Pesquisa orientada sobre melhoramento genético

Por
Recursos para aprender e ensinar filosofia.
1 de setembro de 2019 - 4 min leitura

Introdução

Muitas coisas que pareciam impossíveis no passado se tornaram reais graças a uma combinação de ciência e tecnologia. O que o futuro nos reserva?

Muitas pessoas e cientista acreditam que num futuro próximo será possível criar algo que já é feito com seres humanos e animais: seres humanos melhorados geneticamente.

Deixando de lado a questão técnica por trás dessas pesquisas, podemos perguntar: isso é correto? Podemos alterar geneticamente seres humanos?

Essa pesquisa irá te conduzir por algumas ideias e questões que serão úteis para que reflita cuidadosamente sobre o tema e a partir disso tenha uma opinião bem fundamentada.

Siga para as tarefas para mais informações sobre o que deverá fazer.

Tarefas

Para concluir a pesquisa, faça as seguintes tarefas:

  1. Escreva uma dissertação sobre a questão central dessa pesquisa.
  2. Faça uma apresentação de 5 minutos para os colegas de turma sobre a pesquisa que realizou, abordando os temas principais.

Processo

Os textos abaixos apresentam diferentes perspectivas sobre o melhoramento genético. Leia e discuta cada um deles com seus colegas. Também é importante fazer algumas anotações para a partir disso elaborar sua apresentação e dissertação.

  1. Leia o texto Melhoramento genético humano
  2. Veja o vídeo A engenharia genética irá mudar tudo para sempre
  3. Leia o texto Melhoramento genético – argumentos a favor e contra
  4. Leia o texto Uma abordagem moderada para o melhoramento genético
  5. Leia o texto Será moralmente permissível tornar os bebês mais inteligentes?

Depois de explorar essa material de pesquisa, é importante que você seja capaz de responder algumas questões, como: 1) O que é melhoramento genético e qual a diferença entre melhoramento e tratamento 2) É possível ele ser usado em seres humanos? 3) Que argumentos são usados por aqueles que defendem que o melhoramento genético não é errado moralmente? 4) Que argumentos são usados por aqueles que defendem que o melhoramento genético é algo moralmente errado?

Avaliação

Para concluir essa pesquisa, você deverá apresentar para os colegas os pontos principais da sua pesquisa e escrever uma dissertação. Nesses trabalhos, siga as orientações abaixo:

Apresentação

Na sua apresentação, você deve: 1) explicar o que é o melhoramento genético e a diferença entre melhoramento e tratamento; 2) apresentar pelo menos dois argumentos a favor e contra o melhoramento genético; 3) apresentar seu ponto de vista sobre a questão pesquisada, seguido de argumentos consitentes; 4) responder a alguns questionamentos dos colegas.

Sua apresentação será avaliada de acordo com os seguintes critérios: 1) atendeu às quatro exigências acima; 2) apresentou os argumentos a favor e contra de forma clara, completa e imparcial; 3) soube usar argumentos para defender uma perspectiva pessoal e responder à críticas.

Dissertação

Sua dissertação, deve: 1) explicar o que é o melhoramento genético e a diferença entre melhoramento e tratamento; 2) apresentar pelo menos dois argumentos a favor e contra o melhoramento genético; 3) apresentar seu ponto de vista sobre a questão pesquisada.

A correção de sua dissertação levará em conta os seguintes critérios: 1) atendeu às exigências acima; 2) apresentou os argumentos a favor e contra de forma clara, completa e imparcial; soube usar argumentos para defender uma perspectiva pessoal sobre a questão da pesquisa.

Conclusão

Parabéns por ter chegado até aqui. Agora você conhece um pouco do debate existente na filosofia sobre o melhoramento genético. Esperamos que essa pesquisa e a discussão com os colegas tenha contribuído para sua reflexão sobre esse tema.

Esse é um bom começo de pesquisa, porém ela não precisa parar por aqui. Caso deseje continuar, os links abaixo serão úteis.

Livros

Pesquisa orientada sobre melhoramento genético. Filosofia na Escola, 2019. Disponível em: < https://filosofianaescola.com/ensinar/pesquisa-orientada-sobre-melhoramento-genetico/>. Acesso em: 25 de Jul. de 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

📧 Vamos manter contato?

Receba periodicamente em seu email uma lista com os últimos artigos publicados. Não se preocupe, não enviamos emails comerciais.