Plano de aula sobre direita e esquerda, ideologias e partidos políticos

Nessas aulas, os estudantes irão aprender sobre o significado de ideologias que moldam o debate político contemporâneo através do trabalho em grupo e da discussão. O ponto de partida desse plano de aula é uma situação-problema na qual os alunos devem ajudar dois personagens fictícios, com valores e prioridades políticas bem diferentes, a escolher o candidato do partido que melhor combine com suas preferências. As aulas foram organizadas para promover da melhor forma possível a interação e o diálogo entre os estudantes sobre temas que são sensíveis. Tendo isso em vista, primeiro os estudantes exploram uma série de ideologias políticas através de uma técnica de trabalho em grupo conhecida como Quebra-cabeça ou Jigsaw. Em seguida, através de um sistema de rotações por estações de aprendizagem, discutem uma série de preferências políticas de pessoas fictícias e como isso está alinhado às ideologias que estudaram na etapa anterior e aos principais partidos políticos brasileiros. Ao longo desse processo, espera-se que os estudantes desenvolvam conhecimentos sobre ideologias e partidos e saibam usar isso para escolher candidatos que estejam alinhados às suas visões de mundo e prioridades políticas. Nesse plano, você encontra todos os materiais necessários para sua aplicação: material de pesquisa, materiais para impressão e descrição de pessoas fictícias para discussão, além de orientações detalhadas sobre como aplicar.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Fazer login Assinar