Questões sobre Descartes
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Pergunta 1 de 7
1. Pergunta
Ao analisar a afirmação “penso, logo existo”, de René Descartes, conclui-se queCorreto
Passo 1 – A resposta correta é a A. Depois de por em dúvida todas as duas certezas através da dúvida metódica, inclusive de que seu corpo existe, Descartes reconhece que a proposição “penso, logo existo” é uma verdade clara e distinta. Mas é importante notar que, com essa afirmação, o filósofo está dizendo que pode ter certeza apenas de que sua mente existe. Seu corpo, por outro lado, continua sujeito a dúvida.
Passo 2 – A resposta B está incorreta porque Descartes não observa empiricamente outras pessoas para chegar essa conclusão. Faz isso através da introspecção, da observação de si mesmo, da análise dos próprios pensamentos. Isso não é o mesmo que observação empírica, que é aquela que fazemos com os cinco sentidos.
Passo 3 – A resposta C está incorreta porque para Descartes tudo, sem exceção, é posto em dúvida através da dúvida metódica. Inicialmente, antes de concluir “penso, logo existo“, nem mesmo sua existência considerava obvia.
Passo 4 – A resposta D está incorreta porque a afirmação “penso, logo existo” será o ponto de partida para demostrar a existência do mundo exterior.
Incorreto
Passo 1 – A resposta correta é a A. Depois de por em dúvida todas as duas certezas através da dúvida metódica, inclusive de que seu corpo existe, Descartes reconhece que a proposição “penso, logo existo” é uma verdade clara e distinta. Mas é importante notar que, com essa afirmação, o filósofo está dizendo que pode ter certeza apenas de que sua mente existe. Seu corpo, por outro lado, continua sujeito a dúvida.
Passo 2 – A resposta B está incorreta porque Descartes não observa empiricamente outras pessoas para chegar essa conclusão. Faz isso através da introspecção, da observação de si mesmo, da análise dos próprios pensamentos. Isso não é o mesmo que observação empírica, que é aquela que fazemos com os cinco sentidos.
Passo 3 – A resposta C está incorreta porque para Descartes tudo, sem exceção, é posto em dúvida através da dúvida metódica. Inicialmente, antes de concluir “penso, logo existo“, nem mesmo sua existência considerava obvia.
Passo 4 – A resposta D está incorreta porque a afirmação “penso, logo existo” será o ponto de partida para demostrar a existência do mundo exterior.
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Pergunta 2 de 7
2. Pergunta
O filósofo francês René Descartes escreveu o seguinte em seu Discurso do Método:
“Logo que adquiri algumas noções gerais relativas à Física, julguei que não podia mantê-las ocultas, sem pecar grandemente contra a lei que nos obriga a procurar o bem geral de todos os homens. Pois elas me fizeram ver que é possível chegar a conhecimentos que sejam úteis à vida e assim nos tornar como que senhores e possuidores da natureza. O que é de desejar, não só para a invenção de uma infinidade de utensílios, que permitiriam gozar, sem qualquer custo, os frutos da terra e de todas as comodidades que nela se acham, mas principalmente também para a conservação da saúde, que é sem dúvida o primeiro bem e o fundamento de todos os outros bens desta vida.”
Assinale a alternativa que resume o pensamento de Descartes.Correto
A alternativa correta é a letra D. Essa é uma questão que a leitura atenta do texto permite descartar as respostas incorretas.
Passo 1 – A alternativa A está incorreta porque Descartes afirma logo no início do texto que “não podia mantê-las ocultas” (os seus conhecimentos de física).
Passo 2 – A alternativa B está incorreta porque ele afirma que os conhecimentos da física “uteis à vida” e assim é possível nos tornarmos “senhores e possuidores da natureza”. Em seguida o filósofo elenca uma série de benefícios da ciência, inclusive o prolongamento da vida. Conhecendo a biografia do filósofo, sabemos que tinha grandes esperanças em relação a isso.
Passo 3 – A resposta C está incorreta porque contraria a afirmação de que o conhecimento é útil “à vida”.
Passo 4 – A resposta D está correta porque está de acordo com tudo o que é dito no texto.
Incorreto
A alternativa correta é a letra D. Essa é uma questão que a leitura atenta do texto permite descartar as respostas incorretas.
Passo 1 – A alternativa A está incorreta porque Descartes afirma logo no início do texto que “não podia mantê-las ocultas” (os seus conhecimentos de física).
Passo 2 – A alternativa B está incorreta porque ele afirma que os conhecimentos da física “uteis à vida” e assim é possível nos tornarmos “senhores e possuidores da natureza”. Em seguida o filósofo elenca uma série de benefícios da ciência, inclusive o prolongamento da vida. Conhecendo a biografia do filósofo, sabemos que tinha grandes esperanças em relação a isso.
Passo 3 – A resposta C está incorreta porque contraria a afirmação de que o conhecimento é útil “à vida”.
Passo 4 – A resposta D está correta porque está de acordo com tudo o que é dito no texto.
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Pergunta 3 de 7
3. Pergunta
Em O Discurso sobre o método, Descartes afirma:
Não se deve acatar nunca como verdadeiro aquilo que não se reconhece ser tal pela evidência, ou seja, evitar acuradamente a precipitação e a prevenção, assim como nunca se deve abranger entre nossos juízos aquilo que não se apresente tão clara e distintamente à nossa inteligência a ponto de excluir qualquer possibilidade de dúvida.
(REALE, G.; ANTISERI, D. História da filosofia: Do humanismo a Descartes.Tradução de Ivo Storniolo. São Paulo: Paulus, 2004. p. 289.)Após a leitura do texto acima, assinale a alternativa correta.Correto
A alternativa correta é a letra C. Essa é daquelas questões que o texto não ajuda muito, só contextualiza a pergunta que será feita.
