Planos de aula de filosofia

Conheça ideias de planejamentos para usar em suas aulas de filosofia.

Plano de aula sobre sustentabilidade e filosofia antiga

Nessa unidade, os estudantes criarão histórias em quadrinhos nas quais um dos filósofos estudados dialoga com pessoas comuns e nesse diálogo a questão “temos como viver bem e de modo sustentável?” é colocada e analisada a partir da perspectiva do filósofo escolhido. O objetivo central do projeto é levantar questões sobre hábitos e práticas individuais e coletivas de produção e consumo e identificar formas de viver alternativas e sustentáveis.

Plano de aula sobre Hobbes e Rousseau: ideias sobre a natureza humana

Esse plano de aula aborda uma discussão clássica na história da filosofia, as perspectivas de Hobbes e Rousseau sobre a natureza humana. Afinal, somos bons ou maus por natureza? Inicialmente, a ideia é convidar os estudantes a refletirem sobre duas situações-problema envolvendo o convívio humano em situações atípicas, a partir do pensamento dos filósofos...

Plano de aula sobre método científico nas ciências humanas

Nessa unidade, os estudantes deverão usar um método científico para avaliar o impacto de uma intervenção social. Ao longo do processo, irão compreender o funcionamento do método científico nas ciências humanas e aplicar essa compreensão na avaliação, inicialmente, de uma situação-problema autêntica proposta pelo professor e, em seguida, em uma situação criada pelos próprios estudantes...

Plano de aula sobre fake news

Esse plano de aula sobre fake news e Platão trabalha com a seguinte questão: em que condições uma notícia pode ser considerada conhecimento? Para responder a esse problema, os estudantes primeiro discutem o que é conhecimento e, com base nisso, analisam o conceito de fake news e definem critérios para dizer quanto estamos justificados ao acreditar em uma notícia e quando não além de usar tais critérios para avaliar notícias. Por fim, participam de um projeto cujo objetivo é contribuir para reduzir os impactos negativos das fake news na comunidade escolar.

Plano de aula de introdução à filosofia

Esse plano de aula de introdução à filosofia propõe uma forma de apresentar a filosofia no ensino médio que foge das costumeiras conversas sobre o significado da palavra. A ideia aqui é aproximar os estudantes do que se faz na filosofia, das questões que se discute percorrendo seus diferentes campos de reflexão. Pensando em uma metáfora de viagem, a proposta desse plano de aula de introdução à filosofia é construir um mapa do componente para que o estudante possa conhecer um pouco do território pelo qual viajará durante o ensino médio.

Plano de aula sobre argumentação

Nesse plano de aula os estudantes irão aprender como reconhecer, avaliar e criar argumentos através da produção de um vídeo para um canal do Youtube. A ideia é que os estudantes imaginem que são digitais influencers com grande visibilidade no país. Seu trabalho é produzir um vídeo analisando algum argumento popular em debates polêmicos no Brasil, usando critérios objetivos para se posicionar sobre a qualidade desses argumentos. Ao longo do projeto os estudantes irão trabalhar uma série de habilidades de análise e comunicação, através do trabalho individual e em grupo, de acordo com aquilo que propõe a BNCC.

Plano de aula sobre filosofia moral: qual a coisa certa a fazer?

A questão central, ponto de partida da unidade é: qual é a coisa certa a fazer? A partir dela, vários problemas atuais são discutidos. Para isso, de forma filosófica, os alunos estudam e discutem conceitos centrais da ética kantiana e utilitarismo. Ao longo do processo, os estudantes irão explorar um experimento criado pelo Mit Media Lab chamado Máquina Moral e participar da criação de um trabalho autêntico. Esse planejamento inclui material didático com os conceitos centrais abordados nas aulas, em texto e vídeo, um site com as orientações do projeto para os estudantes e duas rubricas de avaliação para as tarefas propostas.

Plano de aula sobre universalismo e relativismo moral

Nessa unidade, os estudantes simularão uma reunião no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas para discutir sobre a abrangência dos Direitos Humanos, como encarar justificativas baseadas em argumentos relativistas para justificar a violação desses direitos e que medidas adotar em relação às sociedades que fazem isso. O produto final desse projeto é a criação de um discurso que será lido e discutido durante a reunião do conselho. Ao longo do processo, os estudantes irão pesquisar e discutir sobre relativismo e universalismo moral e conhecer problemas reais contemporâneos relacionados a esses conceitos.

Cadernos PIBID: aulas de filosofia e propostas educacionais para o ensino médio

Esse material possui uma série de planos de aula elaborados pelos integrantes do PIBID da Universidade Federal de Santa Catarina.

Plano de aula sobre o estoicismo

Esse plano de aula trabalha alguns conceitos centrais do estoicismo e propõe uma atividade na qual os estudantes terão que experimentar, por alguns momentos, como é viver de acordo com essa filosofia.

Plano de aula sobre pensamento político de Rousseau

Esse plano de aula explora o pensamento político de Rousseau através da leitura e análise de textos clássicos.

Plano de aula sobre liberdade política

Esse plano de aula procura promover uma reflexão através de atividade em grupo sobre a liberdade em sociedade e seus limites.

