Plano de aula de introdução à filosofia

Plano de aula de introdução à filosofia

Por
William é formado em filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tem especialização em docência e trabalha como professor de filosofia no ensino médio.
janeiro 25, 2021 - 4 min leitura

Informações

  • Palavras-chave: ética, estética, política, metafísica, lógica, epistemologia
  • Ano: Ensino Médio.
  • Duração: 4 aulas de 50 minutos.

Breve resumo do plano

Esse plano de aula de introdução à filosofia propõe uma forma de apresentar a filosofia no ensino médio que foge das costumeiras conversas sobre o significado da palavra. A ideia aqui é aproximar os estudantes do que se faz na filosofia, das questões que se discute percorrendo seus diferentes campos de reflexão. Pensando em uma metáfora de viagem, a proposta desse plano de aula de introdução à filosofia é construir um mapa do componente para que o estudante possa conhecer um pouco do território pelo qual viajará durante o ensino médio.

Os objetivos de aprendizagem

  • identificar as principais áreas e questionamentos da filosofia;
  • reconhecer temas e questões filosóficas e debates cotidianos;
  • perceber  interesses e preocupações de natureza filosófica.

Primeira aula

Para iniciar a aula, a seguinte proposta pode ser apresentada:

Quando iniciamos uma viagem a um lugar desconhecido, a primeira coisa é achar o mapa da região. Assim podemos explorar o que há de mais interessante, ver como chegar a determinados pontos.

Vamos iniciar a exploração de um novo território, o território da filosofia. Para isso, precisamos construir um mapa para podermos nos localizar nesse novo mundo. Além disso, também precisamos pensar como registrar os melhores momentos, as experiências e aprendizagens que queremos guardar.

Então, em grupo, você irá pesquisar sobre as principais áreas ou territórios da filosofia e depois construir um mapa para representar esses territórios e lembranças que deseja guardar deles.

O próximo passo é distribuir os estudantes em pequenos grupos, cerca de 6 pessoas e escolher um coordenador. Disponibilize um texto como esse falando sobre cada uma das grandes áreas da filosofia (ética, estética, política, metafísica, lógica e epistemologia) e peça para que cada integrante do grupo escolha um tema diferente. Informe que eles serão os especialistas no tópico escolhido.

Disponibilize um tempo para que os estudantes façam a leitura do material de pesquisa, busquem e registrem informações adicionais. 

Segunda aula

Essas aulas utilizam uma técnica de aprendizagem cooperativa chamada de quebra-cabeça ou JIGSAW. A primeira etapa ocorreu na aula anterior. Para dar sequência a ela, peça para que os especialistas de cada grupo se reúnam em um novo grupo constituído de especialistas na mesma área. Depois de retomarem as anotações da aula passada, peça para que conversem sobre algumas questões como as abaixo:

  • que objeto é discutido na área que escolhemos?
  • as questões propostas pela filosofia são totalmente exclusivas da filosofia ou ouvimos elas em outros lugares também?
  • sinto que essas questões são algo que me preocupa de alguma forma?
  • o que penso sobre elas?

Defina um tempo para os estudantes discutirem as questões. É sempre importante pedir para que façam anotações ao longo do processo para compartilhar em seguida com os colegas.

Depois disso, peça para que retornem aos grupos originais e compartilhem as reflexões produzidas no grupo de especialistas. Defina um tempo para isso e peça para que o coordenador do grupo controle o tempo de fala de cada colega. 

Terceira aula

Agora que todos os estudantes conhecem um pouco sobre cada uma das áreas da filosofia, é hora de representar graficamente esse conhecimento. Proponha a criação de um mapa da filosofia, com diferentes territórios, ligações entre eles, imagens, monumentos, enfim, elementos que caracterizem um território. Uma aula é suficiente para a produção desse mapa.

Quarta aula

Agora, com os mapas concluídos, é o momento de socializar as produções com a turma. Um ou dois representantes podem ser escolhidos para mostrar para a turma o mapa criado e os significados atribuídos a diferentes elementos. Analise o resultado e ofereça um feedback sobre o trabalho. 

👋 Essa página está sendo útil?

1 Comment

  1. Gustavo Woltmann disse:

    Que blog maravilhoso, muito bem explicado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

📺 Gostaria de conhecer nosso conteúdo em vídeo?

Acompanhe nosso canal no Youtube. Aprenda sobre conceitos filosóficos complexos através de vídeos breves, com explicações acessíveis, analogias e ilustrações.