Questões comentadas sobre os Pré-socráticos
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Questões objetivas sobre os filósofos pré-socráticos.
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Pergunta 1 de 10
1. Pergunta
(UEG 2011)
A influência de Sócrates na filosofia grega foi tão marcante que dividiu a sua história em períodos: período pré-socrático, período socrático e período pós-socrático. O período pré-socrático é visto como uma época de formação da filosofia grega, na qual predominavam os problemas cosmológicos. Ele se desenvolveu em cidades da Jônia e da Magna Grécia. Grandes escolas filosóficas surgem nesse período e muitos pensadores se destacam.Entre eles, um jônico, que ficou conhecido como pai da filosofia. Seu nome é:Correto
Ver explicação sobre o nascimento da filosofia, o pensamento dos pré-socráticos, como Tales e Demócrito, e o conceito de cosmologia.
Incorreto
Ver explicação sobre o nascimento da filosofia, o pensamento dos pré-socráticos, como Tales e Demócrito, e o conceito de cosmologia.
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Pergunta 2 de 10
2. Pergunta
(ENEM 2012)
TEXTO I
Anaxímenes de Mileto disse que o ar é o elemento originário de tudo o que existe, existiu e existirá, e que outras coisas provêm de sua descendência. Quando o ar se dilata, transforma-se em fogo, ao passo que os ventos são ar condensado. As nuvens formam-se a partir do ar por feltragem e, ainda mais condensadas, transformam-se em água. A água, quando mais condensada, transforma-se em terra, e quando condensada ao máximo possível, transforma- se em pedras.BURNET, J. A aurora da filosofia grega. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2006 (adaptado).TEXTO II
Basílio Magno, filósofo medieval, escreveu: “Deus, como criador de todas as coisas, está no princípio do mundo e dos tempos. Quão parcas de conteúdo se nos apresentam, em face desta concepção, as especulações contraditórias dos filósofos, para os quais o mundo se origina, ou de algum dos quatro elementos, como ensinam os Jônios, ou dos átomos, como julga Demócrito. Na verdade, dão a impressão de quererem ancorar o mundo numa teia de aranha.”GILSON, E.; BOEHNER, P. História da Filosofia Cristã. São Paulo: Vozes, 1991 (adaptado).Filósofos dos diversos tempos históricos desenvolveram teses para explicar a origem do universo, a partir de uma explicação racional. As teses de Anaxímenes, filósofo grego antigo, e de Basílio, filósofo medieval, têm em comum na sua fundamentação teorias queCorreto
Resposta passo-a-passo
Preste atenção ao que a questão pede que você faça. Nesse caso, ela exige que você compare duas concepções diferentes e diga o que ambas possuem em comum. Essa questão não exige conhecimentos prévios sobre as ideias de Anaxímenes e Basílio, embora isso facilite a interpretação dos textos e a resolução. Basta uma leitura atenta dos textos e das alternativas.
Passo 1: A primeira alternativa A não está correta porque essas concepções não eram baseadas nas ciências da natureza. Quando Anaxímenes formulou sua teoria ainda não existiam as ciências modernas e a concepção de Basílio é religiosa, não científica. Ver mais
Passo 2: A B alternativa também está errada. Refutar significa contestar, provar a falsidade de algo. Ora, a concepção de Basílio é claramente religiosa, portanto ele não está sequer discordando dos filósofos da religião.
Passo 3: Quando alternativa C, a concepção de Basílio tem origem nos mitos das civilizações antigas, em particular no Antigo Testamento. Porém Anaximandro propõe uma concepção considerada filosófica e, por isso, se opõe à antigos mitos. Ver mais
Passo 4: A alternativa D está correta porque ambas as concepções postulam um princípio originário para o mundo. Anaxímenes afirma que esse princípio é o ar e Basílio que ele é Deus. Ver mais
Passo 5: E a última alternativa, também incorreta, é uma afirmação que se aplica apenas à ideia de Basílio. O ar não é qualquer coisa semelhante à Deus, para Anaxímenes. Ver mais
Incorreto
Resposta passo-a-passo
Preste atenção ao que a questão pede que você faça. Nesse caso, ela exige que você compare duas concepções diferentes e diga o que ambas possuem em comum. Essa questão não exige conhecimentos prévios sobre as ideias de Anaxímenes e Basílio, embora isso facilite a interpretação dos textos e a resolução. Basta uma leitura atenta dos textos e das alternativas.
