Como criar formulários Google usando banco de questões

Os formulários do Google são uma ferramenta valiosa para coletar informações e avaliar o desempenho dos alunos. Eles podem ser personalizados de acordo com as necessidades do professor, permitem uma visualização simples do desempenho dos estudantes e têm a opção de correção automática em questões objetivas. Seu uso facilita bastante processos rotineiros como a elaboração de avaliação.

No entanto, a criação de formulários pode ser um processo trabalhoso e demorado, especialmente se você estiver preparando uma avaliação com muitas questões. A atividade em si de criar questões é um pouco demorada, mas mesmo com questões prontas, colocá-las em um formulário e configurar tudo o que precisa para funcionar como o esperado também exige um bom tempo, sobretudo se você não tiver experiência com a ferramenta. Uma questão do ENEM, por exemplo, exige que você crie um componente no formulário para o texto de apoio, em seguida cole o enunciado em um campo, a alternativa A em outro campo, a B em outro e assim até o final. Em seguida terá que selecionar a alternativa correta e configurar o sistema anti-cola. Serão várias etapas que terá que repetir sempre que inserir uma nova questão.

Uma solução para esse problema é usar um banco de questões que possibilite exportar listas de perguntas para um formulário. Neste texto, vamos mostrar algumas ferramentas para criar formulários do Google usando banco de questões, o que pode economizar muito tempo e esforço.

ForMaker

O Form Maker é uma extensão para as planilhas do Google que permite criar formulários a partir de dados de planilhas, o que pode ser uma grande vantagem em relação à criação manual. Com Form Maker, os usuários podem criar perguntas de múltipla escolha, perguntas de resposta curta, caixas de seleção e outros tipos de perguntas, e adicionar validação de dados, opções de resposta personalizadas e outras opções de formatação.

O usuário pode inserir quantas questões desejar na planilha que o Form Maker usa como banco de dados e organizá-las por categorias. No momento de criar um formulário, basta selecionar as questões desejadas que a extensão faz todo o trabalho de formatar o formulário para você.

O Form Maker não é uma extensão gratuita, custa $30 dólares por ano por usuário, o que significa em torno de $150 reais.

Essa extensão tem várias vantagens:

• Criação rápida e fácil de formulários: ela permite criar formulários rapidamente e facilmente, a partir de dados de uma planilha do Google, economizando tempo e esforço em comparação com a criação manual.
  • Personalização: ela permite personalizar as perguntas e opções de formatação do formulário, incluindo validação de dados, opções de resposta personalizadas e outras opções.
  • Ferramenta conhecida: por rodar em uma planilha do Google, não exige criação de novas contas para armazenamento de dados e funciona em um ambiente com o qual muitos usuários já estão familiarizados.

Ao mesmo tempo, apresenta algumas desvantagens significativas

• Curva de aprendizagem: o Form Maker exige conhecimento significativo sobre o uso de planilhas e também requer um tempo para se acostumar com suas funcionalidades e opções de personalização. Com uma complicação, ele está todo em inglês, assim como as informações de suporte disponíveis no site oficial.
  • Não tem questões: essa ferramenta não tem nenhuma questão prévia. O usuário terá que adicionar de uma por uma, o que é mais demorado do que fazer isso no próprio formulário. A única vantagem acaba sendo poder organizar um banco de questões pessoal para uso futuro.

Banco de questões Filosofia na Escola

O banco de questões disponível no Filosofia na Escola tem uma proposta diferente. Não se trata de uma extensão para aplicativos do Google, mas de um webapp com milhares de questões que o usuário pode pesquisar, selecionar e exportar para um formulário.

Essa ferramenta também não é gratuita, custa $20 reais por ano.

Ela traz várias vantagens:

• Facilidade de uso: se trata de uma ferramenta bastante intuitiva, semelhante a qualquer sistema de busca usado em lojas virtuais, por exemplo, de modo que o usuário não precisa aprender algo novo para começar a usar.
  • Praticidade: a criação de um formulário é muito prática, exige apenas o número de cliques necessários para escolher as questões. Com onze cliques você consegue criar um formulário com dez questões.
  • Questões: esse banco de questões já conta com milhares de questões de filosofia de vestibulares, ENEM e exclusivas do site.

Porém, ela também tem algumas desvantagens:

• Não permite que os usuários insiram suas próprias questões.
  • Suporta a criação de formulários apenas com questões de múltipla escolha.
  • Tem apenas questões de filosofia.

Banco de questões Prof Assistente

Outro banco de questões com uma proposta semelhante ao anterior é o disponível no site Prof Assistente. Nele também a proposta é oferecer de forma organizada para o usuário

uma lista de questões de vestibulares, mas também com a possibilidade de inserir suas próprias questões.

Essa também é uma ferramenta paga, com assinatura mensal, não anual coma as anteriores. O valor é de $16,99 reais.

Vantagens do banco de questões do Prof Assistente

• Facilidade de uso: assim como o anterior, exige conhecimentos muito básicos de informática.
  • Praticidade: assim como o anterior, é muito rápido o processo de criação de formulários, sendo possível fazer com poucos cliques.
  • Número e variedade de questões: a ferramenta possui cerca de 50 mil questões de vestibulares e ENEM, de mais de 10 disciplinas geralmente presentes no ensino médio.

Desvantagens

• Permite inserir e exportar para o formulário apenas questões de múltipla escolha e dissertativas.