Plano de aula sobre Hobbes e Rousseau: ideias sobre a natureza humana

William Godoy
2 min leitura
Hobbes e Rousseau
Imagem Gettyimages

Este plano de aula aborda uma discussão clássica na história da filosofia: as perspectivas de Hobbes e Rousseau sobre a natureza humana. Afinal, somos bons ou maus por natureza? Inicialmente, os estudantes serão convidados a refletir sobre duas situações-problema envolvendo o convívio humano em contextos atípicos, à luz das ideias desses filósofos. Após construírem uma compreensão inicial dos conceitos filosóficos, os estudantes refletirão sobre essas teorias a partir de conhecimentos contemporâneos de diversas áreas das ciências humanas. A inspiração para essa abordagem vem do livro Humanidade, de Rutger Bregman, que revisita as ideias de Hobbes e Rousseau à luz de descobertas atuais em psicologia, história, sociologia e outras disciplinas.

O plano de aula utiliza a metodologia de planejamento desenvolvida por Grant Wiggins e Jay McTighe no livro Planejamento para a compreensão: alinhando currículo, avaliação e ensino por meio do planejamento reverso. As aulas seguem uma abordagem baseada em projetos e trabalho em grupo.

Este artigo inclui uma descrição detalhada do planejamento, objetivos, competências e habilidades da BNCC, além de materiais de pesquisa para os estudantes e todos os recursos necessários para aplicar o plano.

O conteúdo completo desta sequência didática é exclusivo para assinantes. Faça login ou crie uma conta abaixo para acessar este e dezenas de outros planos de aula, além do Banco de Questões e outros recursos dedicados ao ensino de filosofia e outras disciplinas das ciências humanas.