Passo 1: A primeira alternativa A não está correta porque essas concepções não eram baseadas nas ciências da natureza. Quando Anaxímenes formulou sua teoria ainda não existiam as ciências modernas e a concepção de Basílio é religiosa, não científica. Ver mais
Passo 2: A B alternativa também está errada. Refutar significa contestar, provar a falsidade de algo. Ora, a concepção de Basílio é claramente religiosa, portanto ele não está sequer discordando dos filósofos da religião.
Passo 3: Quando alternativa C, a concepção de Basílio tem origem nos mitos das civilizações antigas, em particular no Antigo Testamento. Porém Anaximandro propõe uma concepção considerada filosófica e, por isso, se opõe à antigos mitos. Ver mais
Passo 4: A alternativa D está correta porque ambas as concepções postulam um princípio originário para o mundo. Anaxímenes afirma que esse princípio é o ar e Basílio que ele é Deus. Ver mais
Passo 5: E a última alternativa, também incorreta, é uma afirmação que se aplica apenas à ideia de Basílio. O ar não é qualquer coisa semelhante à Deus, para Anaxímenes. Ver mais
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Pergunta 3 de 10
3. Pergunta
(ENEM 2015)
A filosofia grega parece começar com uma ideia absurda, com a proposição: a água é a origem e a matriz de todas as coisas. Será mesmo necessário deter-nos nela e levá-la a sério? Sim, e por três razões: em primeiro lugar, porque essa proposição enuncia algo sobre a origem das coisas; em segundo lugar, porque o faz sem imagem e fabulação; e enfim, em terceiro lugar, porque nela embora apenas em estado de crisálida, está contido o pensamento: Tudo é um.NIETZSCHE. F. Crítica moderna. In: Os pré-socráticos. São Paulo: Nova Cultural. 1999O que, de acordo com Nietzsche, caracteriza o surgimento da filosofia entre os gregos?Correto
Resolução passo-a-passo
Esse é uma questão sobre o pensamento dos filósofos chamados de pré-socráticos ou filósofos da natureza.
Passo 1: A alternativa A esta incorreta. Os filósofos não procuravam transformar a realidade, mas sim observar, compreender. Ver mais
Passo 2: A alternativa B está incorreta porque os filósofos pré-socráticos não usavam metáforas, como afirma Nietzsche ao dizer “o faz sem imagem e fabulação”. “Imagem”, nesse contexto, significa metáfora.
Passo 3: A alternativa C está correta. É justamente essa uma das características da filosofia dos primeiros filósofos, segundo Nietzsche. Ao afirmar “porque essa proposição enuncia algo sobre a origem das coisas”, faz referência ao fato de que os primeiros filósofos procuram pelas causas primeiras de tudo que existe. Não é dito aí que eles faziam isso “de forma racional”, por isso a questão exigia do leitor um pouco de conhecimento dos pré-socráticos. Ver mais
Passo 4: Os primeiros filósofos não procuravam pela diferença entre as coisas. Ao contrário, procuravam por aquilo que era comum a todas elas, como a água, o ar, os átomos, elementos que estavam presentes, segundo suas teorias, em todo o cosmos. Ver mais
Passo 5: Também não há qualquer tentativa de justificar a realidade existente. A ambição dos primeiros filósofos se reduzia a compreender o mundo que os cercava.
Incorreto
Resolução passo-a-passo
Esse é uma questão sobre o pensamento dos filósofos chamados de pré-socráticos ou filósofos da natureza.
Passo 1: A alternativa A esta incorreta. Os filósofos não procuravam transformar a realidade, mas sim observar, compreender. Ver mais
Passo 2: A alternativa B está incorreta porque os filósofos pré-socráticos não usavam metáforas, como afirma Nietzsche ao dizer “o faz sem imagem e fabulação”. “Imagem”, nesse contexto, significa metáfora.
Passo 3: A alternativa C está correta. É justamente essa uma das características da filosofia dos primeiros filósofos, segundo Nietzsche. Ao afirmar “porque essa proposição enuncia algo sobre a origem das coisas”, faz referência ao fato de que os primeiros filósofos procuram pelas causas primeiras de tudo que existe. Não é dito aí que eles faziam isso “de forma racional”, por isso a questão exigia do leitor um pouco de conhecimento dos pré-socráticos. Ver mais
Passo 4: Os primeiros filósofos não procuravam pela diferença entre as coisas. Ao contrário, procuravam por aquilo que era comum a todas elas, como a água, o ar, os átomos, elementos que estavam presentes, segundo suas teorias, em todo o cosmos. Ver mais
Passo 5: Também não há qualquer tentativa de justificar a realidade existente. A ambição dos primeiros filósofos se reduzia a compreender o mundo que os cercava.
