Questões sobre Pitágoras

Por que Pitágoras considerava os números mais reais que objetos físicos como pedras ou árvores?
Porque os números podem ser vistos e tocados, enquanto objetos físicos não podem.
Ele acreditava que os objetos físicos eram ilusões e os números a única verdade.
Ele via os números como criações humanas, superiores às imperfeições da natureza.
Porque os números são imutáveis e universais, ao contrário dos objetos físicos.
De acordo com Pitágoras, como o conceito de filósofo difere da noção tradicional de um sábio?
O filósofo é um líder espiritual, enquanto o sábio é um líder político ou social.
O filósofo ensina sabedoria, enquanto o sábio a utiliza para resolver problemas práticos.
O filósofo é alguém que já alcançou a verdade, enquanto um sábio continua buscando.
O filósofo é um eterno aprendiz, ao contrário do sábio, que já detém o conhecimento.
Como a escola fundada por Pitágoras diferia das outras escolas filosóficas de pensadores pré-socráticos?
Funcionava como uma ordem religiosa e sociedade secreta.
Era estritamente focada em ensinamentos políticos e sociais.
Enfatizava o ensino público e a distribuição de conhecimento para todos.
Era mais focada no estudo da matemática do que na filosofia.
A quebra do silêncio dos pitagóricos por Filolau, ao publicar um livro, ocorreu por qual motivo?
Havia uma de divulgar o conhecimento pitagórico para um público mais amplo.
Os pitagóricos eventualmente abandonaram a filosofia de Pitágoras.
Filolau se viu em dificuldades financeiras e acreditou que poderia ganhar dinheiro.
Filolau se opunha às crenças e métodos de Pitágoras e queria expor o mestre.
Como a ideia de reencarnação influenciava o objetivo da vida pitagórica?
Levava a uma desvalorização da vida, focando apenas no pós-morte.
Motivava a purificação da alma para alcançar a libertação do ciclo de reencarnações.
Encorajava a busca pelo prazer material, já que a vida era vista como temporária.
Enfatizava a importância do poder e status social, pois a alma retornaria em condições melhores.