Platão

Nome: Aristocles [não confunda o nome com Aristóteles], mas conhecido como Platão

Local de nascimento: Atenas

Datas: 428/427 – 347 a.C.

Quem foi Platão?

Ele foi um dos filósofos mais famosos, respeitados e influentes de todos os tempos. Um tipo de amor (platônico) levou o seu nome. Conhecemos o filósofo grego Sócrates principalmente através dos diálogos de Platão. Os entusiastas da Atlântida conhecem Platão por sua parábola sobre isso no Timeu e outras descrições de Crítias.

Ele viu estruturas tripartidas no mundo ao seu redor. Sua sociedade ideal tinha uma classe governante, guerreiros e trabalhadores. Ele achava que a alma humana continha razão, emoção e apetite.

Ele fundou uma instituição de aprendizado conhecida como Academia, da qual obtemos a palavra acadêmico.

Nascimento

Platão nasceu por volta de 21 de maio de 428 ou 427 a.c., um ano ou dois depois da morte de Péricles e durante a Guerra do Peloponeso. . Ele era parente de Sólon e pôde traçar sua ascendência até o último lendário rei de Atenas, Codrus.

Platão e Sócrates

Platão foi aluno e seguidor de Sócrates até 399, quando o condenado Sócrates morreu depois de beber de cicuta. É através de Platão que estamos mais familiarizados com a filosofia de Sócrates, porque ele escreveu diálogos em que seu professor participou, geralmente fazendo perguntas importantes – o método socrático.

Platão escreveu um diálogo chamado Apologia de Sócrates, no qual retrata o julgamento do mestre. E outro chamado Fédon, que se passa no momento anterior à morte de Sócrates, na prisão, à espera da morte. Nele, apresenta sua concepção sobre a imortalidade da alma.

Erotismo

O Banquete de Platão contém idéias sobre o amor mantidas por vários filósofos e outros atenienses. Ele apresenta muitos pontos de vista, incluindo a ideia de que as pessoas foram originalmente duplicadas – algumas com o mesmo gênero e outras com o oposto, e que, uma vez cortadas, passam a vida procurando pela outra parte. Essa ideia “explica” as preferências sexuais.

Atlântida

O lugar mítico conhecido como Atlântida aparece como parte de uma parábola em um fragmento do diálogo tardio de Platão Timeu e também em Crítias.

O Rei Filósofo

Em vez de seguir um caminho político, Platão achou mais importante educar futuros estadistas. Por esta razão, ele montou uma escola para futuros líderes. Sua escola chamava-se Academia, nomeada pelo parque em que estava localizada. A República de Platão contém um tratado sobre educação.

Platão é considerado por muitos como o mais importante filósofo que já viveu.

Ele é conhecido como o pai do idealismo em filosofia. Suas idéias ´políticas eram elitistas: considera o rei filósofo o governante ideal.

Platão é talvez mais conhecido por estudantes por sua Alegoria da Caverna, que aparece na República.