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Pergunta 4 de 10
4. Pergunta
(UEL 2015)
De onde vem o mundo? De onde vem o universo? Tudo o que existe tem que ter um começo. Portanto, em algum momento, o universo também tinha de ter surgido a partir de uma outra coisa. Mas, se o universo de repente tivesse surgido de alguma outra coisa, então essa outra coisa também devia ter surgido de alguma outra coisa algum dia. Sofia entendeu que só tinha transferido o problema de lugar. Afinal de contas, algum dia, alguma coisa tinha de ter surgido do nada. Existe uma substância básica a partir da qual tudo é feito? A grande questão para os primeiros filósofos não era saber como tudo surgiu do nada. O que os instigava era saber como a água podia se transformar em peixes vivos, ou como a terra sem vida podia se transformar em árvores frondosas ou flores multicoloridas.Adaptado de: GAARDER, J. O Mundo de Sofia. Trad. de João Azenha Jr. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p.43-44.Com base no texto e nos conhecimentos sobre o surgimento da filosofia, assinale a alternativa correta.Correto
Resolução passo-a-passo
Passo 1: A alternativa A está incorreta por que os primeiros filósofos não consideravam os deuses, os mitos, histórias verdadeiras e irrefutáveis. Pelo contrário, descartavam as explicações mitológicas como ideias fantasiosas. Ver mais
Passo 2: A alternativa B é a mais de acordo com o pensamento dos primeiros filósofos. Muitos, como Tales, Anaxímenes e outros, tinham a crença de que havia uma substância básica a partir da qual tudo se originou; a observação, e a razão, ocupavam um papel importante na investigação desses primeiros filósofos. Ver mais
Passo 3: A alternativa C está incorreta porque não há consenso entre os primeiros filósofos sobre qual era o princípio que deu origem ao mundo. Tales dizia que era a água. Anaxímenes dizia que era o ar e não havia qualquer consenso. Ver mais
Passo 4: A alternativa D está incorreta. Os primeiros filósofos não adotaram qualquer concepção de mundo homérica. Adotaram justamente o que a alternativa D diz terem rejeitado: uma explicação naturalista para os fenômenos do cosmos.
Passo 5: Os pensadores citados nessa alternativa não concordam quanto ao princípio originário de todas as coisas. Tales acreditava que era a água, Anaxímenes o ar. Ver mais
Incorreto
Resolução passo-a-passo
Passo 1: A alternativa A está incorreta por que os primeiros filósofos não consideravam os deuses, os mitos, histórias verdadeiras e irrefutáveis. Pelo contrário, descartavam as explicações mitológicas como ideias fantasiosas. Ver mais
Passo 2: A alternativa B é a mais de acordo com o pensamento dos primeiros filósofos. Muitos, como Tales, Anaxímenes e outros, tinham a crença de que havia uma substância básica a partir da qual tudo se originou; a observação, e a razão, ocupavam um papel importante na investigação desses primeiros filósofos. Ver mais
Passo 3: A alternativa C está incorreta porque não há consenso entre os primeiros filósofos sobre qual era o princípio que deu origem ao mundo. Tales dizia que era a água. Anaxímenes dizia que era o ar e não havia qualquer consenso. Ver mais
Passo 4: A alternativa D está incorreta. Os primeiros filósofos não adotaram qualquer concepção de mundo homérica. Adotaram justamente o que a alternativa D diz terem rejeitado: uma explicação naturalista para os fenômenos do cosmos.
