Questões para identificar premissas e conclusão em textos complexos

1/4
Julgar se a vida vale ou não a pena ser vivida é responder à pergunta fundamental da filosofia.[…] Se eu me pergunto por que julgo que tal questão é mais premente que tal outra, respondo que é pelas ações a que ela se compromete.[…] Galileu, que sustentava uma verdade científica importante, abjurou dela com a maior tranquilidade assim que viu sua vida em perigo. Em certo sentido, fez bem. Essa verdade não valia o risco da fogueira.[…] Mas vejo, em contrapartida, que muitas pessoas morrem porque consideram que a vida não vale a pena ser vivida. Vejo outros que, paradoxalmente, deixam-se matar pelas ideias ou ilusões que lhes dão uma razão de viver […]. Julgo, então, que o sentido da vida é a mais premente das perguntas.


CAMUS, Albert. O mito de Sísifo. Rio de Janeiro: Record, 2014, p. 18.

Qual das seguintes opções melhor reflete as premissas e a conclusão do argumento de Camus no texto "O mito de Sísifo"?

  • Premissa: Algumas pessoas abrem mão de suas crenças ou verdades para salvar suas próprias vidas. Conclusão: O sentido da vida não é tão importante quanto a sobrevivência.
  • Premissa: Uma resposta para o sentido da vida muitas vezes determina se a pessoa continua ou deixa de viver. Conclusão: O sentido da vida é a pergunta mais importante da filosofia.
  • Premissa: O sentido da vida é uma pergunta sem importância. Conclusão: Não devemos nos preocupar com o sentido da vida.
  • Premissa: As ilusões e ideias que dão uma razão de viver são importantes para algumas pessoas. Conclusão: Devemos encontrar uma razão para viver, independentemente do que seja.