Plano de aula sobre Filosofia da Mente e Inteligência Artificial

William Godoy
2 min leitura

A ideia deste plano de aula é aproveitar as notícias e especulações sobre Inteligência Artificial (IA), impulsionadas pela popularidade de ferramentas como o ChatGPT, para discutir o que é a mente. A partir de trechos de diálogos de Blake Lemoine, ex-engenheiro do Google, com um modelo de linguagem da empresa conhecido como LaMDA, as aulas convidam os estudantes a refletir sobre as condições necessárias para que alguém tenha uma mente e se computadores já atendem a esses requisitos ou poderão fazê-lo no futuro.

Resumo do plano de aula:

  • Introdução: Leitura e discussão sobre o diálogo entre um engenheiro do Google e uma IA, seguida de uma simulação do teste de Turing.
  • Leitura e discussão sobre teorias da mente: Para embasar a discussão sobre IA, os estudantes conhecerão, por meio de uma dinâmica de trabalho em grupo chamada quebra-cabeça, conceitos como o dualismo mente-corpo, o dualismo de propriedades, o fisicalismo e o funcionalismo.
  • Seminário: Discussão com a turma sobre até que ponto a IA possui uma mente semelhante à dos seres humanos ou poderá tê-la no futuro.
  • Avaliação: Para avaliar a compreensão conceitual dos estudantes sobre os conceitos de filosofia da mente utilizados na discussão sobre IA, serão aplicadas questões objetivas e dissertativas.

O plano de aula inclui todos os recursos necessários para sua aplicação: textos didáticos, um texto com o diálogo entre a IA e o engenheiro para introdução, orientações para a simulação do teste de Turing e questões para avaliação de compreensão conceitual.

O conteúdo completo desta sequência didática é exclusivo para assinantes. Faça login abaixo para acessar este e dezenas de outros planos de aula, além do Banco de Questões e outros recursos dedicados ao ensino de filosofia.