Passo 5: Os pensadores citados nessa alternativa não concordam quanto ao princípio originário de todas as coisas. Tales acreditava que era a água, Anaxímenes o ar. Ver mais
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Pergunta 5 de 10
5. Pergunta
(UNCISAL 2012)
O período pré-socrático é o ponto inicial das reflexões filosóficas. Suas discussões se prendem a Cosmologia, sendo a determinação da physis (princípio eterno e imutável que se encontra na origem da natureza e de suas transformações) ponto crucial de toda formulação filosófica. Em tal contexto, Leucipo e Demócrito afirmam ser a realidade percebida pelos sentidos ilusória. Eles defendem que os sentidos apenas capturam uma realidade superficial, mutável e transitória que acreditamos ser verdadeira. Mesmo que os sentidos apreendam “as mutações das coisas, no fundo, os elementos primordiais que constituem essa realidade jamais se alteram.” Assim, a realidade é uma coisa e o real outra.Para Leucipo e Demócrito a physis é compostaCorreto
Resolução passo-a-passo
A questão exige que você conheça o que Leucipo e Demócrito afirmavam ser o princípio de todas as coisas.
Passo 1: A alternativa A está incorreta porque foi Empédocles quem defendeu os quatro elementos como origem da natureza.
Passo 2: A alternativa B está incorreta porque era Tales de Mileto quem afirmava que a água era o princípio da natureza. Ver mais
Passo 3: A alternativa C está incorreta porque a afirmação de que o fogo é o princípio do cosmos é atribuída à Heráclito.
Passo 4: A alternativa D está incorreta porque tal concepção é atribuída à Anaximandro.
Passo 5: A alternativa E está correta. De fato foram esses dois filósofos da natureza os responsáveis por conceber a teoria de que a realidade é formada por átomos. Ver mais
Incorreto
Resolução passo-a-passo
A questão exige que você conheça o que Leucipo e Demócrito afirmavam ser o princípio de todas as coisas.
Passo 1: A alternativa A está incorreta porque foi Empédocles quem defendeu os quatro elementos como origem da natureza.
Passo 2: A alternativa B está incorreta porque era Tales de Mileto quem afirmava que a água era o princípio da natureza. Ver mais
Passo 3: A alternativa C está incorreta porque a afirmação de que o fogo é o princípio do cosmos é atribuída à Heráclito.
Passo 4: A alternativa D está incorreta porque tal concepção é atribuída à Anaximandro.
Passo 5: A alternativa E está correta. De fato foram esses dois filósofos da natureza os responsáveis por conceber a teoria de que a realidade é formada por átomos. Ver mais
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Pergunta 6 de 10
6. Pergunta
(UNIOESTE 2012)
O que há em comum entre Tales, Anaximandro e Anaxímenes de Mileto, entre Xenófanes de Colofão e Pitágoras de Samos? “Todos esses pensadores propõem uma explicação racional do mundo, e isso é uma reviravolta decisiva na história do pensamento” (Pierre Hadot).Com base no texto e nos conhecimentos sobre as relações entre mito e filosofia, seguem as seguintes proposições:- Os filósofos pré-socráticos são conhecidos como filósofos da physis porque as explicações racionais do mundo por eles produzidas apresentam não apenas o início, o princípio, mas também o desenvolvimento e o resultado do processo pelo qual uma coisa se constitui.
- Os filósofos pré-socráticos não foram os primeiros a tratarem da origem e do desenvolvimento do universo, antes deles já existiam cosmogonias, mas estas eram de tipo mítico, descreviam a história do mundo como uma luta entre entidades personificadas.
- As explicações racionais do mundo elaboradas pelos pré-socráticos seguem o mesmo esquema ternário que estruturava as cosmogonias míticas na medida em que também propõem uma teoria da origem do mundo, do homem e da cidade.
- O nascimento das explicações racionais do mundo são também o surgimento de uma nova ordem do pensamento, complementar ao mito; em certos momentos decisivos da história da filosofia as duas ordens de pensamento chegam a coexistir, exemplo disso pode ser encontrado no diálogo platônico Timeu quando, na apresentação do “mito mais verossímil”, a figura mítica do Demiurgo é introduzida para explicar a produção do mundo.
- Tales de Mileto, um dos Sete Sábios, além de matemático e físico é considerado filósofo – o fundador da filosofia, segundo Aristóteles – porque em sua proposição “A água é a origem e a matriz de todas as coisas” está contida a proposição “Tudo é um”, ou seja, a representação de unidade.
