Questões sobre o conceito de estética

Questão 1

TEXTO I
Pensemos um pouco sobre arte como uma forma de o homem marcar sua presença, criando objetos (quadros, filmes, músicas, esculturas, vídeos etc.) que oferecem uma interpretação do mundo tanto quanto uma frase. Só que, em vez de dizer que as coisas são assim, ele mostra, por meio de sua criação, que as coisas podem ser assim.
TEXTO II
[O termo “estética”] foi usado pela primeira vez em forma latina como título de dois volumes, Aesthetica, de Alexander Baumgarten (1714-1762). O novo uso adotado por Baumgarten fazia parte de uma ênfase na atividade sensorial subjetiva e na criatividade humana especializada na arte, que se tornou dominante nesses campos e herdou a palavra-título da obra.
O termo “estética” dá nome ao campo filosófico que discute arte e literatura, uma abordagem que pressupõe a expressão artística como
essência verdadeira do ser humano no tempo presente.
conjunto de objetos sem finalidades pré-definidas, mas que são representações do belo.
manifestação de um artista consagrado pela sua capacidade de copiar a realidade.
retrato fiel da realidade traduzida pelo artista para o público.
representação simbólica de um sentido possível atribuído à realidade.

Questão 2

Uma das teses defendidas por Platão é a de que, quando uma pessoa se identifica com coisas boas, alcança o belo; e foi a partir desse pensamento platônico que, na Idade Média, surgiu a ideia de estudar a estética separadamente das outras duas áreas da filosofia a que estava atrelada: a lógica e a ética, surgindo, assim, a filosofia do belo.
Disponível em: https://abstracta.pro.br/estetica/. Acesso em: 10 jun. 2020.
No passado, o significado de estética era um pouco diferente do que se tem hoje, ela indicava
a compreensão do mundo pelo seu aspecto sensível.
a conduta e as relações humanas no mundo inteligível.
uma visão empirista em contrapartida à visão idealista de Platão.
uma ideia imposta pela razão com relação às emoções.
a sapiência do mundo pela aparência racional.

Questão 3

Podemos dizer que, no contexto da chamada “modernidade”, em seu conceito filosófico, a ciência passa a gozar de grande prestígio como forma de conhecimento rigoroso. Vários estudiosos de epistemologia afirmaram que, nesse período, as diferentes formas de conhecimento passaram a almejar a condição de ciência. Por volta de 1750, Baumgarten falou de uma “ciência da arte e do belo”. Tal definição tornou-se clássica para designar uma das formas de expressão do saber construído pela humanidade. Escolha abaixo a alternativa que corresponde à forma de conhecimento referida por Baumgarten.
Matemática.
Física.
Filosofia.
Estética
Literatura.

Questão 4

A estética consiste em uma corrente do pensamento filosófico que busca refletir a criação e produção artísticas. Ela estabelece relação direta com a experiência sensorial, com a capacidade de perceber a realidade, mediante os órgãos dos sentidos.
Considerando-se esse conceito, é correto afirmar:
A estética é uma manifestação do espírito que afirma a qualidade do ser de maneira inquestionável e universal.
Na concepção platônica, a estética é representada pelos atributos que compõem a beleza, a ordem, a simetria e a definição.
Immanuel Kant apresentou o conceito de estética afirmando ser uma ciência que trata das condições de percepção pelos sentidos.
Hobbes atribui à estética um valor absoluto do ser durante sua manifestação fenomênica.
Karl Marx, no seu livro O Capital, assevera a necessidade de se construírem sociedades mais belas e bem estruturadas.

Questão 5

Com base na charge e nos conhecimentos sobre Estética, considere as afirmativas a seguir.

I. A noção de estética formulada por Baumgarten afirma que o belo e a verdade se equiparam; a charge de Henfil pode ser pensada em analogia de modo que a água é a lógica do pensamento racional e científico e a pessoa, a lógica da imaginação.
II. Baumgarten retoma, com o conceito de estética, a assertiva aristotélica de que a arte é poiesis; a charge de Henfil parece representar essa ideia, a do ser humano que valoriza o conhecer em detrimento da expressão.
III. Baumgarten adotou a palavra “estética” para significar a “ciência do belo” ou investigação sobre os motivos do ato artístico com o objetivo de definir o conceito de belo absoluto.
IV. Baumgarten apresenta a tentativa sistemática abrangente de idear uma lógica da imaginação distinta da lógica do pensamento racional e científico.

Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas III e IV são corretas.
Somente as afirmativas I e II são corretas.
Somente as afirmativas I e IV são corretas.
Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Questão 6

Kant definiu a Estética como sendo ciência. E completando, Alexander Baumgarten a definiu como sendo a teoria do belo e das suas manifestações através da arte. Como ciência e teoria do belo, a Estética pretende alcançar um tipo específico de conhecimento que é aquele captado
pela emoção.
pela lógica.
pela razão.
pela alma.
pelos sentidos.

✏️ Banco de questões e atividades de filosofia ✏️ Lista de exercícios