Segundo ano

Primeiro trimestre

Lógica e retórica

+ Trabalho 1

Apresentação sobre falácias

Roteiro de apresentação:
1 – Explique o que é a falácia pela qual ficou responsável
2 – Apresente dois exemplos dessa falácia
3 – Crie uma situação em que essa falácias é usada
4 – Explique porque a situação criada é uma falácia

+ Trabalho 2

Análise e discussão do filme Deus não está morto

Sinopse

Quando o jovem Josh Wheaton (Shane Harper) entra na universidade, ele conhece um arrogante professor de filosofia (Kevin Sorbo) que não acredita em Deus. O aluno reafirma sua fé, e é desafiado pelo professor a comprovar a existência de Deus. Começa uma batalha entre os dois homens, que estão dispostos a tudo para justificar o seu ponto de vista.

Proposta de trabalho

O filme Deus não está morto pode ser pensado como uma estratégia retórica, que usa tanto apelos emocionais como argumentos racionais, para convencer o espectador de que Deus não está morto.

Considerando isso

1 – Faça uma análise dos argumentos do filme. Nessa análise, apresente aquilo que considera argumentos falaciosos ou não falaciosos. Quando se tratar de uma falácia, explique porque é uma falácia e que tipo de falácia está sendo usada. Quando se tratar de um argumento válido, explique porque o considera assim.

2 – Faça uma análise do apelos emocionais e associações feitas pelo filme. O roteiro de questões a seguir irá auxiliar você nessa análise.

  1. Como você avalia o comportamento do professor diante do aluno?
  2. Considerando que esse é um filme para um público adolescente, o que ele procura sugerir ao associar professor ateu/autoritário e aluno crente/rebelde?
  3. Quem são as pessoas boas do filme, qual sua religião? E quem são as más, qual sua crença? O filme procura associar associa pessoas cristãs/boas e não-cristãs/más?
  4. Essa pode ser considerada uma estratégia retórica para nos fazer pensar que a bondade depende da religião?
  5. A vida de uma pessoa que não acredita em Deus tem sentido, é feliz? Analise essa afirmação considerando os personagens do filme.
  6. O fato de o professor, ao final do debate, não ter resposta e gritar mostra o que? O que o espectador é levado a pensar?

Material de apoio:

+ Trabalho 3

1) Proposta de dissertação sore aborto

Escreva uma dissertação sobre aborto, com introdução, desenvolvimento e conclusão, seguindo as orientações abaixo.
Na introdução de seu texto:
Apresente o problema que irá discutir (o aborto é moral ou imoral? Deveria ser legalizado?) e a conclusão que irá defender (o aborto deveria ser legalizado; não deveria; é imoral; não é imoral; não há uma única resposta para o problema da moralidade do aborto).
No desenvolvimento de seu texto:
Discuta as seguintes questões:

  • O feto tem direito à vida? Apresente duas perspectivas filosóficas sobre essa questão e discuta cada uma delas.
  • O direito do feto é mais importante do que o direito da mulher? Apresente, novamente, duas perspectivas sobre essa questão e discuta cada uma dela.

Textos de apoio:

Na conclusão de seu texto:
A partir dos argumentos apresentados no desenvolvimento, escreva uma conclusão para seu texto. Nela, reafirme o que escreveu na introdução e mostre de que maneira os argumentos apresentados no desenvolvimento justificam essa conclusão.

2) Proposta de redação sobre existência de Deus

No debate sobre a existência de Deus, é possível defender três conclusões diferentes. A tese teísta, segundo a qual Deus existe; a tese ateísta, segundo a qual Deus não existe, por fim, a tese agnóstica, segundo a qual não é possível saber nem se Deus existe, nem se Deus não existe.

Faça uma dissertação argumentativa defendendo uma dessas conclusões acerca da existência de Deus. Em seu texto, apresente pelo menos um dos argumentos clássicos em defesa da existência de Deus (o problema do mal, o argumento cosmológico, a aposta de Pascal, os milagres) e um dos argumentos em defesa da não existência de Deus. Discuta cada um deles e formule sua conclusão.

Nesse link você encontra textos sobre os argumentos clássicos sobre a existência de Deus.

  • Essa página foi útil?
  • Sim   Não