Assinale a alternativa correta.Correto
Passo 1: A primeira afirmação está correta: os primeiros filósofos buscavam explicações racionais e aquilo que chamavam de princípio de todas as coisas constitui, por assim dizer, o início, meio e fim da natureza. Ver mais
Passo 2: A segunda alternativa também está correta: de fato, os primeiros filósofos abordaram questões, como a origem da natureza, que já eram respondidas, a seu modo, pela mitologia, que usavam os deuses e seus conflitos como explicação para tudo. Ver mais
Passo 3: Os filósofos da natureza, ou pré-socráticos, se limitaram a tentar explicar o cosmos, a natureza. Somente com os sofistas e Sócrates que o homem e a cidade vai fazer parte das reflexões filosóficas. Portanto a terceira afirmação está incorreta. Ver mais
Passo 4: A quarta afirmação está correta. Todas as informações apresentadas aí são verdadeiras.
Portanto, a alternativa correta é a letra C, apenas a terceira afirmação está incorreta.
Incorreto
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Pergunta 7 de 10
7. Pergunta
(UEG 2008)
Tales foi o iniciador da reflexão sobre a physis, pois foi o primeiro filósofo a afirmar a existência de um princípio originário e único, causa de todas as coisas que existem, sustentando que esse princípio de tudo é a água. Tudo se origina a partir dela. Essa proposta é importantíssima […] podendo com boa dose de razão ser qualificada como a primeira proposta filosófica daquilo que se costuma chamar de começo da formação do universo.REALE, Giovanni. História da filosofia. São Paulo: Loyola, 1990.A passagem do mito à filosofia iniciou-se com os pré-socráticos. O primeiro deles foi Tales de Mileto, que iniciou o estudo da cosmologia. A cosmologia é definida como:Correto
Resolução passo-a-passo
Passo 1: A alternativa A não está correta porque, na filosofia, a área que investiga o agir humano é a ética ou filosofia moral. Ver mais
Passo 2: A alternativa B está correta porque cosmologia vem de cosmos e logia, que significa “estudo dos cosmos”. Algumas questões que os filósofos se colocavam sobre o cosmos é justamente qual sua origem e o que faz com que seja ordenado. Ver mais
Passo 3: A alternativa C está incorreta. O estudo do belo na arte pertence a uma área da filosofia chamada de estética.
Passo 4: A alternativa D está incorreta. A área da filosofia que estuda o Estado é chamada de filosofia política. Ver mais
Incorreto
Resolução passo-a-passo
Passo 1: A alternativa A não está correta porque, na filosofia, a área que investiga o agir humano é a ética ou filosofia moral. Ver mais
Passo 2: A alternativa B está correta porque cosmologia vem de cosmos e logia, que significa “estudo dos cosmos”. Algumas questões que os filósofos se colocavam sobre o cosmos é justamente qual sua origem e o que faz com que seja ordenado. Ver mais
Passo 3: A alternativa C está incorreta. O estudo do belo na arte pertence a uma área da filosofia chamada de estética.
Passo 4: A alternativa D está incorreta. A área da filosofia que estuda o Estado é chamada de filosofia política. Ver mais
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Pergunta 8 de 10
8. Pergunta
“…Princípio dos seres…ele [Anaximandro] disse (que era) o ilimitado…Pois donde a geração é para os seres, é para onde também a corrupção se gera segundo o necessário ; pois concedem eles mesmos justiça e deferência uns aos outros pela injustiça, segundo a ordenação do tempo.”Pré-Socráticos. Coleção “Os Pensadores”. São Paulo: Abril Cultural, 1978.A partir da análise do texto de Anaximandro, é correto afirmar que sua filosofia, em contraposição ao mito, se caracteriza porCorreto
Incorreto
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Pergunta 9 de 10
9. Pergunta
A primeira escola filosófica grega é a de Mileto e seus principais representantes são Tales, Anaximandro e Anaxímenes.Esses filósofos são considerados monistas, pois propõemCorreto
Incorreto
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Pergunta 10 de 10
10. Pergunta
A representação de Demócrito é semelhante à de Anaxágoras, na medida em que um infinitamente múltiplo é a origem; mas nele a determinação dos princípios fundamentais aparece de maneira tal que contém aquilo que para o que foi formado não é, absolutamente, o aspecto simples para si. Por exemplo, partículas de carne e de ouro seriam princípios que, através de sua concentração, formam aquilo que aparece como figura.HEGEL. G. W. F. Crítica moderna. In: SOUZA, J. C. (Org.). Os pré-socrática: vida e obra. São Paulo: Nova Cultural. 2000 (adaptado).O texto faz uma apresentação crítica acerca do pensamento de Demócrito, segundo o qual o “princípio constitutivo das coisas” estava representado pelo(a)Correto
Incorreto