Segundo ano

Primeiro trimestre

Lógica e retórica

Trabalho 1

Apresentação sobre falácias

Roteiro de apresentação:
1 – Explique o que é a falácia pela qual ficou responsável
2 – Apresente dois exemplos dessa falácia
3 – Crie uma situação em que essa falácias é usada
4 – Explique porque a situação criada é uma falácia

Trabalho 2

Análise e discussão do filme Deus não está morto

Sinopse

Quando o jovem Josh Wheaton (Shane Harper) entra na universidade, ele conhece um arrogante professor de filosofia (Kevin Sorbo) que não acredita em Deus. O aluno reafirma sua fé, e é desafiado pelo professor a comprovar a existência de Deus. Começa uma batalha entre os dois homens, que estão dispostos a tudo para justificar o seu ponto de vista.

Proposta de trabalho

O filme Deus não está morto pode ser pensado como uma estratégia retórica, que usa tanto apelos emocionais como argumentos racionais, para convencer o espectador de que Deus não está morto.

Considerando isso

1 – Faça uma análise dos argumentos do filme. Nessa análise, apresente aquilo que considera argumentos falaciosos ou não falaciosos. Quando se tratar de uma falácia, explique porque é uma falácia e que tipo de falácia está sendo usada. Quando se tratar de um argumento válido, explique porque o considera assim.

2 – Faça uma análise do apelos emocionais e associações feitas pelo filme. O roteiro de questões a seguir irá auxiliar você nessa análise.

  1. Como você avalia o comportamento do professor diante do aluno?
  2. Considerando que esse é um filme para um público adolescente, o que ele procura sugerir ao associar professor ateu/autoritário e aluno crente/rebelde?
  3. Quem são as pessoas boas do filme, qual sua religião? E quem são as más, qual sua crença? O filme procura associar associa pessoas cristãs/boas e não-cristãs/más?
  4. Essa pode ser considerada uma estratégia retórica para nos fazer pensar que a bondade depende da religião?
  5. A vida de uma pessoa que não acredita em Deus tem sentido, é feliz? Analise essa afirmação considerando os personagens do filme.
  6. O fato de o professor, ao final do debate, não ter resposta e gritar mostra o que? O que o espectador é levado a pensar?

Material de apoio:

 

 

  • Essa página foi útil?
  • Sim   Não