Questões sobre post hoc

Warning: session_start(): open(/var/lib/lsphp/session/lsphp74/sess_4utpbed4nm693g6h6aiqsfkbl7, O_RDWR) failed: No space left on device (28) in /home/filosofianaescola.com/public_html/wp-content/themes/filosofia_na_escola/curso/process/conn_questoes.php on line 5

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: /var/lib/lsphp/session/lsphp74) in /home/filosofianaescola.com/public_html/wp-content/themes/filosofia_na_escola/curso/process/conn_questoes.php on line 5

Notice: Undefined index: userId in /home/filosofianaescola.com/public_html/wp-content/themes/filosofia_na_escola/curso/process/conn_questoes.php on line 7
Mariana começou a usar uma nova caneta da marca Escrita Perfeita e tirou as melhores notas de sua vida em todas as matérias. Ela acredita que a caneta é a responsável pelo seu sucesso acadêmico. Por que essa crença pode ser um exemplo da falácia post hoc ergo propter hoc?
Porque o uso de canetas não tem nenhuma influência sobre o desempenho acadêmico, que depende unicamente da habilidade intelectual do estudante.
Porque a falácia post hoc só se aplica a eventos que são claramente não relacionados, como o clima e o desempenho em provas.
Porque a estudante está baseando suas conclusões causais apenas na sequência temporal dos eventos, sem considerar outras fatos que também podem ter contribuído.
Porque a sequência temporal entre começar a usar a caneta e as boas notas não poderia nunca ser interpretada como causalidade, já que não há relação entre uma coisa e outra.
O time de futebol São Caetano começou a vencer todos os jogos após a contratação do técnico Carlos Pereira. Um torcedor conclui que a mudança de técnico foi a causa direta das vitórias. Por que essa conclusão pode ser um exemplo da falácia post hoc ergo propter hoc?
Porque a falácia post hoc costuma ocorrer com bastante frequências em discussões sobre eventos esportivos.
Porque sequência temporal é insuficiente para estabelecer uma relação causal, ao não se considerar outros fatores.
Porque a contratação de um novo técnico nunca influencia o desempenho de um time, então o sucesso deve ter outra explicação.
Porque a sequência temporal nunca pode ser usada para justificar qualquer tipo de mudança ou melhoria em um time de futebol.
A expressão latina "post hoc ergo propter hoc" é frequentemente utilizada para descrever uma falácia lógica. Qual é o significado dessa expressão?
"Sem isso, nada ocorre," insinuando que qualquer evento que ocorre depois de outro é sempre causado por ele.
"Antes disso, portanto, causou isso," sugerindo que o primeiro evento sempre é a causa do segundo devido à sua precedência no tempo.
"Com isso, logo por causa disso," implicando que eventos simultâneos têm uma relação de causa e efeito.
"Depois disso, logo, por causa disso," indicando a falácia de concluir que, porque um evento ocorreu após outro, o primeiro deve ser a causa do segundo.
A expressão latina "post hoc ergo propter hoc" refere-se a qual tipo de falácia lógica?
A crença equivocada de que, se um evento ocorre após outro, o primeiro evento é a causa do segundo.
A noção de que um evento só pode ocorrer se for precedido por outro evento semelhante. em natureza.
A ideia de que dois eventos ocorrendo ao mesmo tempo têm uma relação direta de causa e efeito.
A suposição de que um evento futuro pode influenciar um evento passado desde que aconteça primeiro.
A empresa Novatech percebeu que suas vendas aumentaram logo após lançar a campanha publicitária "Inove com Novatech" e concluiu que a campanha foi a única responsável pelo aumento. Esse raciocínio é uma falácia post hoc ergo propter hoc?
A conclusão está correta, pois sempre que há um aumento de vendas após uma campanha publicitária, essa é a melhor explicação possível para o aumento.
A conclusão incorre na falácia ao assumir a sequências é temporal é suficiente para estabelecer causa e efeito, desconsiderando outras possíveis causas.
A conclusão evita a falácia porque campanhas publicitárias são sempre a causa principal dos aumentos de vendas, já que as pessoas hoje em dia acessam muito redes sociais.
A conclusão incorre na falácia ao considerar que as vendas aumentaram por coincidência, não por causa da campanha.