Imagem com logo do site

Preconceito implícito: o que significa e como afeta o comportamento

- 5 min leitura

Um viés implícito, ou preconceito implícito, é qualquer conjunto inconscientemente mantido de associações sobre um grupo social. Vieses implícitos podem resultar na atribuição de qualidades particulares a todos os indivíduos desse grupo, também conhecidos como estereótipos.

Vieses implícitos são o produto de associações aprendidas e condicionamento social. Eles geralmente começam em uma idade jovem, e a maioria das pessoas não sabe que são afetadas. É importante ressaltar que esses vieses não se alinham necessariamente com a identidade pessoal.

É possível associar inconscientemente positivos ou traços negativos com a própria raça, sexo ou histórico.

O Teste da Associação Implícita

Os psicólogos sociais Mahzarin Banaji e Tony Greenwald cunharam o termo viés implícito nos anos 90. Em 1995, eles publicaram sua teoria da cognição social implícita, que afirmava que o comportamento social e os preconceitos dos indivíduos estão amplamente relacionados a julgamentos inconscientes ou implícitos.

O termo cresceu em popularidade em 1998, quando Banaji e Greenwald desenvolveram o conhecido Teste de Associação Implícita (IAT) para confirmar sua hipótese. O teste IAT avaliou a força dos preconceitos inconscientes através de um programa de computador. Os sujeitos foram convidados a observar uma tela que exibia uma série de rostos de diferentes origens raciais e uma série de palavras positivas e negativas. Pesquisadores disseram aos sujeitos que clicassem nas palavras positivas quando vissem um rosto de fundo racial X, e nas palavras negativas quando vissem um rosto de origem racial Y.

Então, eles reverteram a associação e fizeram os sujeitos repetirem o processo.

Os pesquisadores argumentaram que clicar mais rapidamente significava que o sujeito tinha uma associação inconsciente maior. Em outras palavras, clicar rapidamente em “feliz” ao ver um determinado rosto significava que o indivíduo tinha uma íntima associação inconsciente entre o traço positivo e a raça.

Um tempo de clique mais lento significa que o indivíduo teve mais dificuldade em associar esse traço positivo à raça apresentada.

Com o tempo, o IAT foi replicado com sucesso em vários ensaios subsequentes, demonstrando sua eficácia em provar o viés implícito. Além do viés racial, o teste também foi usado com sucesso para avaliar o viés implícito relacionado a gênero e orientação sexual.

Você pode fazer o teste aqui.

Efeitos do viés implícito

Manter um viés implícito em relação a um grupo social específico pode determinar como você trata um indivíduo desse grupo. Os preconceitos implícitos afetam o comportamento humano em toda a sociedade, inclusive nas salas de aula, nos locais de trabalho e no sistema legal.

Os Efeitos na sala de aula

O viés implícito afeta a forma como os professores tratam os alunos em sala de aula. Uma pesquisa conduzida pelo Centro de Estudos Infantis de Yale descobriu que as crianças negras, particularmente os meninos negros, são mais propensas a serem expulsas e suspensas da pré-escola por “comportamento desafiador” do que as crianças brancas. Os resultados sugeriram que o preconceito racial implícito afeta o acesso educacional e a realização na sala de aula.

O viés implícito resulta em um efeito chamado ameaça de estereótipo, que ocorre quando um indivíduo internaliza estereótipos negativos sobre um grupo ao qual pertence. Os pesquisadores demonstraram esse efeito através de um estudo de teste padronizado. Estudantes universitários negros e brancos com pontuação semelhante no SAT receberam um teste padronizado de nível universitário de 30 minutos. Metade dos alunos foi informada de que o teste media a inteligência, enquanto o outro grupo foi informado de que o teste era uma atividade de resolução de problemas simplesmente. No primeiro grupo, os estudantes negros tiveram um desempenho inferior ao dos colegas brancos; no segundo grupo, o desempenho dos alunos negros foi igual ao dos seus colegas brancos. Os pesquisadores concluíram que o primeiro grupo havia sido afetado pela ameaça estereotipada quando os pesquisadores declararam que o teste media a inteligência.

Resultados semelhantes também foram encontrados ao comparar o desempenho feminino e masculino em exames de matemática.

Efeitos no local de trabalho

Embora formas explícitas de discriminação no local de trabalho sejam proibidas na maioria dos países desenvolvidos, o viés implícito desempenha um papel significativo no mundo profissional. Estudos mostraram que currículos idênticos recebem um número diferente de retornos de chamada, dependendo do nome na parte superior do documento. Em todos os setores, currículos com um nome comumente associado a indivíduos negros receberam menos retornos de chamada do que aqueles com nomes associados a indivíduos Brancos. O viés implícito comparável também foi mostrado em relação ao gênero e à idade.

