Imagem com logo do site

Argumentos a favor e contra zoológicos

- 4 min leitura

Nem todos os ativistas dos direitos dos animais amam os animais. Alguns os respeitam porque entendem que os animais têm um lugar no mundo. Os zoológicos, especialmente os que estão fazendo tudo certo, apresentam um desafio especial aos defensores do amor aos animais, porque eles gostariam de ver e interagir com os animais.

Defensores dos zoológico argumentam que eles salvam espécies ameaçadas e educam o público, mas muitos ativistas dos direitos dos animais acreditam que os custos superam os benefícios, e a violação dos direitos de cada animal é injustificável.

Zoológicos de beira de estrada, zoológicos de animais de estimação e expositores de animais menores tendem a oferecer espaço inadequado para os animais, mantendo-os em currais ou gaiolas. Às vezes, barras de metal e concreto estéreis são tudo que um tigre ou um urso saberá por toda a vida. Zoológicos maiores e credenciados tentam a se distanciar dessas operações divulgando quão bem os animais são tratados, mas para os ativistas dos direitos dos animais, a questão não é como os animais são tratados, mas se temos o direito de confiná-los para nossa diversão ou ” educação.”

Argumentos a favor dos zoológicos

  • Ao reunir pessoas e animais, os zoológicos educam o público e estimulam a apreciação dos animais. Essa exposição e educação motivam as pessoas a proteger os animais.
  • Os zoológicos salvam espécies ameaçadas de extinção, trazendo-as para um ambiente seguro, onde são protegidas de caçadores furtivos, perda de habitat, fome e predadores.
  • Muitos zoológicos também têm programas de criação de espécies ameaçadas de extinção. Na natureza, esses animais podem ter problemas para encontrar parceiros e procriar.
  • Zoológicos respeitáveis ​​são credenciados pela Associação de Zoológicos e Aquários e são mantidos com altos padrões para o tratamento dos animais.
  • Um bom zoológico fornece um habitat enriquecido em que os animais nunca ficam entediados, são bem cuidados e têm muito espaço.
  • Zoológicos são uma tradição, e uma visita a um zoológico é uma atividade saudável e familiar.
  • Vendo um animal em pessoa é uma experiência muito mais pessoal e mais memorável do que ver aquele animal em um documentário sobre a natureza.
  • Alguns argumentariam que os humanos têm pouco ou nenhum dever para com os animais não humanos porque os humanos são mais importantes e se os animais em zoológicos servem para fins educacionais ou de entretenimento, servem a um propósito para os humanos, mesmo que esse propósito não seja benéfico para os animais.
  • Alguns zoológicos ajudam a reabilitar a vida selvagem e recebem animais de estimação exóticos que as pessoas não querem mais ou que não podem mais cuidar.

Argumentos contra zoológicos

  • Do ponto de vista dos direitos dos animais, não temos o direito de reproduzir, capturar e confinar outros animais, mesmo que eles estejam em perigo. Ser um membro de uma espécie em extinção não significa que os animais tenham menos direitos.
  • Animais em cativeiro sofrem de estresse, tédio e confinamento. Os laços entre gerações são quebrados quando os indivíduos são vendidos ou trocados e enviados para outros zoológicos.
  • Filhotes de animais trazem visitantes e dinheiro, mas esse incentivo para criar novos filhotes de animais leva à superpopulação. Os animais excedentes são vendidos não apenas a outros zoológicos, mas também a circos e até mesmo para abate.
  • Alguns zoológicos simplesmente matam seus animais excedentes.
  • A grande maioria dos programas de reprodução em cativeiro não libera animais de volta à natureza. Os filhotes são para sempre parte da cadeia de zoológicos, circos e comércio exótico de animais de estimação que compram, vendem e trocam animais entre si e exploram animais.
  • A remoção de indivíduos da natureza comprometerá ainda mais a população selvagem, porque os indivíduos restantes serão menos diversificados geneticamente e terão mais dificuldade em encontrar parceiros.
  • Se as pessoas querem ver animais selvagens na vida real, eles podem observar a vida selvagem na natureza ou visitar um santuário. Um verdadeiro santuário não compra, vende ou cria animais, mas aceita animais de estimação exóticos indesejados, animais excedentes de zoológicos ou animais selvagens feridos que não podem mais sobreviver na natureza.
  • Se zoológicos estão ensinando alguma coisa às crianças, é que aprisionar animais para o nosso próprio entretenimento é aceitável.
  • Pelo menos um estudo mostrou que os elefantes mantidos em zoológicos não vivem tanto quanto os elefantes na natureza.
  • Os santuários também reabilitam a vida selvagem e recebem animais de estimação exóticos indesejados, sem criar, comprar e vender animais como os zoológicos.
  • Às vezes, os animais escapam de seus cercados, colocando-se em perigo tanto quanto as pessoas. Houve até incidentes de animais de zoológico comendo outros animais de zoológico.

No caso dos zoológicos, os dois lados argumentarão que seu lado salva animais. Quer os zoológicos beneficiem ou não a comunidade animal, eles certamente ganham dinheiro. Enquanto houver demanda por zoológicos, eles continuarão a existir. Podemos começar certificando-nos de que as condições do zoológico são as melhores possíveis para os animais que estão confinados a elas.

Texto traduzido de Arguments For and Against Zoos