Recursos para ensinar filosofia
Explore dezenas de planos de aula, milhares de questões e outros recursos para axiliar no ensino de filosofia no ensino médio.
Questões sobre Heráclito
1/5
“Para as almas, morrer é transformar-se em água; para a água, morrer é transformar-se em terra. Da terra, contudo, forma-se a água e da água, a alma”
Heráclito. Fragmentos, extraído de: MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2000. Tradução do autor.
Heráclito. Fragmentos, extraído de: MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2000. Tradução do autor.
Como o fragmento de Heráclito se relaciona com sua visão sobre a transformação e o ciclo da natureza?
-
O fragmento indica que Heráclito acreditava em uma separação clara entre os elementos naturais e as almas, com cada um seguindo seu próprio caminho após a morte.
-
Heráclito está ilustrando a ideia de que tudo na natureza está sujeito a um processo de transformação, onde a morte de uma forma é simplesmente a transição para outra.
-
Heráclito sugere que a morte é o fim absoluto, tanto para as almas quanto para os elementos naturais, indicando uma visão pessimista sobre a natureza cíclica da vida e da matéria.
-
Este fragmento reflete a crença de Heráclito na reencarnação, onde as almas e os elementos naturais passam por um ciclo contínuo de morte e renascimento em diferentes formas.
Você não está logado
Para ver e salvar seu progresso, faça login.