Plano de aula sobre justiça distributiva

Esta sequência didática aborda o tema da justiça distributiva, analisando diversas teorias filosóficas contemporâneas sobre o assunto e como a riqueza é distribuída no Brasil. O objetivo é capacitar os estudantes para compreender o conceito de justiça distributiva, comparar diferentes teorias filosóficas e aplicar estes conceitos para discutir questões contemporâneas envolvendo distribuição de recursos e justiça social.

Para atingir esses objetivos, ela lança mão de uma série de estratégias: atividades de discussão em grupo sobre critérios usados em diferentes contextos para distribuir recursos e oportunidades, uma espécie de simulação com a turma para mostrar como a riqueza é distribuída no Brasil, debate formal sobre um tema atual, pesquisa e compartilhamento de informações em pequenos grupos por meio da metodologia Jigsaw, e atividades mais tradicionais, como breves momentos de aula expositiva e atividade com questões de múltipla escolha e discursivas.

O texto a seguir oferece uma descrição detalhada para cada uma das sete aulas, bem como todos os materiais necessários para sua implementação: situações hipotéticas para que os estudantes possam discutir sobre critérios de justiça, dinheiro de brinquedo e tabela com distribuição de grupos e valores para simular a distribuição de riqueza no Brasil, textos didáticos sobre os conteúdos abordados e materiais de pesquisa para que os estudantes possam se preparar para o debate, sugestão de estrutura para o debate e questões dissertativas e de múltipla escolha para avaliação.

O conteúdo completo desta sequência didática é exclusivo para assinantes. Faça login abaixo para acessar este e dezenas de outros planos de aula, além do Banco de Questões e outros recursos dedicados ao ensino de filosofia.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Fazer login Assinar