O viés implícito tem um impacto significativo no sistema legal. Evidências sugerem que réus negros são mais propensos a serem tratados com severidade no tribunal do que réus brancos. Os procuradores são mais propensos a cobrar os réus negros e menos propensos a oferecer barganhas. As barganhas oferecidas aos réus brancos tendem a ser mais generosas do que as oferecidas aos réus negros ou latinos. Além disso, é mais provável que os júris exibam preconceito contra os réus de uma raça diferente do contexto racial da maioria do júri. Os testes IAT mostraram associações implícitas entre as palavras preto e culpado.

Preconceito implícito e racismo

Preconceito implícito e racismo são conceitos relacionados, mas eles não têm o mesmo significado. Preconceito implícito é um conjunto de associações inconscientemente mantidas sobre um determinado grupo. O racismo é preconceito contra indivíduos de um grupo racial específico e pode ser explícito ou implícito.

Preconceito implícito pode levar a um comportamento racista, como quando um professor disciplina as crianças negras mais duramente do que as crianças brancas, mas muitos indivíduos nutrem preconceitos implícitos sem nunca mostrarem racismo evidente. Ao nos conscientizarmos de nossos próprios preconceitos implícitos e resistir ativamente a eles, podemos evitar a perpetuação de estereótipos e preconceitos racistas nocivos.

Referências consultadas

Anselmi, Pasquale, et al. “Implicit Sexual Attitude of Heterosexual, Gay and Bisexual Individuals: Disentangling the Contribution of Specific Associations to the Overall Measure.” PLoS ONE, vol. 8, no. 11, 2013, doi:10.1371/journal.pone.0078990.

Correll, Shelley, and Stephen Benard. “Gender and Racial Bias in Hiring.” Penn Office of the Provost, University of Pennsylvania, 21 Mar. 2006, provost.upenn.edu/uploads/media_items/gender-racial-bias.original.pdf.

Greenwald, Anthony G, et al. “Measuring Individual Differences in Implicit Cognition: The Implicit Association Test.” Journal of Personality and Soclal Psychology, vol. 74, no. 6, 1998, pp. 1464–1480., faculty.washington.edu/agg/pdf/Gwald_McGh_Schw_JPSP_1998.OCR.pdf.

“How The Concept Of Implicit Bias Came Into Being.” NPR, National Public Radio, Inc., 17 Oct. 2016, www.npr.org/2016/10/17/498219482/how-the-concept-of-implicit-bias-came-into-being.

Kang, Jerry & Bennett, Mark & Carbado, Devon & Casey, Pamela & Dasgupta, Nilanjana & Faigman, David & D. Godsil, Rachel & G. Greenwald, Anthony & Levinson, Justin & Mnookin, Jennifer.. “Implicit Bias in the Courtroom.” UCLA Law Review, vol 59, no. 5, February 2012, pp. 1124-1186. ResearchGate, https://www.researchgate.net/publication/256016531_Implicit_Bias_in_the_Courtroom

Payne, Keith. “How to Think about ‘Implicit Bias.’” Scientific American, Macmillan Publishers Ltd, 27 Mar. 2018, www.scientificamerican.com/article/how-to-think-about-implicit-bias/.

“Stereotype Threat Widens Achievement Gap.” American Psychological Association, American Psychological Association, 15 July 2006, www.apa.org/research/action/stereotype.aspx.

White, Michael J., and Gwendolen B. White. “Implicit and Explicit Occupational Gender Stereotypes.” Sex Roles, vol. 55, no. 3-4, Aug. 2006, pp. 259–266., doi:10.1007/s11199-006-9078-z.

Wittenbrink, Bernd, et al. “Evidence for Racial Prejudice at the Implicit Level and Its Relationship with Questionnaire Measures.” Journal of Personality and Social Psychology, vol. 72, no. 2, Feb. 1997, pp. 262–274. PsychInfo, American Psychological Association, psycnet.apa.org/doiLanding?doi=10.1037/0022-3514.72.2.262.

Young, Yolanda. “Teachers’ Implicit Bias against Black Students Starts in Preschool, Study Finds.” The Guardian, Guardian News and Media, 4 Oct. 2016, www.theguardian.com/world/2016/oct/04/black-students-teachers-implicit-racial-bias-preschool-study. Guardian Media Group