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Questões sobre diálogo entre Sócrates e Lísis

No diálogo Lísis, qual é a ideia central relacionada à amizade que é explorada através das perguntas e respostas entre Sócrates e Menêxeno?
A amizade ocorre apenas entre pessoas com interesses similares.
A amizade não pode existir entre pessoas com diferentes opiniões políticas.
A reciprocidade na amizade e o papel do amante e do amado.
A amizade é uma relação hierárquica onde uma parte domina a outra.
A amizade só pode ocorrer entre pessoas da mesma cultura e origem.

No diálogo Lísis, Sócrates afirma:

"Acontece que desde criança eu desejo um certo bem, assim como outras pessoas desejam outros bens. Com efeito, um deseja possuir cavalos, outro cães, outro ouro, e ainda outro honra, mas eu não me interesso muito por essas coisas. Contudo, quando se trata de obter amigos, sinto um ardente desejo, e preferiria ter um bom amigo a ter a mais bela codorna ou o mais belo galo do mundo, e sim, por Zeus, até mesmo um cavalo ou um cão! Creio que – pelo cão! – eu escolheria sem sombra de dúvida antes um companheiro do que o ouro de Dario, ou mesmo o próprio Dario; eis a minha paixão por fazer amigos."

A partir desse trecho, é possível concluir que .
Sócrates, apesar de valorizar a amizade, não consegue estabelecer laços com outras pessoas facilmente.
Sócrates demonstra interesse em aprender sobre a natureza da amizade, já que a deseja ardentemente.
Sócrates vê a amizade como uma forma de adquirir poder e influência sobre os outros.
Sócrates considera que a amizade é uma habilidade inata e não pode ser aprendida ou desenvolvida.
Sócrates acredita que o verdadeiro significado da vida é encontrar amigos que compartilham dos mesmos interesses materiais.
Qual é a primeira definição de amizade apresentada no diálogo?
A amizade é baseada na necessidade mútua.
A amizade é fundamentada no prazer.
A amizade é fundamentada no bem.
A amizade não precisa ser recíproca para ser amizade.
A amizade é baseada na sabedoria e na virtude.

No diálogo Lísis, Sócrates afirma:

"Acontece que desde criança eu desejo um certo bem, assim como outras pessoas desejam outros bens. Com efeito, um deseja possuir cavalos, outro cães, outro ouro, e ainda outro honra, mas eu não me interesso muito por essas coisas. Contudo, quando se trata de obter amigos, sinto um ardente desejo, e preferiria ter um bom amigo a ter a mais bela codorna ou o mais belo galo do mundo, e sim, por Zeus, até mesmo um cavalo ou um cão! Creio que – pelo cão! – eu escolheria sem sombra de dúvida antes um companheiro do que o ouro de Dario, ou mesmo o próprio Dario; eis a minha paixão por fazer amigos."

A partir desse trecho, é possível concluir que:
Sócrates valoriza a amizade acima de posses materiais e honrarias.
Sócrates não vê valor algum em fazer amigos e prefere focar apenas em seus interesses pessoais.
Sócrates acredita que o mais importante na vida é acumular riquezas e status social.
Sócrates possui uma paixão por animais, como cavalos e cães, igual ao seu desejo por amizades.
Sócrates considera o ouro de Dario e o próprio Dario como possíveis amigos.

No diálogo Lísis, Sócrates apresenta o seguinte exemplo:

"Então, o amado é amigo do amante, segundo parece, Menêxeno, quer ele o ame, quer o odeie. É o caso das crianças muito novas: umas ainda nem amam, enquanto outras já odeiam, como quando são castigadas pela mãe ou pelo pai. Entretanto, ainda que sintam ódio naquele momento, são os entes mais queridos aos pais."

Tal exemplo é usado pelo filósofo para mostrar que:
A amizade entre pais e filhos é uma exceção à regra geral de que a amizade deve ser baseada em interesses e valores compartilhados.
A amizade pode ser algo temporário, pois crianças podem mudar seus sentimentos em relação aos pais com o tempo.
Mostra que a amizade é uma construção social e varia dependendo da sociedade em que se vive.
A amizade pode ser baseada em conexões familiares, e não apenas em laços emocionais e intelectuais.
A reciprocidade na amizade pode não ser necessária, já que pais podem amar seus filhos mesmo quando estes não os amam ou os odeiam.