Eutanásia

Introdução

Considere o seguinte caso, que aconteceu em 1988 nos Estados Unidos. Um residente de Ginecologia, que estava de plantão em um grande hospital privado norte-americano, foi chamado a meia-noite, para atender uma paciente de 20 anos, em estágio terminal, com câncer de ovário. A paciente não respondeu à quimioterapia e estava recebendo apenas medidas de suporte. Ela estava acompanhada pela mãe quando o médico chegou. Há dois dias que não conseguia comer ou dormir. Estava com 34 kg de peso corporal e com vômitos frequentes. “Debbie” disse ao médico, que não a conhecia até este momento, apenas a seguinte frase: “terminemos com isto”. O médico foi até a sala de enfermagem e preparou 20mg de morfina. Voltou ao quarto e disse às duas mulheres que iria dar uma injeção que possibilitaria a Debbie descansar e dizer adeus. A paciente nada disse, nem sua mãe. Em 4 minutos a paciente morreu. A mãe se manteve erguida e pareceu aliviada.

O que você pensa da ação realizada pelo médico? Ele agiu corretamente?

Considerando que em muitos países a ação realizada pelo médico é ilegal, uma espécie de assassinato, você acredita que a eutanásia deveria ser legal ou
não? Por quê?

Propostas de tarefas

Questões

  1. Qual a diferença entre eutanásia ativa, passiva, voluntária e involuntária? Faça um quadro comparativo utilizando os principais critérios de diferenciação explicados no texto.
  2. Qual a diferença entre eutanásia e suicídio assistido?
  3. Faça uma paráfrase de um dos argumentos utilizados por J. Gay Williams e seu texto O erro da Eutanásia.
  4. Explique o argumento da ladeira escorregadia utilizado por Gay Williams. Ele oferece evidências suficientes para sustentar essa tese em seu texto?
  5. Elabore uma crítica a um dos argumentos apresentados no texto O erro da eutanásia.
  6. Quais os benefícios da eutanásia segundo o texto de Brad Hooker? Você concorda com o autor?
  7. O que devemos entender por princípio do duplo efeito? Qual a relevância dessa distinção para a discussão sobre eutánásia? Você acredita que existe uma diferença entre matar e deixar morrer no caso da eutanásia?

Propostas de dissertação

O caso Debbie

Escreva uma dissertação sobre o caso Debbie, apresentando sua opinião sobre a postura do médio e discutindo a moralidade da eutanásia. Na introdução faça referência a esse caso e a questão que irá discutir em seu texto. Faça referências aos textos estudados em aula e dialogue criticamente com aqueles que apresentam opinião contrária à sua.

Proposta de juri simulado

Faça parte de um juri simulado sobre a moralidade da ação praticada pelo médico de Debbie. Nesse juri, parte da turma fará o papel de advogado de acusação, parte de advogado de defesa e o restante será o juri, responsável por avaliar os argumentos e dizer quem se saiu melhor na defesa de sua posição.

Materiais para pesquisa

Breve Histórico da eutanásia

Eutanasia passiva e ativa, voluntária e involuntária

O erro da eutanásia

Será a eutanásia moralmente aceitável?

Princípio do duplo efeito

Os benefícios potenciais de permitir a eutanásia

Critérios de avaliação

Rubrica de avaliação de apresentação

Rubrica de avaliação de dissertação

  • Esse artigo foi útil para você?
  • Sim   Não