Passo 1 – A alternativa A está incorreta porque, para Descartes, uma ideia evidente é uma ideia clara e distinta. Portanto, “evidente” é definível.
Passo 2 – A alternativa B está incorreta porque é um tanto contraditória. Afirma que a evidência é a primeira regra, mas não é uma regra fundamental.
Passo 3 – A alternativa C está correta porque apresenta o conceito de “evidente” para Descartes.
Passo 4 – A alternava D está incorreta porque a evidência é a primeira regra do método cartesiano.
Incorreto
A alternativa correta é a letra C. Essa é daquelas questões que o texto não ajuda muito, só contextualiza a pergunta que será feita.
Passo 1 – A alternativa A está incorreta porque, para Descartes, uma ideia evidente é uma ideia clara e distinta. Portanto, “evidente” é definível.
Passo 2 – A alternativa B está incorreta porque é um tanto contraditória. Afirma que a evidência é a primeira regra, mas não é uma regra fundamental.
Passo 3 – A alternativa C está correta porque apresenta o conceito de “evidente” para Descartes.
Passo 4 – A alternava D está incorreta porque a evidência é a primeira regra do método cartesiano.
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Pergunta 4 de 7
4. Pergunta
É correto afirmar sobre a teoria do conhecimento cartesiana queCorreto
A alternativa correta é a letra D.
Passo 1 – A alternativa A está incorreta porque Descartes utiliza um método, a chamada dúvida metódica.
Passo 2 – A alternativa B está incorra porque todo o projeto filosófico de Descartes está voltado para o objetivo de estabelecer algo de firme e certo na ciência.
Passo 3 – A alternativa C está incorreta porque Descartes é racionalista e acredita que os sentidos enganam, por isso não servem como fundamento para as ciências.
Passo 4 – A alternativa D está correta porque de fato Descartes usa o método da dúvida e rejeita suas opiniões antigas.
Incorreto
A alternativa correta é a letra D.
Passo 1 – A alternativa A está incorreta porque Descartes utiliza um método, a chamada dúvida metódica.
Passo 2 – A alternativa B está incorra porque todo o projeto filosófico de Descartes está voltado para o objetivo de estabelecer algo de firme e certo na ciência.
Passo 3 – A alternativa C está incorreta porque Descartes é racionalista e acredita que os sentidos enganam, por isso não servem como fundamento para as ciências.
Passo 4 – A alternativa D está correta porque de fato Descartes usa o método da dúvida e rejeita suas opiniões antigas.
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Pergunta 5 de 7
5. Pergunta
Na obra Discurso sobre o método, René Descartes propôs um novo método de investigação baseado em quatro regras fundamentais, inspiradas na geometria: evidência, análise, síntese, controle.
Assinale a alternativa que contenha corretamente a descrição das regras de análise e síntese. -
Pergunta 6 de 7
6. Pergunta
Nunca nos tornaremos matemáticos, por exemplo, embora nossa memória possua todas as demonstrações feitas por outros, se nosso espírito não for capaz de resolver toda espécie de problemas; não nos tornaríamos filósofos, por ter lido todos os raciocínios de Platão e Aristóteles, sem poder formular um juízo sólido sobre o que nos é proposto. Assim, de fato, pareceríamos ter aprendido, não ciências, mas histórias.
DESCARTES, R. Regras para a orientação do espírito. São Paulo: Martins Fontes, 1999.Em busca pelo saber verdadeiro, o autor considera o conhecimento, de modo crítico, como resultado daCorreto
Incorreto
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Pergunta 7 de 7
7. Pergunta
TEXTO I
Experimentei algumas vezes que os sentidos eram enganosos, e é de prudência nunca se fiar inteiramente em quem já nos enganou uma vez.
DESCARTES, R. Meditações Metafísicas. São Paulo: Abril Cultural, 1979.TEXTO II
Sempre que alimentarmos alguma suspeita de que uma ideia esteja sendo empregada sem nenhum significado, precisaremos apenas indagar: de que impressão deriva esta suposta ideia? E se for impossível atribuir-lhe qualquer impressão sensorial, isso servirá para confirmar nossa suspeita.
HUME, D. Uma investigação sobre o entendimento. São Paulo: Unesp, 2004 (adaptado).Nos textos, ambos os autores se posicionam sobre a natureza do conhecimento humano. A comparação dos excertos permite assumir que Descartes e HumeCorreto
A alternativa correta é a letra E. Nessa questão, é feita uma comparação entre o racionalismo de Descartes e o empirismo de Hume. Para um racionalista, geralmente os sentidos são vistos como enganosos como fonte de conhecimento. A razão tem o papel fundamental de garantir conhecimento verdadeiro. Para empiristas como Hume, ao contrário, os sentidos são vistos como a única fonte de conhecimento. Por isso é correto dizer que esses filósofos “atribuem diferentes lugares ao papel dos sentidos no processo de obtenção do conhecimento.”
Incorreto
A alternativa correta é a letra E. Nessa questão, é feita uma comparação entre o racionalismo de Descartes e o empirismo de Hume. Para um racionalista, geralmente os sentidos são vistos como enganosos como fonte de conhecimento. A razão tem o papel fundamental de garantir conhecimento verdadeiro. Para empiristas como Hume, ao contrário, os sentidos são vistos como a única fonte de conhecimento. Por isso é correto dizer que esses filósofos “atribuem diferentes lugares ao papel dos sentidos no processo de obtenção do conhecimento.”