Imagem com logo do site

Questões sobre Adam Smith e o livre mercado

Em uma cidade pequena, dois produtores de sorvete, João e Maria, abrem suas lojas na mesma rua. Eles começam a competir entre para atrair clientes.

Baseado no conceito da mão invisível de Adam Smith, qual é o impacto dessa competição no bem-estar da sociedade local?
A competição entre João e Maria leva a um aumento nos preços e diminuição da qualidade do sorvete, prejudicando os consumidores.
A rivalidade entre os produtores de sorvete causa desemprego na cidade, pois os dois monopolizam o mercado.
A competição gera benefícios sociais não intencionais, como sorvetes de melhor qualidade e preços mais baixos, beneficiando os consumidores.
A mão invisível não atua nesse caso, já que João e Maria não estão buscando interesses pessoais, mas sim cooperando para melhorar a qualidade do sorvete.

"Não é da benevolência do açougueiro, do cervejeiro ou do padeiro que esperamos o nosso jantar, mas da consideração que eles têm pelos próprios interesses. Apelamos não à humanidade, mas ao amor-próprio, e nunca falamos de nossas necessidades, mas das vantagens que eles podem obter."

A citação acima foi extraída do livro A riqueza da nações. Com base nela, qual é a principal ideia defendida por Adam Smith?
Os indivíduos no mercado agem motivados pelo amor-próprio e buscam vantagens pessoais, não pela benevolência.
A benevolência é a única motivação que deve orientar as ações das pessoas no mercado.
As pessoas devem sempre agir altruisticamente e cuidar das necessidades dos outros.
A busca pelo interesse próprio é prejudicial à sociedade e deve ser substituída por uma atitude de cooperação e generosidade.

Após a abertura de duas lojas de roupas, uma de Ana e outra de Pedro, em um shopping, eles percebem que o mercado local é bastante competitivo. Para se destacarem, ambos começam a adotar práticas sustentáveis, como o uso de tecidos ecológicos e a redução de resíduos na produção. Eles fazem isso principalmente para atrair clientes preocupados com o meio ambiente e, assim, aumentar seus lucros.

De acordo com o conceito da mão invisível de Adam Smith, como essa competição pode ser interpretada em relação aos impactos ambientais?
A mão invisível impede que Ana e Pedro colaborem e, portanto, a competição resulta em práticas insustentáveis e maior degradação ambiental.
A mão invisível pode levar a benefícios ambientais não intencionais, já que a competição estimula Ana e Pedro a adotarem práticas mais sustentáveis.
A competição leva a uma exploração ainda maior dos recursos naturais, piorando os impactos ambientais.
A adoção de práticas sustentáveis é irrelevante para a mão invisível, pois ela só se preocupa com questões econômicas.
De acordo com Adam Smith, qual é a principal motivação dos seres humanos nas atividades econômicas?
Altruísmo e cooperação.
Busca pelo interesse próprio.
Obediência a leis e regulamentos.
Promoção do bem-estar social.

No livro A Riqueza das Nações, Adam Smith escreveu: "dirigindo a indústria de tal forma que seu produto possa ter o maior valor possível, só está querendo promover seu próprio interesse e está, neste e em muitos outros casos, sendo levado por uma “mão invisível” a promover um fim que não fazia parte de suas intenções."

A partir disso, é possível concluir que:
Os indivíduos devem colaborar ativamente para promover o bem-estar da sociedade, de acordo com o conceito da mão invisível.
A mão invisível é uma força negativa que estimula os indivíduos a "promover seu próprio interesse" de maneira prejudicial para a sociedade.
Adam Smith defendia a intervenção governamental na economia como forma de alcançar o bem-estar social.
A mão invisível atua como uma força reguladora, levando os indivíduos a agir no interesse da sociedade, mesmo que não seja sua intenção inicial.
Quais são os benefícios sociais gerados pela atuação da "mão invisível" na economia?
Promoção da cooperação entre empresas.
Aumento da intervenção governamental.
Estímulo à formação de sindicatos e organizações trabalhistas.
Criação de produtos de maior qualidade e menor preço.