedade completamente livre existir?
  • B diz que as pessoas devem ser capazes de se autogovernarem assim que puderem conversar. As pessoas deveriam ser livres nessa idade? As pessoas podem ser livres nessa idade? Há alguma coisa positiva sobre deixar as crianças muito pequenas se autogovernarem?
  • A liberdade é a mesma coisa que não ter restrições ou leis?
  • Existem certas restrições e leis necessárias para a preservação da liberdade na sociedade?

Concluindo a atividade

Enquete na classe (peça para os alunos levantar a mão): quantos estudantes gostariam de viver na sociedade que criaram? Para aqueles que dizem “sim”, peça-lhes que expliquem o porquê. Para aqueles que dizem “Não”, peça-lhes que expliquem o que mudariam.

Pontos adicionais a considerar:

• Quão importante é a liberdade em uma sociedade?
  • Existem valores que são mais importantes ou mais centrais para a sociedade do que a liberdade?