Imagem com logo do site

Questões sobre ideologias verdes

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, trouxe avanços globais, mas também deixou a desejar por não ter estabelecido metas mais rígidas para enfrentar a crise climática. Essa é a análise de organizações ligadas ao meio ambiente que acompanharam a conferência, ocorrida entre 30 de novembro e 13 de dezembro. Após uma maratona de negociações, a COP28 aprovou um acordo histórico para promover a transição energética, reduzindo o uso de combustíveis fósseis. É a primeira vez na história das conferências das Nações Unidas dedicadas ao clima que um documento final dos trabalhos reflete a transição dos combustíveis fósseis para fontes energéticas alternativas.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-12/cop28-traz-avancos-mas-crise-climatica-exige-medidas-mais-duras

Com base nos resultados da COP28 e considerando as diferentes vertentes das ideologias verdes, qual das seguintes proposições melhor reflete uma possível visão da vertente moderada da ideologia verde sobre o acordo alcançado na conferência?
O acordo é um passo insuficiente, pois não aborda a necessidade de uma reorganização da sociedade e da economia, fundamentais para combater a crise climática de forma eficaz.
A conferência falhou completamente ao não reconhecer a desigualdade de riqueza e acesso à tecnologias que existe entre países ricos e pobres.
O acordo representa um avanço significativo, pois demonstra um compromisso global com a transição para fontes de energia menos poluentes.
O foco na transição energética ignora completamente a importância de estabelecer uma conexão mais profunda entre seres humanos e natureza.
O que significa o termo "sustentabilidade" no contexto do ecologismo?
Otimização da exploração dos recursos naturais para minimizar o desperdício.
Foco no bem-estar humano atual, sem considerar as consequências ambientais futuras.
Uso de recursos naturais de forma a preservá-los para as gerações futuras.
Manutenção do crescimento econômico constante, agora e para as futuras gerações.
Desenvolvimento de tecnologias que minimizam, mas não eliminam, os danos ao meio ambiente.
O que caracteriza a "ecologia profunda" em contraste com a "ecologia superficial"?
Considera que todos os seres vivos possuem um valor intrínseco e merecem respeito.
Argumenta que a conservação ambiental deve focar apenas em áreas de alto valor econômico.
Enfatiza a inovação tecnológica para solucionar os problemas ambientais.
Defende que a natureza deve ser preservada exclusivamente por seu valor utilitário para os humanos.
Qual dos seguintes conceitos melhor descreve a ideia de sustentabilidade conforme apresentada no relatório da Comissão Brundtland?
Desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações de atender às suas próprias necessidades.
Sustentabilidade é o processo que se concentra unicamente na conservação dos recursos naturais, garantindo que o meio ambiente seja protegido em todos os aspectos.
Proteção de habitats naturais focando na conservação ambiental, considerando as necessidades econômicas e sociais das populações humanas que ocupam esses habitats.
Aumento do consumo de recursos naturais, buscando impulsionar o crescimento econômico, avaliando os impactos de longo prazo sobre o meio ambiente.
Qual das seguintes afirmações melhor descreve a vertente mais moderada das ideologias verdes?
Defende a abolição completa dos sistemas políticos e econômicos existentes.
Argumenta que somente uma sociedade socialista pode resolver os problemas ambientais.
Busca aplicar princípios ecológicos dentro dos sistemas políticos e econômicos existentes.
Enfatiza a mudança fundamental na percepção da relação entre humanos e natureza.