Questões sobre lógica aristotélica

Considere as seguintes premissas: “Todos os generais são oficiais do exército”. “Todos os oficiais do exército são militares”.

Para obter um silogismo válido, a conclusão que logicamente se segue de tais premissas é:
alguns oficiais do exército são militares.
todos os militares são oficiais do exército.
alguns militares não são oficiais do exército.
nenhum general é oficial do exército.
todos os generais são militares.

Leia o texto a seguir sobre a temática da Lógica:

A Aristóteles cabe o mérito de ter iniciado o estudo orgânico das regras da lógica. O mérito principal de Aristóteles é ter fixado, com grande exatidão, as regras da argumentação dedutiva na forma de silogismo. MONDIN, B. Introdução à Filosofia. São Paulo: Edições Paulinas, 1980, p. 13.

O autor faz algumas considerações acerca da filosofia de Aristóteles, com singularidade no âmbito da lógica. Sobre isso, tem-se como CORRETO que
o silogismo é um tipo de argumento que deve ter um termo maior, nem mais nem menos.
a argumentação dedutiva chega à conclusão valendo-se da experiência sensível.
as regras da argumentação dedutiva chegam a uma conclusão, partindo de dados particulares.
o silogismo é expresso pela ligação de dois termos por meio de um terceiro.
o tipo de argumento dedutivo faz uso da analogia sem inferência das premissas.
Considerando a premissa maior “Nenhum inseto tem coluna vertebral” e a premissa menor “Todas as moscas são insetos”, a conclusão correta do silogismo válido é:
Nenhum inseto é mosca.
Alguns insetos não são moscas.
Nenhuma mosca tem coluna vertebral.
Algumas moscas são insetos.
Alguns insetos têm coluna vertebral.

Na lógica clássica, as proposições que compõem um raciocínio são classificadas como: (1) universais ou particulares e (2) afirmativas ou negativas.

Assim sendo, as proposições “todo ser humano é mortal”, “algumas pessoas não usam óculos” e “alguns motoristas são descuidados” são classificadas, respectivamente, como:
universal afirmativa, particular afirmativa e particular negativa.
universal afirmativa, particular negativa e particular afirmativa
particular afirmativa, universal negativa e universal afirmativa.
particular negativa, particular afirmativa e universal afirmativa.
particular afirmativa, universal negativa e particular afirmativa.

Considere verdadeira a declaração: “Nenhum dos alunos que fizeram uma determinada prova tirou mais do que 7”.

Diante disso, qual a conclusão correta?
Todos os alunos tiraram 7 na prova.
Algum aluno tirou 7 na prova.
Todos os alunos tiraram menos do que 7 na prova.
Algum aluno tirou 7 ou menos na prova.
Algum aluno tirou menos de 7 na prova.

O silogismo é a forma lógica proposta pelo filósofo grego Aristóteles (384 a 322 a.C.) como instrumento para a produção de conhecimento consistente.

O silogismo é tradicionalmente constituído por
uma premissa maior e uma conclusão que decorre logicamente da premissa.
uma premissa maior, uma menor e uma conclusão que se segue das premissas.
três premissas, um termo maior e um menor que as conecta logicamente.
duas premissas, dois termos médios e uma conclusão que se segue delas.
uma premissa, um termo médio e uma conclusão que decorre da premissa.

Os silogismos são argumentos compostos por duas premissas e uma conclusão.

Um exemplo de silogismo válido é:
Todas as aves têm pernas. Os mamíferos têm pernas. Logo, todas as mesas têm pernas.
Curitiba é capital de Estado. São Paulo é capital de Estado. Belém é capital de Estado.
Antes de ontem choveu. Ontem também choveu. Logo, amanhã certamente choverá.
Todas as plantas são verdes. Todas as árvores são plantas. Todas as árvores são mortais.
Alguns gatos não têm pelo. Todos os gatos são mamíferos. Alguns mamíferos não têm pelo.