Santo Agostinho

Santo Agostinho, bispo de Hipona no norte da África (354-430 dC), foi uma das grandes mentes da igreja cristã primitiva, um teólogo cujas idéias influenciaram para sempre os católicos romanos e os protestantes .

Mas agostinho não foi sempre cristão. Ainda jovem, começou a procurar a verdade nas filosofias e cultos pagãos populares de sua época. Inicialmente sua vida também foi marcada pela imoralidade. A história de sua conversão, contada em seu livro Confissões, é um dos maiores testemunhos cristãos de todos os tempos.

Biografia

Agostinho nasceu em 354 em Thagaste, na província norte-africana da Numídia, agora Argélia. Seu pai, Patricius, era um pagão que trabalhou duro para que seu filho pudesse receber uma boa educação. Monica, sua mãe, era uma cristã comprometida que rezava constantemente por seu filho.

De uma educação básica em sua cidade natal, Agostinho progrediu para estudar literatura clássica, depois foi para Cartago para treinamento em retórica, patrocinado por um benfeitor chamado Romanianus. Mau companhia levou a um mau comportamento. Agostinho teve uma amante e teve um filho, Adeodato, que morreu em 390 d.C.

O jovem Agostinho, no entanto, sente uma paixão pela busca da verdade filosófica, aprendendo as doutrinas do maniqueísmo, do ceticismo e do neoplatonismo. Esta última filosofia terá uma profunda influência sobre ele – as Confissões são talvez a expressão mais magistral de sua intricada fusão da teologia católica com as idéias neoplatônicas.

Todo o tempo, Monica estava orando pela conversão do filho. Isso finalmente aconteceu em 387, quando Agostinho foi batizado por Ambrósio, o bispo de Milão, na Itália. Agostinho retornou ao local de nascimento, Thagaste, foi ordenado sacerdote e, alguns anos depois, foi nomeado bispo da cidade de Hipona.

Agostinho possuía um intelecto brilhante, mas mantinha uma vida simples, muito parecida com um monge . Ele encorajou mosteiros e eremitas dentro de seu bispado na África e sempre acolheu visitantes que pudessem se envolver em conversas instruídas. E escreveu ao longo de toda a sua vida.

Influência de Agostinho

Os dois trabalhos mais conhecidos de Agostinho são as Confissões e A Cidade de Deus . Em Confissões, ele conta a história de sua imoralidade sexual e a implacável preocupação de sua mãe por sua alma. Ele resume seu amor por Cristo, dizendo: “Para que eu possa deixar de ser miserável em mim mesmo e possa encontrar a felicidade em você.”

A Cidade de Deus , escrita perto do final da vida de Agostinho, foi em parte uma defesa do cristianismo no Império Romano. O imperador Teodósio fez do cristianismo trinitário a religião oficial do império em 390. Vinte anos depois, os visigodos bárbaros, liderados por Alarico I, saquearam Roma . Muitos romanos culparam o cristianismo, alegando que se afastar dos antigos deuses romanos havia causado sua derrota. O restante da Cidade de Deus contrasta as cidades terrena e celestial.

Quando ele era bispo de Hipona, Santo Agostinho fundou mosteiros para homens e mulheres. Ele também escreveu uma regra, ou conjunto de instruções, para o comportamento dos monges e monjas. Foi 1244 que um grupo de monges e eremitas se uniu na Itália e a Ordem de Santo Agostinho foi fundada, usando essa regra.

Cerca de 270 anos depois, um frade agostiniano, também estudioso da Bíblia como Agostinho, rebelou-se contra muitas das políticas e doutrinas da Igreja Católica Romana. Seu nome era Martinho Lutero e ele se tornou uma figura chave na Reforma Protestante.

Confissões

O livro Confissões de Agostinho é uma mistura diversificada de autobiografia, filosofia, teologia e exegese crítica da Bíblia cristã. Os primeiros nove livros (ou capítulos) da obra traçam a história da vida de Agostinho, desde o seu nascimento (354 d.C.) até os eventos que ocorreram logo após sua conversão ao catolicismo (386 d.C.). Agostinho trata essa autobiografia como muito mais do que uma oportunidade de contar sua vida, no entanto, e dificilmente há um evento mencionado que não tenha uma explicação religiosa ou filosófica. De fato, os eventos que Agostinho escolhe relatar são selecionados principalmente com vistas a essas questões maiores.

Os quatro últimos Livros das Confissões partem da autobiografia, focalizando diretamente as questões religiosas e filosóficas da memória (Livro X), o tempo e a eternidade (Livro XI), e a interpretação do Livro da Gênese (Livros XII e XIII). Apesar dessa aparente mudança repentina no conteúdo, no entanto, as Confissões são notavelmente coerentes como um todo. Ao tornar sua autobiografia profundamente reflexiva, Agostinho já introduziu muitas das mesmas idéias e temas que recebem tratamento direto nos últimos quatro livros. O tema unificador que emerge ao longo de todo o trabalho é o da redenção: Agostinho vê seu próprio processo doloroso de retornar a Deus como um exemplo do retorno de toda a criação a Deus.

A forma do trabalho corresponde de perto ao seu objetivo e seu conteúdo; o trabalho é sobre o retorno da criação a Deus, e tem como objetivo inspirar os outros a buscar ativamente esse retorno. Nesse contexto, também é digno de nota que, para Agostinho, a “confissão” carregava os significados duais de uma admissão de culpa e de um ato de louvor.

Mais em Filosofia na Escola