Imagem com logo do site

11 livros didáticos de filosofia

- 3 min leitura

Essa é uma lista de livros didáticos de filosofia para ensino médio. Além de livros brasileiros bastante conhecidos, há também livros da França e Estados Unidos.

  1. Filosofia, de Renato dos Santos Belo
  2. Filosofia – experiência do pensamento, de Sílvio Gallo
  3. Diálogo: primeiros estudos em filosofia, de Ricardo Melani
  4. Filosofando – introdução à filosofia, de Maria Helena e Maria Aranha
  5. Filosofia e filosofias – existência e sentido, de Juvenal Savian Filho
  6. Iniciação à filosofia, de Marilena Chaui
  7. Filosofia: temas e percursos, vários autores
  8. Reflexões: filosofia e cotidiano, de José Antônio Vasconcelos
  9. Fundamentos de filosofia, de Gilberto Cotrim e Mirna Fernades

Para uma análise de cada um dos livros acima, acesse o Guia Digital PNLD 2018.

Antimanual de filosofia, Michel Onfray

1731697

Michel Onfray é um filósofo contemporâneo (nasceu em 1959) com um vasto trabalho. Entre seus livros encontramos títulos como Contra história da filosofia, Tratado de Ateologia, A potência do existir, A sabedoria trágica: sobre o bom uso de Nietzsche e, entre muitos outros, esse Antimanual de Filosofia. Trata-se de um livro didático de filosofia com uma temática e metodologia bem diferentes daquelas que encontramos nos manuais brasileiros de filosofia.

O livro está dividido em cinco temas: a natureza, a arte, a técnica, a liberdade e o direito. E em cada um desses temas algumas questões são debatidas a partir das ideias de grandes pensadores. Questões bastante provocativas, aliás. Alguns exemplos de questões abordadas são: por que sua escola está construída como uma prisão?Em que momento um vaso sanitário pode se converter em uma obra de arte? Por que você não se masturba no pátio do colégio?

O livro conta com alguns textos de Onfray e, no mais, recortes de textos de filósofos. Muitos filósofos. Desde os mais frequentadores de manuais: Platão, Aristóteles, Hume, Kant. Até figuras secundárias na história mais tradicional da filosofia: Peter Sloterdijk, Voltaire, André Gorz etc.

Caso tenha interesse em conhecer o livro, há uma versão em espanhol disponível na web para download no link abaixo.

Ver livro

The Philosophical Journey: An Interactive Approach, de  William Lawhead

Esse é um livro escrito pelo professor William Lawhead, professor emérito da Universidade do Mississippi. O livro tem várias características que chamam a atenção quando comparado com os livros didáticos de filosofia mais conhecidos dos professores brasileiros.

O livro é organizado em torno de problemas filosóficos. Nesse aspecto, aborda em profundidade e com pluralidade de perspectivas os principais problemas da filosofia: o problema da natureza da mente, do livre-arbítrio e da existência de deus; questões epistemológicas sobre a natureza do conhecimento e do conhecimento científico em particular; questões metaéticas e sobre a natureza da moralidade; questões políticas, sobre a legitimidade do governo, o que é uma sociedade justa e o problema da desobediência civil; por fim, o livro apresenta o problema do sentido da vida.

Todas essas discussões são introduzidas de maneira cativante a partir de problemas bastante cotidianos e o que o autor chama de experimentos de pensamento.

Aliás, esses ocupam um lugar de destaque ao longo do livro. A palavra “interativo” presente no título do livro não é gratuita. Ao longo de todo o texto o leitor é convidado a parar a leitura e pensar sobre situações problema, experimentos mentais e outras situações para começar a pensar sobre um problema filosófico, compreender ou avaliar uma teoria, comparar seu pensamento com aquilo que está aprendendo. Em muitas situações, esses recursos promovem uma aprendizagem por descoberta. Para o professor, esses são recursos valiosos para tornar a aula mais interativa, dinâmica e com maior engajamento dos estudantes.

Não é muito fácil encontrar o livro no Brasil. O link abaixo direciona para uma amostra disponível no site da Amazon.

Ver livro