Plano de aula sobre emoções

Esse plano de aula trabalha autoconhecimento emocional através da leitura de grandes filósofos, como Descartes e Aristóteles.

Plano de aula sobre melhoramento genético

Esse plano de aula trabalha o tema do melhoramento genético explorando argumentos do debate filosófico atual sobre o tema.

Plano de aula sobre tipos de argumento

Esse plano de aula trabalha os conceitos de argumento, argumento indutivo, argumento por analogia e argumento de autoridade.

Plano de aula sobre John Rawls

Esse plano de aula discute o que é uma sociedade justa a partir do pensamento de Platão e John Rawls.

Plano de aula sobre mito da caverna

Esse plano de aula explora o significado da alegoria da caverna de Platão através de um seminário.

Plano de aula sobre pré-socráticos

Esse plano de aula trabalha o conceito de mito e filosofia pré-socrática através da pesquisa e produção dos próprios estudantes.

Plano de aula sobre falácias

Esse plano de aula aborda o conceito de falácia e alguns de seus exemplos através do trabalho de pesquisa e apresentação.

Plano de aula sobre ceticismo grego

Plano de aula sobre conceito de ceticismo antigo, epoché, argumentos céticos e a relação disso com as emoções humanas.

Plano de aula sobre livre-arbítrio e determinismo

Plano de aula explora a discussão sobre conceitos de livre-arbítrio e determinismo através da proposta de um debate sobre a punição de um crime.

Plano de aula sobre ética

Essa é uma introdução à reflexão filosófica sobre a ética. Ela apresenta as questões que motivam a elaboração de teorias morais.

Plano de aula sobre utilitarismo

Esse plano de aula apresenta conceitos básicos do utilitarismo, como o princípio de utilidade, cálculo utilitarista e algumas críticas que essa teoria recebeu.

Diálogos na escola: experiências em formação continuada em Filosofia na UFRGS

Nesse material estão reunidos 15 planos de aula desenvolvidos como trabalho final pelos professores da rede básica estadual e municipal que seguiram e finalizaram o Curso de Formação Continuada para Professores de Filosofia do Ensino Médio do Rio Grande do Sul, oferecido pelo Departamento de Filosofia da UFRGS e que ocorreu entre novembro de 2012 e junho de 2013.

Plano de aula sobre ética

Planos de aula criados pela universidade Johns Hopkins e traduzidos para o português. Os planos abordam conceitos como subjetivismo, relativismo moral, teoria do comando divino, teoria da virtude de Aristóteles, utilitarismo de de Benthan, deontologia de Kant e ética do cuidado.

Plano de aula sobre livre-arbítrio

Planos de aula criados pela universidade Johns Hopkins e traduzidos para o português. Os planos abordam três teorias sobre o livre-arbítrio: incompatibilismo ou determinismo radical, compatibilismo e libertismo.

Plano de aula sobre filosofia da religião

Planos de aula criados pela universidade Johns Hopkins e traduzidos para o português. Os planos abordam o problema da existência de deus, o problema do mal e a relação entre fé e razão.

Plano de aula sobre filosofia política

Planos de aula criados pela universidade Johns Hopkins e traduzidos para o português. Os planos abordam questões como: o que é uma sociedade justa? Qual o propósito do Estado? O que é uma sociedade ideal?

Plano de aula sobre estética

Planos de aula criados pela universidade Johns Hopkins e traduzidos para o português. Os planos abordam questões como: O que é a filosofia da arte? Quais as funções da arte na sociedade? Podemos julgar a arte? O que faz de um objeto uma obra de arte?

Plano de aula sobre epistemologia

Planos de aula criados pela universidade Johns Hopkins e traduzidos para o português. Os planos abordam questões como: O que é o conhecimento? Podemos ter conhecimento? Como?

Plano de aula sobre método filosófico

Plano de aula criado pela universidade Johns Hopkins e traduzido para o português. Aborda uma série de conceitos de lógica e argumentação.

Plano de aula sobre ética aplicada

Plano de aula criado pela universidade Johns Hopkins e traduzido para o português. O plano aborda várias questões morais contemporâneas, entre elas o direitos dos animais, cotas raciais e questões bioéticas.

Plano de aula sobre filosofia da mente

Plano de aula criado pela universidade Johns Hopkins e traduzido para o português. O plano aborda várias teorias da mente, modernas e contemporâneas.

Plano de aula sobre identidade pessoal

Planos de aula criados pela universidade Johns Hopkins e traduzidos para o português. Os planos abordam questões como: Uma pessoa é essencialmente uma alma, um corpo físico ou outra coisa? Pode uma pessoa sobreviver à perda do seu cérebro? Quais tipos de mudanças na psicologia de uma pessoa, se houver, resultam em uma pessoa deixar de existir?

Plano de aula sobre filosofia da ciência

Planos de aula criados pela universidade Johns Hopkins e traduzidos para o português. Os planos abordam questões como: qual a diferença entre ciência, matemática e filosofia? O que é evidência? O que é uma explicação científica? Qual a relação entre ética e ciência?