Imagem com logo do site

Ensinar Filosofia

Recursos para ensinar filosofia no ensino médio: planos de aula, atividades, materiais didáticos, metodologias e instrumentos tecnológicos para aulas.

Análise das questões de filosofia do ENEM 2024

A edição do Enem deste ano apresentou dez questões de filosofia, número um pouco superior ao de outras edições, nas quais geralmente a disciplina é abordada com menor frequência. Entre os filósofos citados nas questões, destacam-se nomes clássicos como Aristóteles e Michel Foucault, cujas teorias e reflexões já são familiares em provas anteriores.

Jogos no ensino de filosofia: 5 opções para engajar estudantes do ensino médio

Introdução O ensino de filosofia, na maioria das vezes, gira em torno da leitura de textos, discussões em sala de aula e outras atividades mais tradicionais. Esse modelo tem seu valor, especialmente para quem já está acostumado com o mundo filosófico. Mas, quando pensamos em estudantes mais jovens, que estão apenas começando a se envolver […]

jogos no ensino de filosofia

Plano de aula sobre justiça distributiva

Esta sequência didática aborda o tema da justiça distributiva, analisando diversas teorias filosóficas contemporâneas sobre o assunto e como a riqueza é distribuída no Brasil. O objetivo é capacitar os estudantes para compreender o conceito de justiça distributiva, comparar diferentes teorias filosóficas e aplicar estes conceitos para discutir questões contemporâneas envolvendo distribuição de recursos e justiça social.

Para atingir esses objetivos, ela lança mão de uma série de estratégias: atividades de discussão em grupo sobre critérios usados em diferentes contextos para distribuir recursos e oportunidades, uma espécie de simulação com a turma para mostrar como a riqueza é distribuída no Brasil, debate formal sobre um tema atual, pesquisa e compartilhamento de informações em pequenos grupos por meio da metodologia Jigsaw, e atividades mais tradicionais, como breves momentos de aula expositiva e atividade com questões de múltipla escolha e discursivas.

O texto a seguir oferece uma descrição detalhada para cada uma das sete aulas, bem como todos os materiais necessários para sua implementação: situações hipotéticas para que os estudantes possam discutir sobre critérios de justiça, dinheiro de brinquedo e tabela com distribuição de grupos e valores para simular a distribuição de riqueza no Brasil, textos didáticos sobre os conteúdos abordados e materiais de pesquisa para que os estudantes possam se preparar para o debate, sugestão de estrutura para o debate e questões dissertativas e de múltipla escolha para avaliação.

O conteúdo completo desta sequência didática é exclusivo para assinantes. Faça login abaixo para acessar este e dezenas de outros planos de aula, além do Banco de Questões e outros recursos dedicados ao ensino de filosofia.

justiça distributiva

Estrutura para um debate formal em uma aula de 50 minutos

Ao longo dos últimos anos, tenho experimentado diferentes maneiras de organizar debates em sala de aula. Sempre gostei da estrutura de um debate formal, em que os alunos são divididos em dois grupos com opiniões opostas para discutir um tema e essa dinâmica tem se mostrado uma estratégia útil para estimular o envolvimento dos estudantes […]

Trabalho em grupo em sala de aula: benefícios, desafios e estratégias

Na sala de aula do professor Henrique, os alunos receberam liberdade para formar seus próprios grupos para um projeto. Como resultado, foram criados por afinidades pessoais e com alguns alunos que “sobraram” dos grupos de amizade. Em um desses grupos, ocorreu o seguinte. Gabriel e Lívia, interessados no tema do projeto e conhecidos por todos […]

Trabalho em grupo com estudantes em sala de aula

Plano de aula sobre o nascimento da filosofia

Esta sequência didática foi planejada para apresentar o nascimento da filosofia na Grécia Antiga. O objetivo é capacitar os estudantes a identificar o contexto histórico e cultural do nascimento da filosofia, reconhecer alguns filósofos pré-socráticos, como Tales, Empédocles e Heráclito, além de seus conceitos fundamentais, avaliar a contribuição desses filósofos para o desenvolvimento subsequente da filosofia e da ciência, e diferenciar a filosofia nascente do pensamento mitológico.

Para alcançar esses objetivos, as aulas utilizam uma variedade de estratégias de ensino, incluindo leitura coletiva de mitos, análise de trechos de textos clássicos de filosofia, pesquisa individual, discussões em grupo e a produção de uma representação teatral.

O plano de aula a seguir oferece uma descrição detalhada para cada uma das oito aulas, bem como todos os materiais necessários para sua implementação: textos didáticos sobre os filósofos pré-socráticos, um texto narrativo sobre um encantamento assírio, um trecho de Mircea Eliade e questões para sua análise, excertos de textos de filósofos que discutem o nascimento da filosofia, vídeo e apresentação sobre as características da Grécia Antiga e o pensamento de alguns pré-socráticos, uma rubrica de avaliação para a representação teatral e questões dissertativas e de múltipla escolha para avaliação.

O conteúdo completo desta sequência didática é exclusivo para assinantes. Faça login abaixo para acessar este e dezenas de outros planos de aula, além do Banco de Questões e outros recursos dedicados ao ensino de filosofia.

3 livros que gostaria de ter lido quando comecei a trabalhar como professor 

Esse ano completa dez anos que comecei a dar aulas de filosofia no ensino médio. Na época estava recém saindo da faculdade e lembro da sensação de entrar na sala de aula pela primeira vez, sendo completamente responsável por várias turmas em todos os aspectos: planejamento de currículo, das aulas, avaliação, aprovação ou reprovação de […]