Planos de aula de filosofia

Nessa página você encontra planos de aula de filosofia sobre diversos temas e filósofos. Estão disponíveis aqui para que possam ser usados como exemplos de boas práticas de ensino e sirvam pra inspirar novas abordagens mais do que promover a repetição. Para facilitar a busca, todos os planos de aula estão organizados por temas.

Planos de aula sobre argumentação

A Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio que está para ser aprovada possui uma competência geral associada à aprendizagem de conteúdos de argumentação. A competência geral 7 propõe o seguinte: “Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.”

Os planos de aula abaixo procuram trabalhar de diferentes formas com  capacidade argumentativa dos estudantes. Ambos são pensados a partir da ideia de que os conceitos aprendidos em lógica devem ter uma aplicação na análise, compreensão e produção de argumentos em situações reais. Por isso, além de apresentar conceitos relevantes para, estão integrados a uma série de exercícios e trabalhos que tem como objetivo por em prática os conceitos aprendidos.

Planos de aula de teoria do conhecimento

Plano de aula sobre emoções

  • Plano de aula sobre emoções. Plano de aula produzido por Sérgio Adas, com uma abordagem filosófica sobre as principais emoções humanas. Um dos pontos a serem destacados sobre ele é o potencial que tem de proporcionar aos estudantes um autoconhecimento emocional. Além disso, possui atividades envolventes para e está bem amparado em conceitos e textos da tradição filosófica.

Planos de aula de ética

Planos de aula de Filosofia Política

  • Plano de aula sobre justiça social. Esse plano de aula discute, a partir de dois filósofos, Platão e Rawls, problemas relativos à distribuição de riqueza e outros bens sociais. 
  • Dinâmicas de educação política. Planos de aula elaborados por Pé na Escola e Politize. Esses planos de aula são simulações que servem para o estudante conhecer vários conceitos políticos. Os nomes dos planos de aula são: criando um país, jogo do parlamento, constituição federal e ações afirmativas no Supremo Federal e diversidade religiosa no conselho da escola.
  • Plano de aula sobre liberdade política.
  • Plano de aula sobre Rousseau e a política. Esse plano de aula aborda vários aspectos do pensamento político de Rousseau, a relação dessa com figuras como Hobbes e Locke e com os acontecimentos políticos de seu tempo. Faz isso propondo um trabalho de interpretação de textos selecionados do Contrato Social e o Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens.

Coleções de Planos de Aula

Bibliografia recomendada

Os livros abaixo são dedicados parcial ou integralmente à propostas de planos de trabalho de filosofia.

  • Adas, Sérgio. Propostas de trabalho e ensino de filosofia: especificidade das habilidades; eixos temático-históricos e transversalidade. São Paulo: Moderna, 2012.
  • Campaner, Sônia. Filosofia: ensinar e aprender. São Paulo: Livraria Saraiva, 2012.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *