Questões sobre o conceito de arché

Questão 1

Entre os filósofos pré-socráticos a palavra “princípio”, que em grego significa “arché”, tem sentido de a substância ou substâncias básicas a partir do qual tudo é formado.
A afirmação acima é
Falsa
Verdadeira

Questão 2

Demócrito julga que a natureza das coisas eternas são pequenas substâncias infinitas, em grande número. E julga que as substâncias são tão pequenas que fogem às nossas percepções. E lhes são inerentes formas de toda espécie, figuras de toda espécie e diferenças em grandeza. Destas, então, engendram-se e combinam-se todos os volumes visíveis e perceptíveis.
SIMPLÍCIO. Do Céu (DK 68 a 37). In: Os pré-socráticos. São Paulo: Nova Cultural, 1996 (adaptado).
A Demócrito atribui-se a origem do conceito de
substrato constitutivo dos elementos, a physis.
princípio móvel do universo, a arché.
qualidade única dos seres, a essência.
quantidade variante da massa, o corpus.
porção mínima da matéria, o átomo.

Questão 3

A representação de Demócrito é semelhante à de Anaxágoras, na medida em que um infinitamente múltiplo é a origem, mas nele a determinação dos princípios fundamentais aparece de maneira tal que contém aquilo que para o que foi formado não é, absolutamente, o aspecto simples para si. Por exemplo, partículas de came e de ouro seriam princípios que, através de sua concentração, formam aquilo que aparece como figura.
HEGEL, G. W. F. Crítica moderna. In: SOUZA, J. C. (Org.) Os pré-socráticos: vida e obra. São Paulo: Nova Cultural, 2000 (adaptado)
O texto faz uma apresentação crítica acerca do pensamento de Demócrito, segundo o qual o “princípio constitutivo das coisas” estava representado pelo(a)
Átomo, que explica o surgimento dos entes.
Número, que fundamenta a criação dos deuses.
Devir, que simboliza o constante movimento dos objetos.
Água, que expressa a causa material da origem do universo.
Imobilidade, que sustenta a existência do ser atemporal.

Questão 4

Em 4 de julho de 2012, foi detectada uma nova partícula, que pode ser o bóson de Higgs. Trata-se de uma partícula elementar proposta pelo físico teórico Peter Higgs, e que validaria a teoria do modelo padrão, segundo a qual o bóson de Higgs seria a partícula elementar responsável pela origem da massa de todas as outras partículas elementares.
(Jean Júnio M. Pimenta et al. “O bóson de Higgs”. In: Revista brasileira de ensino de física, vol. 35, no 2, 2013. Adaptado.)
O que se descreve no texto possui relação com o conceito de arqué, desenvolvido pelos primeiros pensadores pré-socráticos da Jônia.
A arqué diz respeito
à investigação sobre a constituição do cosmos por meio de um princípio fundamental da natureza.
à retórica utilizada pelos sofistas para convencimento dos cidadãos na pólis.
a uma explicação da origem do cosmos fundamentada em pressupostos mitológicos.
ao desenvolvimento da lógica formal como habilidade de raciocínio.
à justificação ética das ações na busca pelo entendimento sobre o bem.

Questão 5

De acordo com Tales de Mileto, a água é origem e matriz de todas as coisas.
Essa maneira de reduzir a multiplicidade das coisas a um único elemento foi considerada uma das primeiras expressões da Filosofia, porque:
enuncia a verdade sobre a origem das coisas.
é um questionamento sobre o fundamento das coisas.
é uma proposição que se pode comprovar.
é uma proposição científica.
é um mito de origem.

Questão 6

As origens gregas da filosofia revelam historicamente um processo de ruptura com a mitologia e, consequentemente, com os deuses e as crenças até então predominantes culturalmente. Essa cultura mitológica fundamentava-se em dogmas que, por sua vez, sustentavam a força de divindades sobre os homens, colocando-os em um lugar comum e lhes fazendo acreditar nas mesmas coisas de maneira comum. Nesse contexto, a primeira necessidade dos primeiros pensadores, conhecidos como pré-socráticos, foi conhecer a natureza a partir da sua origem. Desse modo, entre os séculos VII e VI a.C, defendiam a existência de um princípio universal de que todas as coisas nasceram.
Qual é esse princípio (arkhé) para o primeiro filósofo Tales de Mileto?
O elemento terra.
O elemento ar.
O elemento fogo.
O elemento água.

✏️ Banco de questões e atividades de filosofia ✏️ Lista de exercícios