Questões sobre teoria da justiça de Rawls

Quais são os dois princípios fundamentais da teoria da justiça de Rawls?
Igualdade das liberdades básicas e maximização da riqueza.
Princípio da utilidade e igualdade de oportunidades.
Igualdade das liberdades básicas e princípio da diferença.
Princípio da utilidade e maximização da riqueza.
Em uma sociedade que segue os princípios de justiça de Rawls, como a desigualdade deve ser abordada?
A desigualdade deve ser eliminada, e todos devem receber a mesma quantidade de recursos.
A desigualdade deve ser incentivada para promover a competição e o desenvolvimento da sociedade.
A desigualdade deve estar vinculada a cargos e posições acessíveis a todos em condições de igualdade equitativa de oportunidades.
A desigualdade deve ser reduzida ao mínimo possível, garantindo a igualdade formal de oportunidades.
Qual é o propósito da posição original na Teoria da Justiça de John Rawls?
Fornecer um ambiente imparcial para a seleção dos princípios de justiça.
Identificar os líderes políticos e econômicos mais qualificados para tomar decisões justas.
Estabelecer um estado inicial onde todos os membros da sociedade têm uma distribuição igualitária de recursos.
Garantir que todos os indivíduos possuam conhecimento completo das leis e instituições sociais.
De acordo com a Teoria da Justiça de John Rawls, os princípios de justiça devem ser escolhidos:
Com base nas tradições e valores culturais de cada sociedade.
Através de um processo democrático com ampla participação dos cidadãos.
Por líderes políticos e econômicos com base em suas experiências e conhecimentos.
Na posição original, sob o véu da ignorância.
Segundo o princípio da diferença de Rawls, as desigualdades sociais e econômicas são justas se:
Forem o resultado de diferenças naturais entre os indivíduos.
Beneficiarem os mais ricos.
Forem igualmente distribuídas entre todos os membros da sociedade.
Beneficiarem os menos favorecidos.
Qual é o principal motivo pelo qual Rawls acredita que a desigualdade pode beneficiar os menos favorecidos?
A desigualdade cria uma hierarquia social necessária para manter a ordem.
A desigualdade garante que os mais talentosos sejam recompensados.
A desigualdade incentiva a inovação, gerando mais riqueza e oportunidades para todos.
A desigualdade incentiva o consumo e a demanda.
Qual das seguintes opções melhor descreve o conceito de "igualdade equitativa de oportunidades" na teoria da justiça de John Rawls?
As profissões são acessíveis a todos, e todos devem ter acesso à educação e recursos básicos de qualidade para garantir oportunidades reais.
Todas as pessoas têm direito a uma parcela igual de recursos na sociedade.
Apenas as pessoas mais talentosas e trabalhadoras devem ter acesso a cargos e recursos valiosos.
As pessoas são livres para escolher suas profissões, independentemente de sua origem.