Questões sobre livre-arbítrio

Qual é a posição determinista sobre a liberdade e a responsabilidade moral?
Nossas ações são determinadas por causas externas, mas ainda somos moralmente responsáveis por elas se agirmos conforme nossos desejos.
Temos liberdade genuína de escolha, o que nos torna completamente responsáveis por nossas ações.
Nossas ações são resultado de fatores que fogem ao nosso controle, como genética e ambiente, e, portanto, não temos responsabilidade moral sobre elas.
Nossas ações são determinadas por fatores externos, mas a consciência de nossas decisões nos garante responsabilidade moral.
Qual a conclusão de estudos genéticos, como os realizados por Thomas J. Bouchard?
Que as influências genéticas são tão fortes que até o nome dos gêmeos pode acabar sendo parecido.
Que fatores genéticos têm uma influência limitada em traços comportamentais, com o ambiente sendo a principal influência.
Que tanto fatores genéticos quanto ambientais desempenham papéis importantes nas características individuais, com cada um contribuindo cerca de 50%.
Que fatores genéticos desempenham um papel predominante em características individuais, como gostos e personalidade.
A defesa do advogado Clarence Darrow no caso Leopold e Loeb foi baseada em qual teoria filosófica?
Compatibilismo, pois ele sugeriu que, apesar das influências externas, os jovens ainda tinham liberdade limitada para agir conforme seus desejos.
Compatibilismo, pois ele argumentou que as ações dos jovens foram inteiramente determinadas por fatores externos e portanto não podiam ser responsabilizados.
Determinismo, pois ele argumentou que os jovens foram influenciados por fatores além do seu controle, como hereditariedade e ambiente, e não eram responsáveis.
Libertismo, pois ele defendeu que os jovens tinham plena liberdade de escolha e deveriam ser responsabilizados.

“Se todo movimento é solidário de outro e sempre um novo sai de um antigo, segundo uma ordem determinada, se os elementos não fazem, pela sua declinação, qualquer princípio de movimento que quebre as leis do destino, de modo que as causas não se sigam perpetuamente às causas, donde vem esta liberdade que têm os seres vivos?”

Lucrécio. Da natureza. In: Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. 50

O texto de Lucrécio, filósofo romano do século I a.C., sugere que
liberdade dos seres vivos é possível apenas no momento em que a cadeia de causas naturais é quebrada por ações conscientes e deliberadas.
a liberdade dos seres vivos existe apenas porque as causas naturais não se aplicam às ações humanas.
os seres vivos podem ter algum grau de liberdade, mas estão em grande parte sujeitos a uma ordem de causas e efeitos determinados pela natureza.
a liberdade dos seres vivos é uma ilusão, já que toda ação resulta de uma causa anterior, conforme um determinismo estrito.
Como o compatibilismo tenta resolver a tensão entre determinismo e liberdade?
Defendendo que a genética influencia nossas decisões, mas o ambiente também desempenha um papel importante, permitindo algum grau de liberdade.
Afirmando que nossas ações são totalmente independentes de fatores externos e, portanto, somos sempre livres e responsáveis por nossas escolhas.
Defendendo que nossas ações são determinadas, mas ainda somos livres se agirmos de acordo com nossos desejos e pensamentos.
Pensando que metade de nossas ações são determinadas por fatores externos e metade delas não são determinadas.