Questões sobre falácia do acidente

Por que a falácia do acidente é problemática?
Porque generaliza uma característica de um grupo para todos os indivíduos.
Porque desvia a atenção da discussão principal para um aspecto irrelevante.
Porque aplica uma regra geral a um caso específico onde ela não se encaixa.
Porque assume que o que é verdade em um caso não pode ser questionado.
Qual dos exemplos a seguir é uma falácia do acidente?
Se correr diariamente é saudável, então quem tem problema cardíaco deve correr também.
Se comprarmos carros elétricos, resolveremos todos os problemas ambientais.
Todos os brasileiros gostam de futebol, pois meus amigos brasileiros gostam.
Você não deveria acreditar nele, pois ele já mentiu várias vezes antes.
Uma pessoa argumenta que roubar comida é imoral, então uma pessoa que rouba comida para se alimentar durante uma enchente que deixou milhares de pessoas sem alimentos está agindo imoralmente. Por que esta afirmação é uma falácia do acidente?
Roubar pode ser considerado moralmente aceitável em algumas culturas diferentes da nossa.
A afirmação simplifica a questão moral complexa em volta do roubo em situações de necessidade.
O argumento não leva em conta as circunstâncias específicas que podem justificar exceções.
Há leis específicas no Brasil que permitem o roubo em casos de extrema necessidade.
O que caracteriza a falácia do acidente?
A aplicação indevida de uma regra geral a um caso específico.
A falsa suposição de que, se algo acontece, outra coisa também acontecerá.
O desvio da argumentação para atacar a pessoa, não o argumento.
A generalização apressada para um grupo baseado em uns poucos exemplos.

A falácia do acidente ocorre quando uma regra geral é aplicada a um caso específico que a regra não deveria abranger. Isto é, usa-se uma generalização indevidamente em uma situação particular.

Qual das alternativas a seguir melhor exemplifica a falácia do acidente?
Pessoas que estão usando cinto de segurança têm menos chance de morrer em acidentes, por isso ele é obrigatório.
Eu e meu amigo estudamos e conseguimos passar na prova. Logo, todos que estudarem também conseguirão.
Comer alimentos saudáveis previne doenças, por isso pessoas que se alimentam bem em média vivem mais.
É ilegal estacionar em frente ao hospital. Logo, o carro de bombeiros deveria ser multado por estar ali.
Veja os exemplos abaixo e escolha aquele que melhor ilustra a falácia do acidente.
Conheci dois franceses que eram rudes, então todos os franceses são mal-educados.
Visitei duas cidades em um país que eram muito sujas, então todo o país deve ser sujo.
Três alunos da escola foram pegos colando, então todos os alunos dessa escola provavelmente colam nas provas.
As normas de trânsito devem ser seguidas, então a ambulância não poderia ultrapassar o sinal vermelho.