Ideias de Bentham sobre o direito dos animais
Introdução
Jeremy Bentham, um influente filósofo e jurista, é fundamental no desenvolvimento do utilitarismo, uma doutrina ética que enfatiza que a ação moral é aquela que maximiza a felicidade ou o bem-estar geral. Em um de seus textos provocativos, o filósofo aborda a questão dos direitos dos animais, desafiando as noções convencionais que justificam o tratamento desigual com base em características físicas ou habilidades cognitivas, como a capacidade de falar ou raciocinar.
Neste excerto específico, Bentham argumenta contra a ideia de que diferenças biológicas, como a cor da pele ou características físicas, sejam justificativas válidas para privar seres vivos de direitos fundamentais. Ele sugere que, se a capacidade de sofrer é o que verdadeiramente importa, então os animais não deveriam ser tratados com menos consideração moral que os seres humanos. Bentham desafia os leitores a reconsiderar as bases sobre as quais atribuímos direitos e considerações éticas, enfatizando uma ética de igual consideração de interesses, onde a capacidade de sofrer é o critério primordial para a inclusão moral.
Textos de Bentham
Talvez chegue o dia em que a restante criação animal venha a adquirir os direitos de que só puderam ser privados pela mão da tirania. Os Franceses já descobriram que o negro da pele não é razão para um ser humano ser abandonado sem remédio aos caprichos de um senhor de escravos. É possível que um dia se reconheça que o número de pernas, a vilosidade da pele ou a terminação do osso sacro são razões igualmente insuficientes para abandonar um ser sensível ao mesmo destino. Que outra coisa poderia traçar uma linha insuperável? Será a faculdade da razão ou, talvez, a faculdade do discurso? Mas um cavalo adulto é, para lá de toda a comparação, um animal mais racional, assim como mais sociável que um recém-nascido de um dia, de uma semana ou mesmo de um mês. Mas suponhamos que não fosse assim, que diferença faz? A questão não está em saber se eles podem pensar ou falar, mas sim se podem sofrer.
Referência
BENTHAM, Jeremy. Uma introdução aos princípios da moral e da legislação. São Paulo: Editora Nova Cultural,1989.