Plano de aula sobre filosofia moral: qual a coisa certa a fazer?

Por
William é formado em filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tem especialização em docência e trabalha como professor de filosofia no ensino médio.
24 de janeiro de 2021 - 13 min leitura

Essa sequência de aulas têm como objetivo desenvolver nos estudantes a habilidade de analisar e discutir questões morais de uma perspectiva filosófica. Para isso, usa elementos essenciais do ensino baseado em projetos, como trabalho em grupo, pesquisa, apresentação pública de resultados, feedback e revisão.
A questão central, ponto de partida da unidade é: qual é a coisa certa a fazer? A partir dela, vários problemas atuais são discutidos. Para isso, de forma filosófica, os alunos estudam e discutem conceitos centrais da ética kantiana e utilitarismo. Ao longo do processo, os estudantes irão explorar um experimento criado pelo Mit Media Lab chamado Máquina Moral e participar da criação de um trabalho autêntico. Esse planejamento inclui material didático com os conceitos centrais abordados nas aulas, em texto e vídeo, um site com as orientações do projeto para os estudantes e duas rubricas de avaliação para as tarefas propostas.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Fazer login Assinar

Tatim, William Godoy. Plano de aula sobre filosofia moral: qual a coisa certa a fazer?. Filosofia na Escola, 2021. Disponível em: < https://filosofianaescola.com/ensinar/plano-de-aula-filosofia-moral/>. Acesso em: 28 de Jul. de 2021.

📧 Vamos manter contato?

Receba periodicamente em seu email uma lista com os últimos artigos publicados. Não se preocupe, não enviamos emails comerciais.