Questões sobre falsa analogia
O argumento "se médicos podem consultar seus livros durante uma cirurgia, estudantes também deveriam poder consultar seus livros durante uma prova" é um exemplo de falácia da falsa analogia. Em qual dos exemplos a seguir há uma falácia semelhante?
"Se atletas olímpicos treinam todos os dias, qualquer pessoa que treina diariamente se tornará um atleta olímpico."
"Se todos os meus amigos gostam de pizza, então todos os brasileiros gostam de pizza."
"Se empresários de sucesso acordam cedo, todos que acordam cedo terão sucesso nos negócios."
"Se os médicos receitam medicamentos com base em pesquisas, as pessoas também podem diagnosticar doenças com base em pesquisas."
Qual das opções a seguir descreve corretamente o conceito de argumento por analogia?
Uma analogia é uma comparação entre duas coisas que são idênticas em todos os aspectos relevantes, e por isso, qualquer conclusão aplicada a uma deve ser aplicada à outra.
Uma analogia é uma afirmação de que duas coisas são exatamente iguais e não possuem qualquer diferença, o que permite tirar as mesmas conclusões sobre as duas.
Uma analogia é uma técnica argumentativa que tenta provar que duas coisas são exatamente iguais mesmo que pareçam superficialmente ser muito diferentes.
Uma analogia é uma comparação entre duas coisas diferentes, mas que compartilham características importantes, permitindo inferir algo sobre uma com base na outra.
Qual é a principal falha no raciocínio do argumento "Se engenheiros podem consultar manuais técnicos em seu trabalho, estudantes deveriam poder consultar anotações durante provas"?
Baseia-se na ideia de que todo o aprendizado deve ser apoiado por materiais externos, tanto para estudantes quanto para profissionais.
Confunde a necessidade de avaliação de aprendizado com a aplicação de conhecimentos em um contexto profissional.
Supõe que a dificuldade de uma prova e o trabalho de um engenheiro são diretamente comparáveis.
Ignora que engenheiros têm mais experiência e, portanto, não precisam ser avaliados como os estudantes.
Dois motoristas cometem a mesma infração de trânsito: ambos ultrapassam o limite de velocidade em 20 km/h em uma zona urbana. O primeiro motorista é multado em R$ 200, enquanto o segundo motorista, por alguma razão, não recebe nenhuma penalidade. Diante disso, o seguinte argumento é apresentado: "assim como o primeiro motorista foi punido por ultrapassar o limite de velocidade, o segundo motorista também deveria ser punido, pois ambos cometeram a mesma infração."
Essa é uma boa analogia ou uma falsa analogia?
É uma falsa analogia, pois a comparação entre as penalidades não considera que o primeiro motorista deveria ser isentado de qualquer punição, como aconteceu com o segundo.
É uma boa analogia, pois compara duas situações semelhantes em que a ação e o contexto são os mesmos, e por isso ambos os motoristas deveriam receber o mesmo tratamento.
É uma falsa analogia, porque os motoristas são diferentes e a penalidade aplicada a infrações de trânsito pode variar dependendo de circunstâncias individuais e o humor do guarda de trânsito.
É uma boa analogia, desde que os motoristas em questão na verdade sejam a mesma pessoa, pois só assim é possível garantir que as semelhanças sejam relevantes entre os dois.
Você não está logado. Faça login para salvar seu progresso.