Filmes sobre eutanásia

A vaidade

Título original: La vanite
Título no Brasil: A vaidade
Duração: 85 min
Ano: 2015
Classificação: 12 anos

David Miller está há muitos anos tratando de um câncer no cérebro e, cansado, escolhe a eutanásia como uma saída. Para tanto ele procura a ajuda de uma organização que presta eutanásia assistida, com a qual marca dia, horário e local. Esperanza é enviada para ajudá-lo, em um hotel projetado por David e sua falecida esposa, décadas atrás, que hoje está decadente. Lá eles conversam sobre o passado de ambos, ao mesmo tempo em que preparam a morte dele.
 


A festa de despedida

Título original: Mita tova
Título no Brasil: A festa de despedida
Duração: 93 min
Ano: 2014
Classificação: 14 anos
Idosos moradores de um asilo em Jerusalém inventam uma máquina de eutanásia para ajudar os amigos em condições críticas. A criação é um sucesso e a fama do objeto logo se espalha, atraindo inúmeros interessados em utilizá-lo.
 
 
 
 


A bela que dorme

Título original:  La Bella Addormentata
Título no Brasil: A bela que dorme
Duração: 110 min
Ano: 2012
Classificação: 14 anos

Eluana Englaro está em coma vegetativo há 17 anos. Entre diversas polêmicas religiosas e morais, seu caso é levado ao parlamento italiano, que pode decidir desligar os aparelhos que a mantêm viva. O caso de Eluana reflete na vida de diversos personagens, com crenças e ideologias muito diferentes. Um senador de esquerda (Toni Servillo) , que sempre acreditou na morte digna para enfermos, sofre pressões do partido conservador pelo qual foi eleito. Sua filha, Maria (Alba Rohrwacher), é uma militante católica que decide protestar em frente à clínica onde ocorre a hospitalização de Eluana. No local, ela conhece Roberto, cujo irmão é um feroz defensor da eutanásia. Uma mulher, presa a aparelhos, pede em segredo ao marido que acabe com seu sofrimento, mas o pedido chega aos ouvidos da filha. Ao mesmo tempo, uma mãe bastante religiosa (Isabelle Huppert) cuida da filha em coma, enquanto negligencia o resto da família. Por fim, uma mulher dependente de drogas deseja a todo preço cometer suicídio, mas não consegue escapar à vigilância de um médico idealista, que pretende lhe dar uma nova razão para viver.
 


Você não conhece Jack

Título original: You Don’t Know Jack
Título no Brasil: Você não conhece Jack
Duração: 134 min
Ano: 2010

Jack Kevorkian (Al Pacino) sempre defendeu que o ser humano tem o direito de morrer com dignidade, escolhendo a forma como deseja encerrar a vida diante de doenças terminais. Apoiado pelo amigo Neal Nicol (John Goodman) e por sua irmã Margo Janus (Brenda Vaccaro), ele passa a prestar uma “consultoria de morte”. Desta forma, Jack ajudou em mais de uma centena de suicídios assistidos, o que lhe rendeu o apelido de Dr. Morte. Em seu trabalho ele ganha o apoio de Janet Good (Susan Sarandon), a presidente do Hemlock Society, e a ira dos promotores locais, que abrem um processo contra Jack. O responsável por defendê-lo na corte é Geoffrey Fieger (Danny Huston), que precisa lidar não apenas com o processo em si mas também com a cobertura da mídia ao julgamento.
 


Mar a dentro

Título original: Mar adentro
Título no Brasil: Mar adentro
Duração: 125 min
Ano: 2004
Classificação: 16 anos

Ramón Sampedro (Javier Bardem) é um homem que luta para ter o direito de pôr fim à sua própria vida. Na juventude ele sofreu um acidente, que o deixou tetraplégico e preso a uma cama por 28 anos. Lúcido e extremamente inteligente, Ramón decide lutar na justiça pelo direito de decidir sobre sua própria vida, o que lhe gera problemas com a igreja, a sociedade e até mesmo seus familiares.
 
 


Johnny vai à guerra

Título original: Johnny Got His Gun
Título no Brasil: Johnny vai à guerra
Duração: 111 min
Ano: 1971
Classificação:
Um soldado da Primeira Guerra Mundial que perdeu os braços, as pernas e o rosto pondera sobre a vida em uma cama de hospital.

A obra original trouxe temas importantes: a eutanásia, a humanização do atendimento dos profissionais de saúde, o limite para a realização de pesquisas científicas e as consequências devastadoras da guerra.

 

 


De quem é a vida afinal?

Título original: Whose Life Is It Anyway?
Título no Brasil: De quem é a vida afinal?
Duração: 118 min
Ano: 1981
Classificação: 14 anos
Um Escultor sofre trágico acidente de carro e fica tetraplégico. Ele entra em depressão e pede aos médicos que desliguem os aparelhos. A equipe do hospital hesita em executar a eutanásia e o caso vai parar na justiça.

 
 
 

  • Essa página foi útil?
  • Sim   Não
Mais...