Pesquisa orientada sobre direito dos animais | Filosofia na Escola

Pesquisa orientada sobre direito dos animais

Introdução

Os animais são de vários tipos e são usados de diferentes maneiras pelos seres humanos. Alguns são animais de estimação, tratados com grande regalia. Outros são utilizados em pesquisas médicas e em produtos de higiene e beleza. Outros ainda são usados como carne na alimentação ou na produção de leite e ovos. Existem ainda os animais selvagens.

Olhando para esses casos, podemos ver que os seres humanos se relacionam com os animais das mais variadas maneiras. Diante dessa variedade de ações, é natural que nos perguntamentos: estamos fazendo a coisa certa? Não deveríamos tratar os animais de formas diferentes?

Essa pesquisa irá te conduzir por algumas ideias e questões que serão úteis para que reflita cuidadosamente sobre o tema e a partir disso tenha uma opinião bem fundamentada.

Siga para as tarefas para mais informações sobre o que deverá fazer.

Tarefas

Para concluir essa pesquisa sobre o direito dos animais, faça as seguintes tarefas:

  1. Faça uma pesquisa em alguns dos textos disponíveis em processo. Esses textos apresentam diferentes pontos de vista e argumentos sobre as questões apresentadas na introdução.
  2. Escreva uma dissertação de síntese sobre a pesquisa realizada.
  3. Faça uma apresentação de 5 minutos para os colegas de turma sobre a pesquisa que realizou.

Na aba avaliação você encontra mais detalhes sobre como realizar as duas últimas tarefas e os critérios de avaliação.

Publicidade

Agora vá para processo, onde encontrará os materiais para realizar sua pesquisa.

Processo

Os textos abaixo apresentam diferentes perspectivas sobre o direito dos animais. Leia e discuta cada um deles com seus colegas. Também é importante fazer algumas anotações para a partir disso elaborar sua apresentação e dissertação.

  1. Condições de vida de animais criados para a alimentação humana.
  2. Direitos dos Animais vs. Bem-Estar Animal
  3. Especismo
  4. Argumentos a favor e contra zoológicos
  5. Os principais argumentos contra o direito dos animais

Agora que você já explorou os materiais da pesquisa, vá para avaliação para ver como fazer a dissertação e a apresentação.

Avaliação

Para concluir essa pesquisa, você deverá apresentar para os colegas os pontos principais da sua pesquisa e escrever uma dissertação. Nesses trabalhos, siga as orientações abaixo:

Apresentação

Na sua apresentação, você deve: 1) apresentar o problema que irá discutir; 2) apresentar a diferença entre a defesa do direito dos animais e defesa do bem-estar animal; 3) apresentar pelo menos dois argumentos a favor e contra; 4) apresentar seu ponto de vista sobre a questão pesquisada, seguido de argumentos consitentes; 5) responder a alguns questionamentos dos colegas.

Sua apresentação será avaliada de acordo com os seguintes critérios: 1) atendeu às quatro exigências acima; 2) apresentou os argumentos a favor e contra de forma clara, completa e imparcial; 3) soube usar argumentos para defender uma perspectiva pessoal e responder à críticas.

Dissertação

Sua dissertação, deve seguir um esquema parecido com o da apresentação: 1) apresentar o problema que irá discutir na introdução de seu texto; 2) presentar a diferença entre a defesa do direito dos animais e defesa do bem-estar animal; 3) apresentar pelo menos um argumento a favor e contra; 4) apresentar seu ponto de vista sobre a questão pesquisada, seguido de argumentos consistentes.

A correção de sua dissertação levará em conta os seguintes critérios: 1) atendeu às exigências acima; 2) apresentou os argumentos a favor e contra de forma clara, completa e imparcial; soube usar argumentos para defender uma perspectiva pessoal sobre a questão da pesquisa.

Conclusão

Parabéns por ter chegado até aqui. Agora você conhece um pouco do debate existente na filosofia sobre o direito dos animais. Esperamos que essa pesquisa e a discussão com os colegas tenha contribuído para sua reflexão sobre esse tema.

Esse é um bom começo de pesquisa, porém ela não precisa parar por aqui. Caso deseje continuar, os links abaixo serão úteis.

Livros

Sites

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo que publicamos sobre:

Relacionado

John Locke

John Locke é um filósofo inglês, pai do liberalismo político, um dos principais representantes do empirismo e criador de conceitos como tábula rasa e direitos humanos.

Descartes

Descartes é considerado o pai da filosofia moderna e as suas concepções sobre o conhecimento, método, ciência e a mente humana foram e ainda são muito influentes.

Filosofia da ciência

A filosofia da ciência estuda o que é a ciência, o que diferencia esta de outras formas de saber, como a religião, e o método que usa para produzir conhecimento.