Questões sobre falsa analogia
1/4
Dois motoristas cometem a mesma infração de trânsito: ambos ultrapassam o limite de velocidade em 20 km/h em uma zona urbana. O primeiro motorista é multado em R$ 200, enquanto o segundo motorista, por alguma razão, não recebe nenhuma penalidade. Diante disso, o seguinte argumento é apresentado: "assim como o primeiro motorista foi punido por ultrapassar o limite de velocidade, o segundo motorista também deveria ser punido, pois ambos cometeram a mesma infração."
Essa é uma boa analogia ou uma falsa analogia?
-
É uma boa analogia, desde que os motoristas em questão na verdade sejam a mesma pessoa, pois só assim é possível garantir que as semelhanças sejam relevantes entre os dois.
-
É uma falsa analogia, porque os motoristas são diferentes e a penalidade aplicada a infrações de trânsito pode variar dependendo de circunstâncias individuais e o humor do guarda de trânsito.
-
É uma boa analogia, pois compara duas situações semelhantes em que a ação e o contexto são os mesmos, e por isso ambos os motoristas deveriam receber o mesmo tratamento.
-
É uma falsa analogia, pois a comparação entre as penalidades não considera que o primeiro motorista deveria ser isentado de qualquer punição, como aconteceu com o segundo.