Imagem com logo do site

Questões sobre Adam Smith e o livre mercado

Após a abertura de duas lojas de roupas, uma de Ana e outra de Pedro, em um shopping, eles percebem que o mercado local é bastante competitivo. Para se destacarem, ambos começam a adotar práticas sustentáveis, como o uso de tecidos ecológicos e a redução de resíduos na produção. Eles fazem isso principalmente para atrair clientes preocupados com o meio ambiente e, assim, aumentar seus lucros.

De acordo com o conceito da mão invisível de Adam Smith, como essa competição pode ser interpretada em relação aos impactos ambientais?
A adoção de práticas sustentáveis é irrelevante para a mão invisível, pois ela só se preocupa com questões econômicas.
A mão invisível impede que Ana e Pedro colaborem e, portanto, a competição resulta em práticas insustentáveis e maior degradação ambiental.
A mão invisível pode levar a benefícios ambientais não intencionais, já que a competição estimula Ana e Pedro a adotarem práticas mais sustentáveis.
A competição leva a uma exploração ainda maior dos recursos naturais, piorando os impactos ambientais.

Em uma cidade pequena, dois produtores de sorvete, João e Maria, abrem suas lojas na mesma rua. Eles começam a competir entre para atrair clientes.

Baseado no conceito da mão invisível de Adam Smith, qual é o impacto dessa competição no bem-estar da sociedade local?
A competição gera benefícios sociais não intencionais, como sorvetes de melhor qualidade e preços mais baixos, beneficiando os consumidores.
A rivalidade entre os produtores de sorvete causa desemprego na cidade, pois os dois monopolizam o mercado.
A competição entre João e Maria leva a um aumento nos preços e diminuição da qualidade do sorvete, prejudicando os consumidores.
A mão invisível não atua nesse caso, já que João e Maria não estão buscando interesses pessoais, mas sim cooperando para melhorar a qualidade do sorvete.

No livro A Riqueza das Nações, Adam Smith escreveu: "dirigindo a indústria de tal forma que seu produto possa ter o maior valor possível, só está querendo promover seu próprio interesse e está, neste e em muitos outros casos, sendo levado por uma “mão invisível” a promover um fim que não fazia parte de suas intenções."

A partir disso, é possível concluir que:
A mão invisível atua como uma força reguladora, levando os indivíduos a agir no interesse da sociedade, mesmo que não seja sua intenção inicial.
Adam Smith defendia a intervenção governamental na economia como forma de alcançar o bem-estar social.
A mão invisível é uma força negativa que estimula os indivíduos a "promover seu próprio interesse" de maneira prejudicial para a sociedade.
Os indivíduos devem colaborar ativamente para promover o bem-estar da sociedade, de acordo com o conceito da mão invisível.

No livro A Riqueza das Nações, Adam Smith escreveu: "cuidando do seu próprio interesse, o indivíduo, quase sempre, promove o interesse da sociedade mais eficientemente do que quando realmente deseja promovê-lo."

A partir desse trecho, podemos conclui que
A busca pelo interesse próprio no livre mercado, muitas vezes, resulta em benefícios para a sociedade como um todo.
A mão invisível defendida por Smith implica que a busca pelo interesse próprio sempre leva a resultados negativos para a sociedade.
Os indivíduos deveriam agir apenas no interesse da sociedade, ignorando seus próprios interesses.
Os indivíduos não devem se preocupar com os interesses da sociedade, apenas com seus próprios.
A promoção do bem-estar social só é alcançada quando os indivíduos deliberadamente buscam atender às necessidades dos outros.
De acordo com Adam Smith, qual é a principal motivação dos seres humanos nas atividades econômicas?
Obediência a leis e regulamentos.
Promoção do bem-estar social.
Busca pelo interesse próprio.
Altruísmo e cooperação.
Quais são os benefícios sociais gerados pela atuação da "mão invisível" na economia?
Promoção da cooperação entre empresas.
Criação de produtos de maior qualidade e menor preço.
Aumento da intervenção governamental.
Estímulo à formação de sindicatos e organizações trabalhistas.